quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Oceânico Sub-17: com todas as seleções da OFC representadas, competição começou com jogos em Samoa e Samoa Americana. Confira!

  Por João Victor Gonçalves

  Começou no último dia 13 mais uma edição do Campeonato Oceânico Sub-17. Com sedes em Apia (Samoa) e Pago-Pago (Samoa Americana), a primeira competição organizada pela Oceania Football Confederation no ano conta com um recorde: os 11 países filiados à entidade enviaram representação para o torneio, algo pouco comum na história do futebol no continente.

Jogadores salomônicos (foto) celebram um dos dez gols de sua seleção na goleada sobre Tonga

  Seis seleções formam o Grupo A do torneio, com sede em Apia, capital samoana. Todas as partidas ocorrerão no Estádio J. S. Blatter. Grande favorita do torneio, a atual campeã Nova Zelândia terá pela frente, além do quadro anfitrião, os selecionados de Fiji, Nova Caledônia, Ilhas Cook e Papua-Nova Guiné.

Lance da partida inaugural do torneio entre Nova Caledônia (cinza) e Samoa (azul)

  Na partida inaugural do torneio, a seleção de Samoa recebeu o bom time da Nova Caledônia. Contando com o apoio da torcida, o quadro local realizou um primeiro tempo equilibrado, que acabou com a contagem favorável aos visitantes graças ao tento do habilidoso Nelson Kai. Já na etapa complementar, os "Cagous", melhor preparados fisicamente, aumentaram a vantagem com gols de Boucheron e Kaudre, fechando a contagem em 3-0.

Assista aos gols da vitória dos "Cagous" sobre os samoanos

  No segundo jogo do dia, os papuásios tinham, antes de a bola rolar, grande favoritismo em relação à modesta seleção das Ilhas Cook. Porém, ao longo dos 90 minutos, os valentes cookianos mostraram seu valor, equilibrando as ações e não saindo de campo com uma derrota humilhante. A vitória de Papua-Nova Guiné por 3-0 indica um placar dilatado para um confronto equilibrado. Kambula abriu o placar para os papuásios, que só viriam a aumentar a vantagem nos minutos finais, com Tokwakwasi e Tupani.

Confira os tentos do triunfo papuásio sobre os cookianos

  Fechando a jornada tripla, o esperado duelo entre Fiji e Nova Zelândia colocava frente a frente uma seleção famosa por revelar bons valores contra a hegemônica campeã continental. Porém, quem esperava um equilíbrio de ação por parte dos fijianos, viu uma exibição de gala dos "All Whites": dominando o duelo do início ao fim, com melhor entrosamento e preparo físico em relação aos adversários, os garotos neozelandeses construíram uma tranquila vitória por 6-0. McGarry (2), Rogerson (2), Mata e Probert fizeram os gols dos "Kiwis".

Veja os gols do "show" neozelandês sobre Fiji na rodada inaugural do Oceânico Sub-17

  Já o Grupo B do certame, que possui sede em Pago-Pago, capital américo-samoana, também teve sua jornada inaugural disputada. Além da seleção anfitriã, Ilhas Salomão, Vanuatu, Tonga e Taiti completam a chave. Os "Toa Aito" folgaram na rodada inicial, que teve como primeiro duelo o encontro entre os donos da casa e os "Yellow Boys" de Vanuatu.

Assista aos trezes gols da goleada vanuatuana sobre Samoa Americana

  Não há símbolo maior que o domínio dos vanuatuanos na partida que o placar final do encontro: impressionantes 13-0! O grande nome dos "Yellow Boys" foi Sylvain Worworbu, autor de quatro gols. Já na partida de fundo da chave, as Ilhas Salomão não deixaram por menos: aplicaram uma sonora goleada de 10-1 sobre a vulnerável esquadra tonganesa. Larry Zama, com quatro gols, foi o grande nome dos "Bonitos".

Veja os gols da goleada salomônica sobre Tonga

  A próxima rodada do torneio ocorre no próximo dia 15: em Apia, três jogos - Papua-Nova Guiné x Fiji, Nova Zelândia x Samoa, Ilhas Cook x Nova Caledônia; em Pago-Pago, dois encontros - Vanuatu x Tonga, Samoa Americana x Taiti. A seleção das Ilhas Salomão folga no Grupo B.

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário