quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Histórico: Auckland City vence Moghreb Tétouan nos pênaltis e avança no Mundial de Clubes

  Por João Victor Gonçalves

  10 de Dezembro de 2014. Este dia jamais será esquecido pelos amantes do futebol da Oceania. Demonstrando toda sua valentia, um grupo de verdadeiros guerreiros, cuja entrega à prática esportiva assemelha-se à essência do amadorismo e prazer típicos dos primeiros competidores, honrou não só o nome de uma instituição esportiva, mas de todo um continente. Após 120 minutos de peleja e uma disputa de pênaltis, o Auckland City Football Club conseguiu superar o Moghreb Athlétic de Tétouan, atual campeão marroquino, e está nas quartas-de-final do Mundial de Clubes.


Jogadores do Auckland City (foto) realizam treino antes da estreia no Mundial de Clubes 2014. Foto: Sportal

  Antes do início do duelo, a atmosfera do estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, era completamente favorável ao quadro marroquino: mais de 35 mil torcedores, incluindo muitos adeptos de times mais tradicionais do país, como Raja Casablanca, Wydad Casablanca e FAR Rabat, foram ao principal estádio da capital marroquina apoiar o Tétouan, equipe de menor tradição e sucesso recente no futebol marroquino, com duas conquistas na década atual (a Liga Nacional em 2012 e 2014).


Emiliano Tade (azul, Auckland City) perde dividida com Mohamed Abarhoun (branco, Moghreb Athlétic). Foto: EFE

  Contrariando a expectativa dos que apostavam no debut de Sanni Issa com a camisa do Auckland City, Ramon Tribulietx optou pela escalação do ítalo-mexicano Fabrizio Tavano entre os 11 titulares, mantendo o time-base que realizou um período de aclimatação para o Mundial de Clubes em Dubai. Ao lado de Tavano, De Vries e Tade ficaram com a responsabilidade de levar o City ao ataque nas rápidas jogadas de contra-golpe.


Naim (branco, Moghreb Athlétic) sofre interceptação de Mario Bilen (azul, Auckland City). Foto: EFE

  Logo nos primeiros minutos, porém, ficou claro que o City não apostaria somente nas jogadas de contra-ataque para chegar à meta de Lyousfi: tocando a bola no setor de meia-cancha, a equipe de Auckland aproveitava o nervosismo dos anfitriões e mantinha relativo controle da partida. Apesar de duas boas chances criadas pelo time da casa, a melhor oportunidade do primeiro tempo foi desperdiçada por Emiliano Tade: o argentino disparou para fora após ficar cara a cara com Lyousfi.



Tavano (25, azul, Auckland City) foi um dos bons nomes do City na noite heroica em Rabat. Foto: Goal.com

  Na etapa complementar, o Auckland City reforçou-se defensivamente, principalmente após a entrada de Darren White no posto de Emiliano Tade. Porém, nervoso em campo, o quadro de Tétouan deixava o City chegar a seus domínios com certa tranquilidade, principalmente por meio das jogadas de velocidade arquitetadas por Iwata. O placar em branco manteve-se sem sinais de alteração até os acréscimos, quando Zaid Krouch perdeu a melhor chance dos alvirrubros na partida. Ao fim de 47 minutos, o guatemalteco Walter López determinou o fim da etapa complementar e a disputa de mais 30 minutos de prorrogação.



Tim Payne (azul, Auckland City) tenta interceptar Ahmed Jahouh (20, branco, Maghreb Athlétic). Foto: FIFA

  Durante toda a prorrogação, o Moghreb Athlétic de Tétouan mostrou-se mais incisivo, buscando o gol da vitória. Porém, o time marroquino não demonstrava a organização tática que lhe garantiu o título nacional, apostando nos chutes a longa distância, sem direção. Nas raras chances do Auckland City, De Vries e Tavano, que seria substituído por Issa a 12 minutos do fim do tempo-extra, não tiveram a efetividade necessária. Com isso, a decisão do adversário do ES Sétif nas quartas-de-final do Mundial ocorreria por meio dos tiros penais.



Ryan De Vries (azul, Auckland City) escapa da forte marcação marroquina. Foto: FIFA

  Logo na primeira cobrança, o remate de Jahouh foi defendido pelo ex-modelo e zoologista Tamati Williams, que saltou com firmeza no canto direito para defender o tiro do marroquino. Irving, Krouch, White e Fall converteram suas cobranças, até o croata Mario Bilen desperdiçar para o Auckland City, deixando para Naim a responsabilidade de empatar a disputa em 3-3.




Assista às cobranças de pênaltis que definiram a classificação do Auckland City às quartas-de-final do Mundial de Clubes. A súmula da partida pode ser conferida aqui

  Naquele que seria o último disparo do Auckland City, o nigeriano Sanni Issa, recém-chegado do WaiBOP, teve personalidade para deslocar Lyousfi com um chute alto e recolocar o City à frente da disputa. Na última cobrança da série para o MAT, Khallati chutou na trave, para explosão de alegria dos comandados de Ramon Tribulietx. Com o 4-3 nos pênaltis, o Auckland City repete a façanha de 2009, quando avançou de fase no Mundial de Clubes, disputado nos Emirados Árabes Unidos.



Jogadores do Auckland City (azul) comemoram a classificação às quartas-de-final do Mundial de Clubes 2014. Foto: Getty Images

  Após a partida, além de receber os aplausos de todo o Estádio Príncipe Moulay Abdellah, os jogadores do Auckland City puderam extravasar toda sua alegria e satisfação após contribuírem com uma das passagens mais gloriosas do futebol da Oceania. A alegria do professor de educação física Ramon Tribulietx, do estudante de direito Emiliano Tade, do zoologista Tamati Williams, do ex-capitão dos "All Whites" Ivan Vicelich e de todos os outros integrantes do plantel dos "Navy Blues" simbolizava, no gramado do principal recinto esportivo da capital marroquina, o sabor e a dimensão de uma histórica vitória para um grupo de valentes jogadores semi-profissionais, que deram ao mundo uma lição de disciplina, entrega e superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário