sábado, 13 de dezembro de 2014

Heróis de Rabat: em tarde histórica, Auckland City bate Sétif e vai à semifinal do Mundial de Clubes

  Por João Victor Gonçalves

  O que parecia impossível... aconteceu! O Auckland City Football Club é semifinalista do Mundial de Clubes 2014. O maior feito já obtido a nível internacional por um clube da Oceania foi alcançado graças a uma vitória pela contagem mínima sobre o Entente Sportive de Sétif, da Argélia, atual campeão afriano, na tarde deste sábado, no Estádio Príncipe Moullay Abdallah, em Rabat, capital marroquina.


El Hedi Belameiri (branco, ES Sétif) sofre a interceptação de Mario Bilen (azul, Auckland City) 

  A ausência de um representante marroquino em campo e o tempo chuvoso desestimularam o torcedor a comparecer às arquibancadas do principal recinto esportivo de Rabat: apesar das mais de 22 mil entradas vendidas para a partida inaugural do dia, calcula-se que menos de 10 mil torcedores estiveram presentes para assistir ao combate entre o Auckland City, campeão da Oceania, e o ÉS Setif, campeão argelino. Desde o primeiro minuto, a parcialidade mostrou todo seu apoio ao quadro azul.


O japonês Takuya Iwata (azul, Auckland City) mostra toda sua disposição ao marcar Mohammed Benyettou

  Pelo lado neozelandês, o treinador espanhol Ramón Tribulietx teve o privilégio de repetir os onze titulares que participaram da partida de estreia contra o Moghreb Tétouan na última quarta-feira. Já os argelinos, comandados por Kheireddine Madoui, faziam seu debut no certame e não escondiam o nervosismo - durante os dez primeiros minutos, as equipes não criaram grandes oportunidades de gol, com os alvinegros errando muitos passes e o City tentando chegar à meta rival com chutes de longa distância.


Emiliano Tade (azul, Auckland City) tenta interceptar disparo de Said Arroussi (branco, ES Sétif)

  Após a tensão inicial, o quadro de Sétif conseguiu mostrar sua qualidade e dominou as ações até o final da primeira etapa. O Auckland City tentava chegar à meta de Khedairia nas jogadas de contra-ataque, porém De Vries e Tavano não tiveram a efetividade necessária para abrir o placar.


John Irving (esquerda) celebra o gol da vitória do Auckland City

  Durante o intervalo, Madoui tentou dar maior ofensividade a seu time, sacando Dagoulou para a entrada de Djahnit. Após dois minutos em campo, o camisa 10 argelino mostrou que não teria uma tarde fácil, sendo advertido após simulação. Aos 8, o Auckland City, após uma pequena blitz ofensiva, protagonizou o lance capital do duelo: após cobrança de escanteio de Payne, a bola cruzou quase toda a extensão da grande área e sobrou nos pés de John Irving; o camisa 6 do City livrou-se da marcação e, com um forte chute de direita, venceu o arqueiro Sofiane Khedairia, cuja visão estava encoberta, para explosão de jogadores e comissão técnica neozelandeses, bem como do público presente.


O treinador Tribulietx (preto) não esconde sua alegria ao celebrar o gol de Irving

  Daí em diante, o Sétif partiu ao ataque em busca do gol de empate, abrindo espaços para o City chegar ao segundo gol. Na melhor oportunidade dos "Navy Blues", De Vries desperdiçou o tento que poderia sacramentar o triunfo dos neozelandeses; na retaguarda, Williams mostrou toda sua competência ao evitar pelo menos dois tentos do quadro argelino, sendo um dos principais responsáveis pela manutenção do placar.




Confira o gol de Irving e os momentos finais da partida com a emocionante narração de Federico Bulos, da Fox Sports Latina

  Com o apito final do português Pedro Proença, a incredulidade do público presente no estádio contrastava com a explosão de alegria do elenco do Auckland City. Mais do que ninguém, os "Navy Blues" sempre acreditaram em seu potencial e sonharam com o duelo semifinal contra o San Lorenzo de Almagro, que se tornará realidade na próxima quarta-feira.


Elenco do Auckland City (azul) comemora a classificação às semifinais após o apito final de Pedro Proença

  Após a partida, o comandante argelino fez questão de ressaltar a qualidade do City: "Parabéns para o Auckland City pela vitória de hoje", disse Kheireddine Madoui. "Nós simplesmente não demonstramos aquilo que somos capazes de fazer. Cometemos muitos erros, não estávamos atacando de maneira suficiente ou decisiva quando necessário. O Auckland é uma equipe bem organizada defensivamente e sempre foi uma ameaça no contra-ataque, mas não jogamos bem hoje e estamos desapontados com isso".


O treinador Ramón Tribulietx (terno) destacou a excelente atuação de sua equipe e o apoio do público marroquino durante a partida contra o Sétif

  Já o treinador vitorioso, o espanhol Ramón Tribulietx, não escondeu sua alegria durante a coletiva de imprensa: "Jogamos muito bem hoje e criamos uma série de chances; a única coisa que faltou a nós foi o segundo gol. Estou muito orgulhoso dos meus jogadores. É simplesmente inacreditável ver uma performance desta contra o campeão africano após 120 difíceis minutos de nosso primeiro jogo. Também gostaria de agradecer os fãs marroquinos, que nos apoiaram muito hoje - o que foi brilhante". Por fim, fez um resumo da incrível atuação da sua equipe até aqui no Mundial: "Jogamos dois jogos, não sofremos nenhum gol e estamos nas semifinais do Mundial de Clubes - é simplesmente fantástico! É uma recompensa pelo trabalho duro que está sendo realizado por todos na instituição".


  Festa na Nova Zelândia, tristeza na Austrália


Pavone (azul, esquerda, Cruz Azul) faz o gol da virada para os mexicanos

  A estreia do representante australiano no torneio, Western Sydney Wanderers, que conseguiu a vaga após sagrar-se campeão da Liga dos Campeões da Confederação Asiática, não teve o mesmo desfecho feliz da partida preliminar. Após 120 minutos de luta, o WSW acabou batido pelo Cruz Azul por 3-1. Durante o tempo normal, La Rocca, com um chute de longa distância, abriu o placar para os australianos; porém, aos 44 minutos da etapa complementar, Torrado, cobrando pênalti, igualou a disputa, forçando a disputa de trinta minutos extras.



Assista aos gols da derrota do WSW para o Cruz Azul

  Durante a prorrogação, o WSW, fragilizado pelas expulsões de Spiranovic e Topor-Stanley, acabou batido pelo bem organizado quadro mexicano. Pavone e Torrado, novamente cobrando pênalti, decretaram a vitória de "La Máquina Cementera" sobre os rubro-negros. Com o triunfo, a equipe da capital mexicana ganha o direito de enfrentar o Real Madrid, campeão europeu, na primeira semifinal, a ser disputada na próxima terça-feira; no dia seguinte, o WSW volta a campo para decidir o 5º lugar do torneio contra o ES Sétif.

Campeão da América, o San Lorenzo de Almagro (foto) será o próximo adversário do Auckland City no Mundial de Clubes

  Já o próximo desafio dos "Navy Blues" no Mundial ocorre na próxima quarta-feira (17), às 17h30 (horário de Brasília), contra o Club Atlético San Lorenzo de Almagro, da Argentina, campeão da Libertadores da América. O duelo está agendado para o Le Grande Stade de Marrakech, na referida cidade marroquina. Independentemente do resultado da partida contra o "Ciclón", o Auckland City de 2014 já escreveu seu nome como o autor da maior façanha da história de um clube da Oceania a nível internacional. Além de parabenizar todos os responsáveis por este feito, a "Equipe Do outro lado da Bola" faz questão de ressaltar todo seu orgulho em relação ao ACFC: parabéns, "Navy Blues"; parabéns, heróis de Rabat!

Nenhum comentário:

Postar um comentário