segunda-feira, 13 de outubro de 2014

OFC Champions League: Lupe ole Soaga vence Qualificatório e está na Fase Final do torneio; conheça os outros nove classificados!

  Por João Victor Gonçalves

  O futebol de Samoa está em festa! Pelo segundo ano consecutivo, uma equipe do país consegue vencer o quadrangular com clubes representantes dos países "nanicos" da OFC e alcança a Fase Final da OFC Champions League. Contando com o apoio da torcida no Complexo Joseph S. Blatter, o Lupe ole Soaga superou rivais de Tonga, Ilhas Cook e Samoa Americana e ficou com o título do quadrangular qualificatório.

Jogadores e comissão técnica do Lupe ole Soaga (foto) comemoram conquista de vaga na Fase Final da OFC Champions League 2014/15

  A segunda rodada do certame foi aberta com o duelo entre FC SKBC, de Samoa Americana, e Lotoha'apai United, de Tonga. Após deixar uma boa impressão na rodada inicial, na qual empatou em um tento com o Puaikura FC, das Ilhas Cook, o quadro da Igreja Batista de Samoa Americana não fez frente ao entrosado tricampeão tonganês. Com um gol aos 4 minutos da etapa inicial, Uhatahi, cobrando pênalti, abriu o caminho para uma tranquila vitória do quadro alvirrubro.

Disputa de bola entre Fineasi Palei (azul, Lotoha'apai United) e Kaleopa Siligi (branco, FC SKBC)

  Ainda na primeira etapa, Mafi aumentou a vantagem do Lotoha'apai, praticamente sacramento a vitória da equipe de Veitongo. No segundo tempo, Maamaaloa e Uhatahi, novamente em cobrança de pênalti, sacramentaram o primeiro triunfo do campeão tonganês no quadrangular. A 10 minutos do fim, Kang fez o tento de honra do SKBC, determinando o placar final em 4-1 favoráveis aos comandados de Vahafolau Vea, que recuperaram-se do revés sofrido na estreia para o anfitrião Lupe ole Soaga.

Assista aos gols da vitória do Lotoha'apai United sobre o FC SKBC

  No jogo de fundo da rodada, um bom público compareceu às arquibancadas do Complexo Joseph S. Blatter para alentar os alviverdes do Lupe ole Soaga, dispostos a conseguir sua segunda vitória no certame. Porém, a legião estrangeira do Puaikura estava disposta a reverter o ligeiro favoritismo do quadro samoano e seguir viva na luta pela classificação. Para tristeza dos cookianos, porém, logo aos 8 minutos de jogo, o artilheiro Silao Malo balançou as redes de Dujakovic, para delírio da torcida em Apia.

Os capitães Vaalii Faalogo (verde, Lupe ole Soaga) e Paul-Luiz van Eijk (vermelho, Puaikura) participam de sorteio comandado pelo árbitro salomônico Gerald Oiaka (centro) 

  Porém, logo nos minutos seguintes, o Puaikura demonstrou seu poder de reação: a equipe, que quebrou uma hegemonia de treze anos consecutivos de domínio de Tupapa Maraerenga e Nikao Sokattack na Liga Cookiana, chegou à virada em apenas dois minutos, com tentos do escocês Stuart Kelly e do nativo Tiputoa. A vantagem do quadro visitante parecia certa ao intervalo; porém, aos 49 minutos da etapa inicial, o artilheiro Malo igualou novamente a contagem.

Confira os gols da vitória do Lupe ole Soaga sobre o Puaikura

  Na etapa final, brilhou a estrela de outro destaque do Lupe ole Soaga que atua na Seleção Samoana: considerado por muitos o melhor jogador de seu país, Andrew Setefano demonstrou toda sua perícia e frieza ao marcar, a 15 minutos do fim, o gol da vitória do quadro alviverde. Com o triunfo, os rapazes de Tuanaimato poderiam se dar ao luxo de perder na última rodada, desde que o Lotoha'apai United não vencesse o Puaikura, que mesmo assim ficariam com a vaga na principal competição interclubes da Oceania.

Com seu estilo particular, o treinador Fetu'u He Vahafolau Vea (foto) levou o Lotoha'apai United ao tricampeonato tonganês

  Na rodada final, a torcida samoana compareceu em bom número para assistir à partida preliminar entre Lotoha'apai United e Puaikura, ciente de que o triunfo do quadro cookiano ou o empate significariam a classificação antecipada de seus pupilos à Fase Final da OFC Champions League. Com a bola rolando, o gol solitário do artilheiro escocês Kelly, aos 38 minutos da etapa complementar, garantiu a única vitória rubro-negra no certame e a festa entre torcedores e jogadores do Lupe ole Soaga, que repetiram o feito do Kiwi FC, ocupando um lugar entre os 12 melhores clubes da Oceania.

Assista ao gol que deu a vitória ao Puaikura no duelo contra o Lotoha'apai United

  Com isso, o duelo entre Lupe ole Soaga e FC SKBC adquiriu um caráter de celebração e despedida da representação de Samoa Americana do torneio. Porém, o quadro alviverde não diminuiu o ritmo e fechou sua participação com uma sonora goleada: 6-0, com um hat-trick de Silao Malo, artilheiro da Fase Preliminar da OFC Champions League com 5 gols; Toni, Gosche e Setefano completaram o placar.

Veja os seis gols da vitória do Lupe ole Soaga sobre o FC SKBC

  Com 9 pontos em 3 jogos na Fase Qualificatória, o Lupe ole Soaga se junta aos outros nove integrantes já definidos da OFC Champions League 2014/15, que são: Suva (campeão da Liga Nacional Fijiana 2014), Ba (vice-campeão da Liga Nacional Fijiana 2014), Auckland City (campeão da ASB Premiership 2013/14), Team Wellington (vice-campeão da Temporada Regular da ASB Premiership 2013/14), Pirae (campeão da Superliga Taitiana 2013/14), Tafea (campeão da Superliga Nacional de Vanuatu 2014), Amicale (vice-campeão da Superliga Nacional de Vanuatu 2014), Gaïtcha (campeão da Divisão de Honra da Nova Caledônia 2013) e Hekari United (campeão da Liga de Futebol de Papua Nova Guiné 2014). Os dois postos restantes serão ocupados pelo campeão da Fase Regular da Superliga Taitiana 2014/15 e pelo campeão da Telekom S-League, das Ilhas Salomão, na temporada 2014/15. O início da Fase Final está previsto para 17 de Abril de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário