quarta-feira, 18 de junho de 2014

Não deu! Austrália joga bem, mas peca em lances capitais, é derrotada pela Holanda e já não tem mais chances de classificação

  Por João Victor Gonçalves

  Não foi dessa vez. Apesar de mostrar garra e disposição durante os 90 minutos, a valente Seleção Australiana acabou refém de sua limitação técnica e, frente uma habilidosa Holanda, acabou batida por 3-2, dando adeus às remotas chances de classificação às oitavas-de-final da Copa do Mundo.


Austrália e Holanda foram a campo com as seguintes escalações (acima)

  Antes da partida, o bom retrospecto histórico australiano contra a "Laranja Mecânica" (em três jogos contra os neerlandeses, os "Socceroos"  acumulavam uma vitória e dois empates), o favoritismo para o duelo era do quadro de Robben e Van Persie, que vinha embalado após uma histórica vitória por 5-1 sobre a Espanha na estreia; já os oceânicos buscavam evitar os erros vistos nos minutos iniciais da derrota para o Chile por 3-1 e sair de campo com, ao menos, um ponto.


Disputa de bola entre Mark Bresciano (23, amarelo, Austrália) e Blind (5, azul, Holanda)

  Todavia, logo aos 19 minutos, em um momento de distração do sistema defensivo australiano, os holandeses abriram o placar em Porto Alegre: após bela arrancada, o craque Robben deixou Wilkinson na saudade e, com um chute forte, rasteiro, fez o primeiro do escrete neerlandês.


Robben (azul, Holanda) celebra a abertura da contagem no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre

  A reação dos comandados de Ange Postecoglou, porém, foi rápida: logo após a saída de bola, Tim Cahill completou o lançamento de McGowan de primeira, estufando as redes de Cillessen, para delírio dos torcedores oceânicos e dos brasileiros que demonstravam seu amor pelo esquadrão auri-verde. Daí até o final da primeira etapa, a Austrália dominou as ações e, se não fosse a falta de pontaria de Bresciano, poderia ter chegado ao intervalo em vantagem no marcador.


Tim Cahill (foto), que desfalcará os australianos contra a Espanha por ter levado seu segundo cartão amarelo no Mundial, celebra o primeiro gol dos "Socceroos"

  Mantendo o ritmo do final da primeira etapa, a Austrália foi premiada aos sete minutos da etapa complementar: em seus primeiros toques na bola, Bozanic cruzou e a "gorduchinha" acabou encontrando o braço de Janmat, originando um pênalti assinalado pelo árbitro argelino Djamel Halmoudi. Na cobrança, Jedinak deslocou Cillessen, colocando, de modo improvável, a Austrália à frente do placar.


Jedinak (15, amarelo, esquerda) vira o jogo para a Austrália

  Cinco minutos depois, em nova falha do sistema de marcação australiano, a Holanda buscou o empate: o "matador" Van Persie recebeu a bola dentro da área e, com um petardo, estufou as redes de Mat Ryan. O gol sofrido, porém, não abalou os "Socceroos", que partiram ao ataque em busca do terceiro; numa excelente oportunidade, a "peitada" de Leckie encontrou as ágeis mãos de Cillessen, num lance que gerou frustração entre os torcedores "amarelinhos" presentes no Beira-Rio.


Cahill (amarelo, Austrália) tem sua ação barrada pelo "sutil" Vlaar (2, azul, Holanda)

  Na sequência do lance, a velha comprovação do ditado "Quem não faz, toma": após rápido contra-ataque, a bola caiu nos pés do estreante Memphis Depay que, em sua primeira partida com a camisa da Holanda em Mundiais, chutou forte; o quique da bola traiu Ryan, que, atrasado, nada pôde fazer. Estava decretada a virada holandesa.


Memphis Depay (azul, fundo) celebra o gol que sacramentou a vitória holandesa

  Em vantagem no placar, a Holanda evitou novos sustos anulando as descidas australianas com uma marcação forte no setor de meia cancha. Cansado, o quadro de Ange Postecoglou até tentou manter a posse de bola, mas não teve forças para buscar novamente o empate. Com isso, os neerlandeses esperaram o apito final de Djamel Halmoudi para comemorar a segunda vitória na Copa do Mundo e a classificação antecipada às oitavas-de-final; já a Austrália, com seu segundo revés, não tem mais chances de atingir a Fase Eliminatória.


Assista aos melhores momentos da vitória holandesa sobre a Austrália

  No próximo dia 23, os "Socceroos" despedem-se do Mundial contra os atuais campeões mundiais, na Arena da Baixada, em Curitiba. Na partida entre duas equipes já eliminadas do certame, a principal motivação para os comandados de Ange Postecoglou é manter a sina de que jamais a Austrália deixou de pontuar atuando em Mundiais. Todavia, o carinho da torcida e a possibilidade de prêmio pelo esforço demonstrado nas duas partidas iniciais com um resultado histórico serão o grande combustível para os auri-verdes em sua digna despedida.

  Fonte das Imagens: AP e Noticia Al Día

Nenhum comentário:

Postar um comentário