domingo, 18 de maio de 2014

É Tetra! Eficiente, Auckland City aproveita chances, bate Amicale e conquista a OFC Champions League pela 6ª vez na história, a quarta de forma consecutiva

  Por João Victor Gonçalves

  O futebol da Oceania conheceu seu "novo velho" campeão na tarde deste domingo (madrugada de sábado para domingo no horário de Brasília): o Auckland City Football Club bateu o Amicale Football Club por 2-1 e conseguiu o sexto título da OFC Champions League, alcançando a inédita marca do tetracampeonato consecutivo do certame.


Jogadores do Auckland City posam para foto antes do jogo que garantiu à equipe azul o sexto título da OFC Champions League

  Antes do jogo, o clima era de festa em Kiwitea Street: ao lado dos confiantes e tranquilos torcedores locais, os adeptos do Amicale, presentes em bom número, demonstravam sua fé nos "Red Roosters" com fantasias alegres, bandeiras vermelhas e o tradicional grito de "Oh, Oh Amicale".


Eis o valente time do Amicale (foto), digno representante de Vanuatu na decisão da OFC Champions League

  Com a rola rolando, os neozelandeses dominaram as ações apenas durante os primeiros minutos. Quando os visitantes deixaram de lado o clima de nervosismo e ansiedade, conseguiram equilibrar as ações, dominando a bola no setor defensivo e criando boas chances que ameaçaram a meta do seguro Tamati Williams.


Irving (azul, Auckland City) tenta desarmar o veloz Tangis (vermelho, Amicale)

  Porém, a primeira grande chance dos "Red Roosters" na partida veio aos 27 minutos: após boa trama ofensiva, Sanni Issa foi derrubado na área por Ivan Vicelich; em lance um tanto quanto duvidoso, o árbitro taitiano Norbert Hauata não exitou e apontou para a marca da cal. Todavia, na cobrança, Colin Marshall bateu rasteiro e o aguerrido Tamati Williams voou contra a bola, espalmando-a e garantindo a manutenção do 0-0 em Kiwitea Street.


Vicelich (azul, Auckland City) intercepta Issa (vermelho, Amicale) em lance que originou a penalidade para o quadro vanuatuano

  Porém, o momento de maior glória do quadro vermelho na partida viria ainda na primeira etapa: aos 46 minutos, Sanni Issa fez boa jogada na esquerda e cruzou na medida para Kensi Tangis subir sozinho e cabecear para o fundo das redes de Williams, para delírio da torcida do "Galo Vermelho". Vantagem de 1-0 para o quadro visitante e a possibilidade de uma surpresa histórica em Kiwitea Street mostrava-se mais concreta.


Jogadores do Amicale (foto) celebram a abertura de contagem em Kiwitea Street

  Na segunda etapa, o Auckland City voltou buscando o gol de empate; porém, a equipe de Ramon Tribulietx não conseguia a efetividade necessária no setor ofensivo para chegar ao tento; pior: além da posse de bola improdutiva, o campeão neozelandês via o quadro vanuatuano levar perigo nas jogadas de contra-golpe.


Irving (azul, Auckland City) realiza uma perfeita interceptação no instante em que Tuilau (vermelho, Amicale) preparava o remate

  Porém, demonstrando sua estrela, o sul-africano Ryan De Vries aproveitou falha do arqueiro Mansale após cobrança de falta e igualou a contagem para alívio da torcida local. O resultado de 1-1 levaria a partida aos pênaltis: porém, engana-se quem pensa que o Amicale restringiu suas ações a se defender - com um toque de bola envolvente, os comandados de Nathan Hall dominavam as ações ofensivas da partida, criando boas oportunidades de gol. Na mais clara delas, Dordevic, frente a frente com Williams, jogou na trave a chance do título vanuatuano.


Emiliano Tade (20, costas) e Ryan De Vries (10, frente): os dois heróis do título do Auckland City

  Todavia, numa clara demonstração do bordão "Quem não faz, toma", o Auckland City chegou ao gol da vitória a 5 minutos do fim: coroando mais uma de suas boas atuações com a camisa azul, o argentino Emiliano Tade acertou um belo chute da entrada da grande área, indefensável para Mansale. Explosão da torcida azul e alegria especial para o avante nascido em Santiago del Estero, que chegou aos seis tentos no certame, dividindo a artilharia deste com Naea Bennett, do Pirae.


Assista aos melhores momentos da grande decisão entre Auckland City e Amicale

  Mesmo com o pouco tempo disponível para a busca do gol do título, o Amicale lançou-se ao ataque. Porém, a falta de pontaria dos atletas vanuatuanos foi decisiva para a manutenção do placar final em 2-1 favoráveis ao City. Ao apito final de Norbert Hauata, uma onda de alegria agitou Kiwitea Street, com torcedores de várias idades invadindo o gramado e parabenizando os atletas tetracampeões continentais.


Pela quarta vez consecutiva, o eterno capitão Ivan Vicelich (foto) levanta o troféu da OFC Champions League

  Além do sexto título continental em sua galeria, o Auckland City assegura uma vaga no Mundial de Clubes da FIFA 2014, que será disputado no Marrocos. Ao lado do campeão da Oceania, a única equipe com vaga já assegurada para a disputa é o Cruz Azul, do México, campeão das Américas Central e do Norte.


O treinador campeão (Ramón Tribulietx, direita) e o artilheiro do certame (Emiliano Tade, esquerda) posam ao lado do troféu da OFC Champions League

  Como amantes do futebol oceânico, parabenizamos Auckland City e Amicale pelo esforço demonstrado nesta edição da OFC Champions League e, de maneira especial, reforçamos nosso voto de confiança no representante continental na disputa do Mundial de Clubes em Dezembro, acreditando em uma campanha digna dos "Navy Blues".

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário