quarta-feira, 30 de abril de 2014

Quase lá! Auckland City e Amicale vencem e estão muito perto da vaga na decisão da OFC Champions League 2013/14.

  Por Rodrigo Augusto

  Foram disputadas, no último final de semana, as partidas de ida da Fase Semifinal da Liga dos Campeões da Oceania, torneio qupremia o vencedor com uma vaga no Mundial de Clubes no final do ano no Marrocos. Em jogos bastante movimentados, Auckland e Amicale venceram e asseguraram boa vantagem para os jogos de volta.


Jogadores do Pirae posam para foto antes de uma das partidas mais importantes da história do atual campeão taitiano

  Na primeira partida, o Auckland City recebeu no Kiwitea Street Stadium os taitianos do AS Pirae no último sábado (26). Mesmo com uma campanha não tão convincente na Fase de Grupos, os donos da casa eram favoritos no duelo contra o rival, que mostrou ao continente um bom futebol na fase anterior.


O constante Tamati Williams (foto) dava segurança ao Auckland City com suas boas intervenções

  A peleja se iniciou de maneira nem tão surpreendente, com o time neozelandês mostrando mais entrosamento e bom toque de bola ante um rival que preferiu se resguardar em seu campo defensivo para tentar explorar possíveis contra-ataques em brechas da defensiva alvi-azul. Desta maneira, na etapa inicial o domínio foi amplo por parte dos “Navy Blues”.


O experiente treinador Gerard Kautai (primeiro plano) comanda o Pirae no jogo de ida das semifinais contra o Auckland City

  O placar foi inaugurado aos 36 minutos da primeira etapa: após boa trama do ataque azul, a bola sobrou para Emiliano Tade, que deu um corte seco no marcador antes de colocar a bola no fundo da meta defendida por Torohia: Auckland City 1-0 Pirae.


Emiliano Tade (10, centro, Auckland City) celebra a abertura de contagem em Kiwitea Street

  Na segunda etapa o panorama foi o mesmo: superioridade técnica do Auckland contra o forte sistema defensivo adotado pelo time polinésio, que tinha na maestria de Marama Vahirua seus raros lampejos de criatividade ofensiva; porém, o quadro laranja pecava no último passe, não conseguindo finalizar a gol.


Eis o experiente argentino Agustín Dallera (foto) em ação com a camisa do Pirae

  Já com a vantagem no placar o time mandante se lançou ao ataque para encaminhar sua classificação: aos 23 minutos, após cruzamento da direita, João Moreira ganhou de Paez na disputa dentro da área e, de “peixinho”, anotou o segundo; ainda deu tempo do terceiro aos 48 minutos: após falta mal batida pelo Pirae, o contra-ataque do Auckland foi fatal, com abola sobrando para Emiliano Tade, que arrancou até finalizar certeiramente e decretar o placar final de 3-0. Com o triunfo, mesmo que perca por 2 gols de diferença no jogo de volta, o Auckland se garantirá novamente na decisão do torneio continental.


Assista aos melhores momentos de Auckland City 3-0 AS Pirae

  No outro jogo, realizado no dia seguinte, viu-se um interessante duelo entre os “Men in Black” do Ba, de Fiji, e os “Red Roosters” do Amicale, de Vanuatu, que, após fazer boa campanha na Fase Inicial, chegavam confiantes nas semis, apostando suas fichas em uma talentosa “legião de sérvios”.


Fanático torcedor do Ba (foto) demonstra seu carinho pelos "Men in Black"

  Emoção foi uma condição que não faltou no acanhado Govind Park, palco do duelo entre as duas equipes: tanto fijianos quanto vanuatuanos fizeram de tudo para levar alguma vantagem ao jogo de volta, visando manter o sonho de quebrar a hegemonia do Auckland City no continente.


Jogadores do Ba celebram o gol de Ravinesh Suwamy, para delírio da torcida que lotou o Govind Park

  Antes do apito inicial, o destaque foi do excelente público presente no estádio em Ba: cerca de 3.500 pessoas assistiram ao embate, público espetacular para os padrões do futebol oceânico. com a bola rolando, o Ba tentava impor seu ritmo de jogo, mas tinha pela frente um ofensivo time do Amicale, que jogava de igual pra igual, mesmo atuando fora de seus domínios, deixando a partida ainda mais interessante.


Lance mostra acirrada disputa no duelo entre Amicale (vermelho) e Ba (preto)

  Porém, aos 11 minutos, o time fijiano abriu o placar: Ravinesh Suwamy, em uma de suas raras investidas no ataque, mostrou categoria para anotar um belo gol, abrindo os trabalhos no Govind Park para êxtase da torcida alvinegra. Após o tento, a partida caiu em intensidade: com muitos erros de passe, as equipes pareciam demonstrar que estavam guardando suas “cartas” para a etapa complementar.


A alegria era evidente entre os jogadores do Amicale (foto)

  Após o descanso do intervalo, o Amicale voltou com força máxima, virando a partida com dois gols em dois minutos: aos 14, Fred Dominique, frente a frente com o goleiro fijiano, mostrou oportunismo para empatar e, no minuto seguinte, Kensi Tangis que acabara de entrar em campo, virou o duelo, determinando o placar final favorável aos “Galos Vermelhos” e dificultando a vida do Ba na OFC Champions League 2014.


Jogadores do Amicale (foto) demonstram união na celebração de um dos gols na vitória sobre o Ba no jogo de ida das semifinais da OFC Champions League 2014

  No jogo de volta, o Amicale pode perder por até 1-0 que estará garantido pela segunda vez na história na final da principal competição interclubes da Oceania, repetindo o feito de 2011, quando acabou batido pelo tradicional Auckland City na grande decisão.


Nesta edição da OFC Champions League, o Ba já conseguiu um triunfo sobre um quadro vanuatuano. A vítima foi o Tafea. Relembre os gols no vídeo acima.


  Os jogos de volta das semifinais estão marcados para o próximo sábado: em Papeete, o AS Pirae recebe o Auckland City, enquanto que o Amicale mostrará sua força contra o Ba em Port Vila. Mantendo a tradição, a “Equipe Do outro lado da bola” trará um resumo com o que de melhor acontecer nestes jogos no próximo final de semana.

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário