quinta-feira, 17 de abril de 2014

OFC Champions League: Amicale, Auckland City, Pirae e Ba estão nas semifinais. Confira!

  Por Rodrigo Augusto

  O início da atual semana foi agitado nos gramados da Oceania: foi disputada a última rodada da Fase de Grupos da emocionante Liga dos Campeões da Oceania. Mais do que definições, as partidas poderiam definir o início de uma nova era no cenário do futebol continental: o fim da hegemonia neozelandesa no certame.


Disputa de bola entre Dae Wook Kim (azul, Auckland City) e Nikola Vasilic (vermelho, Amicale)

  A edição 2014 evidenciou a evolução dos clubes dos demais países do continente no certame. Além disso, confirmou a decadência dos representantes “kiwis”: após duas rodadas de disputa, o Waitakere poderia ser desclassificado prematuramente ainda na primeira fase, enquanto que o Auckland City, que não mostrou atuações convincentes, também corria riscos de ficar fora das semifinais.


Bill Nichols (vermelho, Magenta) prepara-se para chutar, enquanto Lucien Hinge (azul, Tafea) tenta desarmá-lo

  Inaugurando a rodada final, digladiaram-se pelo Grupo C Tafea e Magenta. Enquanto o time de Vanuatu jogava por uma vitória para ter chances de avançar, os rivais caledonianos, já eliminados, tinham sua honra à prova dentro do campo de jogo.


Jacques Wamemut (vermelho, Magenta) protege a bola com tranquilidade e eficiência

  Durante os 90 minutos, o que se notou foi um apático Tafea sendo dominado pelo adversário caledoniano, que esbanjou posse de bola e abusou das jogadas ensaiadas. Ao final do duelo, 3-1 para o Magenta, com os dois clubes voltando para casa após a Fase de Grupos.


Assista aos melhores momentos da vitória do Magenta sobre o Tafea

  Na partida de fundo do grupo e do dia, o líder e classificado Ba encarou o lanterna Hekari United, time que fez uma campanha medíocre até ali e jogava apenas com o intuito de se despedir honradamente ante o bom público que compareceu ao Govind Park. Porém, os torcedores não gostaram do que viram: depois de um jogo de baixo nível técnico, o empate por 1-1 serviu para selar a liderança dos fijianos.



Veja os lances do empate entre Ba e Hekari United

  Pelo Grupo B, os jogos ocorreram no domingo: com seis pontos, Amicale e Auckland City faziam o duelo de grande importância, o qual decidiria a liderança e a vaga da chave às semifinais. Na outra partida da chave, bem menos badalada, os carismáticos Dragon, do Taiti, e Nadi, de Fiji, cumpriam tabela no quente Churchill Park.


Destaque do AS Dragon na disputa da OFC Champions League, Alvin Tehau (laranja) disputa bola com Krishna Sami (verde, Nadi)

  No “jogo dos figurantes”, o Dragon, base da Seleção Taitiana que disputou a Copa das Confederações, não tomou conhecimento do fraco quadro Fijiano goleando-o por 5-0. O destaque fica por conta da bela atuação de Alvin Tehau, que comandou o meio de campo polinésio com passes precisos que possibilitaram que o elástico placar fosse construído.


Confira os gols da goleada do Dragon sobre o Nadi

  No grande jogo da rodada, o “franco-atirador” Amicale, que já decidiu uma OFC Champions League contra o mesmo Auckland, queria a revanche para mostrar a evolução do futebol vanuatuano dentro do cenário oceânico; já o carimbado e tradicional Auckland City jogava com o peso de sua recente, mas vitoriosa história contra os “Red Roosters”.


Jogadores e comissão técnica do Amicale (foto) celebram, unidos, a conquista da vaga às semifinais

  Após muita luta, entradas truculentas e um futebol muito abaixo do esperado, a zebra passeou pelo gramado do Churchill Park: vitória do Amicale por 1-0 e a primeira colocação garantida aos “Galos Vermelhos”, assim como a passagem a próxima fase; já ao Auckland City restava aguardar o término da rodada para assegurar a vaga de melhor segundo colocado.


Assista aos melhores momentos do histórico triunfo do Amicale sobre o Auckland City

  Fechando a Fase de Grupos, o Grupo C viu um Waitakere United, desentrosado e com muitas dificuldades; como consequência destes erros, o plantel “kiwi” foi eliminado ainda na primeira fase, gerando decepção entre seus súditos neozelandeses.


Torcedor do Solomon Warriors (foto) demonstra seu apoio à equipe nas arquibancadas do Churchill Park, em Lautoka

 Também presentes no grupo, o Kiwi, da Samoa, campeão da Fase Preliminar, pouco mostrou dentro de campo: com goleada atrás de goleada o clube foi “presa fácil” aos rivais dentro da chave. A surpresa ficou por conta de Solomon Warriors e Pirae; destaque para o time taitiano, liderado por Marama Vahirua, grande ícone recente que comandou a seleção de seu país na histórica presença na Copa das Confederações 2013.


O experiente James Naka (branco, Solomon Warriors) sofre entrada viril de Barry Lewis (azul, centro, Kiwi)

  Abrindo os trabalhos do dia, um placar elástico já esperado: o bom time do Warriors, representante das Ilhas Salomão, não encontrou dificuldades contra o frágil Kiwi. Após derrotas para o Waitakere (2-0) e Pirae (8-0), o time samoano chegava desmotivado e desgastado fisicamente contra os “Guerreiros”. Resultado 8-0 para o Warriors, e o Kiwi confirma sua condição como o pior clube da Fase de Grupos, com nenhum ponto feito. Melhor sorte, porém, não teve o Warriors, que também acabou eliminado.


Confira os oito gols da goleada do Solomon Warriors sobre o Kiwi

  Porém, quem mantinha as esperanças era o Waitakere: com os mesmos quatro pontos do time salomônico, uma vitória bastava ao time da Nova Zelândia para avançar de fase.


Pirae (laranja) e Waitakere United (branco) entram no belo gramado do Churchill Park para disputa de duelo decisivo válido pela 3ª Rodada da OFC Champions League

  Todavia, o que se viu não foi o esperado. Merece destaque a grande e inspiradora atuação de Vahirua: com maestria, o capitão do Pirae deu tranquilidade e qualidade nas saídas de jogo de sua equipe, deixando perdida a marcação do Waitakere. Com gols de Li Fung Kuee, Tepa e Naea Bennett, o time polinésio superou os rivais com um convincente e animador 3-1; Stevens fez o de honra para o time “kiwi”. Desta maneira foram definidos os duelos da fase semifinal do torneio, que ganhou muito em emoção e qualidade com este novo formato proposto pela OFC.


Veja os gols da incontestável vitória do Pirae sobre o Waitakere United

 Nas semifinais, o campeão fijiano Ba terá pela frente o bom Amicale, representante vanuatuano que segue vivo na disputa; na outra semifinal, a sensação do certame AS Pirae, do Taiti, tentará quebrar a hegemonia do tricampeão continental Auckland City.


Jogadores do Pirae (foto) celebram um dos três gols no triunfo sobre o Waitakere United


  Os duelos semifinais estão marcados para os dias 25 e 26 de Abril (jogos de ida) e 02 e 03 de Maio (jogos de volta). A Final será disputada em partida única no dia 10 de maio.

  Confira a classificação final da Fase de Grupos da OFC Champions League 2014:
  
Time
J
V
E
D
GP
GC
SG
P
Grupo A
AS Pirae
3
3
0
0
13
2
11
9
Solomon Warriors
3
1
1
1
10
3
7
4
Waitakere United
3
1
1
1
4
4
0
4
Kiwi FC
3
0
0
3
0
18
-18
0
Grupo B
Amicale FC
3
3
0
0
8
0
8
9
Auckland City
3
2
0
1
6
1
5
6
AS Dragon
3
1
0
2
5
4
1
3
Nadi FC
3
0
0
3
0
14
-14
0
Grupo C
Ba FC
3
2
1
0
7
1
6
7
AS Magenta
3
1
1
1
5
5
0
4
Tafea FC
3
1
0
2
4
8
-4
3
Hekari United
3
0
2
1
4
6
-2
2

  Fonte das imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário