segunda-feira, 28 de abril de 2014

A-League 2013/14: Brisbane Roar e Western Sydney Wanderers farão a Grand Final!

  Por João Victor Gonçalves

  Western Sydney Wanderers e Brisbane Roar farão a decisão da A-League 2013/14! As duas equipes de melhor campanha na Temporada Regular confirmaram a vantagem oferecida pelo "fator casa" nas semifinais e carimbaram o passaporte rumo à grande decisão, deixando de fora o atual campeão, Central Coast Mariners, e o tradicional Melbourne Victory.


Demonstrando a união do grupo, jogadores do WSW (foto) celebram a passagem à decisão da A-League 2013/14. Foto: SMH

  No duelo inaugural da rodada, no sábado, quase 20 mil pessoas foram ao Pirtek Stadium, em Parramatta, acompanhar a reedição da decisão de 2013. Do lado mandante, a expectativa era pela revanche, que garantiria ao quadro rubro-negro sua segunda participação consecutiva na Grand Final; já do lado visitante, os auri-azuis do Mariners queriam seguir vivos na luta pelo bicampeonato, o que só seria possível com uma repetição da atuação de gala que garantiu o primeiro título nacional da equipe.


Com os ânimos acirrados, ocorre um pequeno entrevero entre atletas do WSW (vermelho) e CCM (amarelo). Foto: Zimbio

  Antes do apito inicial, os dois treinadores reservaram surpresas para os torcedores: pelo lado do Wanderers, Tony Popovic surpreendeu os fanáticos rubro-negros ao deixar o artilheiro Tomi Juric e o meio-campista Aaron Mooy no banco de reservas, garantindo Santalab no comando de ataque e os talentosos Hersi e Ono na armação de jogadas; pelo lado do Mariners, Phil Moss deixou Matt Simon no banco de reservas, garantindo Mitchell Duke e Bernie Ibini-Isei no ataque.


Iacopo La Rocca (foto) celebra o segundo gol do WSW contra o Central Coast Mariners. Foto: SMH

  Durante os primeiros minutos, a partida mostrou-se equilibrada, prevalecendo a forte marcação do Mariners sobre o ímpeto ofensivo dos rubro-negros; na primeira boa chance da partida, Topor-Stanley completou o escanteio cobrado por Ono com segurança, mas a bola caprichosamente explodiu na trave de Reddy. Aos 30, porém, a retaguarda auri-azul foi vencida: após chute de Santalab, Reddy deu rebote e Youssouf Hersi apareceu livre para completar para o fundo das redes visitantes, levando ao delírio a torcida local.



Assista aos melhores momentos do triunfo do WSW sobre o CCM

  Após sofrer o gol, o Central Coast Mariners tentou levar perigo à meta de Ante Covic, mas o forte esquema defensivo preparado por Phil Moss não parecia adequado a esta tarefa. Como resultado, brechas foram abertas no "ferrolho" auri-azul, sobretudo nas laterais. Numa delas, a 10 minutos do fim, Iacopo La Rocca foi lançado em profundidade e, com um toque rasteiro, tirou a bola do alcance de Reddy, sacramentando a vitória do Wanderers por 2-0 e a passagem da equipe de Parramatta à grande decisão.


Besart Berisha (laranja) foi o grande nome do Brisbane Roar na semifinal contra o Melbourne Victory. Foto: ABC

  O adversário do WSW na Grand Final foi conhecido no dia seguinte: quase 30 mil fanáticos foram ao Suncorp Stadium apoiar o Brisbane Roar contra o tradicional Melbourne Victory. Porém, certa desconfiança pairava na "atmosfera laranja" antes do confronto: o artilheiro albanês Besart Berisha, contestado durante a Temporada Regular por seu comportamento explosivo, encarava o Victory com um contrato assinado para defender a equipe na próxima temporada. Seria um presságio de uma atuação não tão empenhada do astro do Roar?


Berisha (laranja) celebra o gol da vitória ao lado do treinador Mike Mulvey (preto). Foto: The Guardian

  Ledo engano. Após um primeiro tempo equilibrado, brilhou a estrela do albanês no 12º minuto da etapa complementar: após ser lançado em profundidade, Besart Berisha ganhou de dois defensores na velocidade, livrou-se de Nicholas Ansell e bateu forte, sem chances para Nathan Coe. O tento foi o único do duelo, assegurando a alegria da torcida de Brisbane e a passagem do melhor clube da A-League 2013/14 à grande decisão.



Veja o gol que garantiu o Brisbane Roar na decisão da A-League 2013/14

  A Grand Final está marcada para o próximo domingo, às 16hs (horário australiano): leões e rubro-negros se enfrentarão em Brisbane, como prêmio ao clube de melhor campanha nesta edição da A-League. No horário de Brasília, o duelo terá início às 3 da manhã do próximo dia 4. Quem será o grande campeão da Austrália em 2014: Brisbane Roar ou Western Sydney Wanderers? Façam suas apostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário