quarta-feira, 19 de março de 2014

Mundial Sub-17 Feminino: em estreia equilibrada, "Ferns" empatam com guaranis

  Por Gustavo Curvelo

  Única representante da Oceania na Copa do Mundo feminina Sub-17, a Nova Zelândia fez sua estreia pelo Grupo B no último domingo, quando enfrentou o Paraguai em Tibas, na Costa Rica, e não saiu do empate. Mesmo jogando melhor, as “Ferns” ficaram no 1-1 com as guaranis.


Paraguaias (vermelho) e neozelandesas (branco) não passaram de um empate por 1-1 em sua estreia no Mundial Sub-17. Foto: FIFA

  Com a bola rolando, coube às neozelandesas buscar o gol no início do confronto. A primeira grande oportunidade veio com a centro-avante Martine Puketapu, que aproveitou confusão na área após escanteio e finalizou rente ao ângulo da goleira Heidi Salas. Inspirada, Puketapu por pouco não balançou a rede pouco depois, desviando cruzamento com cabeceio na trave.


A capitã Martine Puketapu (9, branco, centro) foi o grande destaque das "Ferns" no confronto. Foto: Daniel Jiménez

  No segundo tempo, o nível técnico do duelo melhorou, e o Paraguai perdeu grande chance com Jéssica Martínez. Na oportunidade, a atleta recebeu passe longo e saiu na frente da goleira Emma Fullbrook, que saiu do gol e praticou grande intervenção após ficar cara a cara com a adversária “albirroja”.


A paraguaia Jéssica Martínez (9, vermelho) domina bola com habilidade ante a neozelandesa Sarah Morton (16, branco). Foto: José Rivera

  A defesa fez as “Ferns” crescerem no jogo. Tanto que, pouco depois, a meio-campista Daisy Cleverley dividiu bola no círculo central, ganhou a disputa, passou por três marcadoras e chutou firme, no ângulo esquerdo de Salas, para abrir o placar: 1-0 em favor da Nova Zelândia.


Isabella Richards (18, branco, Nova Zelândia) sofre entrada violenta de Analia Torres (5, vermelho, Paraguai). Foto: Teletica

  A partir daí, o Paraguai cresceu e passou a dominar as ações do embate. A igualdade do marcador, porém, só aconteceu a poucos minutos do final: depois de escanteio pela direita, Fullbrook saiu mal do gol e a zagueira Sheryl Barrios, que não tinha nada a ver com isso, subiu mais alto que a defesa “kiwi” e colocou na rede: 1-1.



Confira os gols do empate entre Nova Zelândia e Paraguai no Mundial Sub-17


  Com o empate, a Nova Zelândia divide com o próprio Paraguai a segunda colocação de seu grupo, atrás apenas do Japão, que venceu a Espanha na estreia por 2-0. Nesta quarta-feira (19), às 20h de Brasília, as “Ferns” voltam a campo para enfrentar a Espanha, enquanto o Paraguai recebe o Japão três horas mais tarde. Ambos os jogos acontecem em Tibas, e os dois melhores colocados de cada grupo avançam à segunda fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário