quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ASB Premiership: Waitakere United vence Super City Derby e respira; Team Wellington goleia e segue com chances de classificação

  Por João Victor Gonçalves

  Nos últimos dias, seis jogos válidos pela ASB Premiership agitaram os gramados neozelandeses. A três rodadas do fim da Fase Classificatória, a Liga Neozelandesa ganha emoção com cinco times brigando por quatro vagas nas semifinais. O atual tetracampeão, Waitakere United, conseguiu a recuperação ao vencer o maior rival no "Super City Derby"; já o Team Wellington não tomou conhecimento do surpreendente Hawke's Bay United e segue com chances de qualificação.


Harley Rodeka (preto, direita) é um dos destaques da boa campanha do Hawke's Bay United

  Na abertura da 11ª Rodada, num duelo entre equipes que já não têm mais chances de classificação, o WaiBOP United recebeu o Wanderers SC em Mount Maunganui no duelo de "caçulas" da ASB Premiership e venceu por 3-1. McNab (2) e Nomoto fizeram os tentos do WaiBOP, enquanto Mitchell descontou para os "azuis". Com os três pontos, o WaiBOP alcança os 10 e ocupa a 6ª colocação, a melhor entre as equipes do "segundo escalão" da Liga Neozelandesa; o WSC é o lanterna, com 5.


Apesar de já não terem mais chances de classificação, jogadores de WaiBOP United (preto) e Wanderers SC (azul) mostram disposição em disputa de bola

  No domingo, o Canterbury United deu um passe importante rumo à classificação ao bater o Southern United em Christchurch por 2-0. Os dois destaques dos "Dragões", Russell Kamo e Aaron Clapham, fizeram os gols da equipe rubro-negra no "Southern Derby". Com a 6ª vitória na ASB Premiership, o Canterbury mantém-se na vice-liderança, com 21 pontos; o Southern é o penúltimo, com 7.



Veja os melhores lances da vitória do Canterbury sobre o Southern

  No mesmo dia, o Team Wellington recebeu o Hawke's Bay United naquele que prometia ser o duelo mais equilibrado da rodada. Durante a primeira etapa, a escrita foi confirmada, com os visitantes chegando à abertura do placar aos 24 minutos, com Sean Morris convertendo penalidade.


O arqueiro McPeake (azul, Team Wellington) salta, mas não consegue alcançar a bola após cobrança de pênalti de Sean Morris

  Porém, aos 44 minutos, um lance mudaria o destino do duelo: após receber o segundo cartão amarelo, David Mulligan deixou o HBU com um homem a menos e desnorteado no gramado. A consequência veio na etapa complementar: aproveitando a súbita fragilidade do rival, o Team Wellington partiu com tudo ao ataque e conseguiu marcar seis vezes: Charlie Henry (2), Henry Fa'arodo, Joel Stevens e Hamish Watson (2) marcaram para os auri-negros, que aparecem em 5º, com 19 pontos.



Confira os melhores momentos da goleada do Team Wellington sobre o HBU

  Após ser um dos destaques do Team Welly na partida e na competição, Hamish Watson teve sua transferência para o Wellington Phoenix anunciada nesta quinta-feira. Agora, o jovem atacante se unirá a Roy Krishna e Albert Riera na franquia neozelandesa da A-League.


Hamish Watson (amarelo, centro) confirmou sua transferência para o Wellington Phoenix

  Fechando a jornada, o Waitakere United recebeu o Auckland City no "Super City Derby". Apesar da tradição das duas equipes, o retrospecto dos times na atual edição da ASB Premiership indicava o favoritismo dos "Navy Blues": invictos após 10 jogos, os comandados de Ramón Tribulietx encaravam o abalado time de Fred Taylor Park, que já acumulava quatro derrotas na competição.



  O reflexo do mau momento do Waitakere United pôde ser visto nas arquibancadas: apenas 679 torcedores compareceram ao Fred Taylor Park para acompanhar o maior clássico do futebol neozelandês. Porém, dentro das quatro linhas, a equipe do Waitakere United marcou logo aos três minutos com Maksim Manko e conseguiu segurar a vantagem ao fim dos 90 minutos, mesmo após a expulsão do jogador-treinador Brian Shelley, comandante da equipe ao lado de Paul Temple.



Assista aos melhores momentos do "Super City Derby" vencido pelo United

  Ao final da partida, Temple destacou a importância da vitória: "Foram três pontos muito suados. Os meninos tiveram uma grande mudança de atitude e isso foi importante, pois não podíamos nos dar ao luxo de perder mais uma partida". Com a vitória, o Waitakere mantém seu posto na zona de classificação, ocupando a 4ª posição, com 19 unidades. Já o Auckland City segue na liderança e com a classificação praticamente assegurada, com 24 pontos.


Waitakere United (vermelho) e Auckland City (azul) fazem o duelo de maior rivalidade no futebol neozelandês

  Nesta quinta-feira, dois jogos adiados foram disputados, o que deixou todos os participantes da ASB Premiership com o mesmo número de partidas realizadas. No Bluewater Stadium, em Napier, 333 pessoas assistiram à vitória do Hawke's Bay United sobre o Wanderers SC pela contagem mínima. Harley Rodeka, aos cinco minutos do segundo tempo, fez o gol da recuperação do HBU, que aparece na 3º posição, com 20 pontos.



Assista aos melhores momentos da vitória do Hawke's Bay sobre o Wanderers SC

  Cumprindo sua série de jogos adiados pela disputa do Mundial de Clubes no Marrocos, o Auckland City não teve maiores dificuldades para vencer o Southern United em Kiwitea Street por 3-0. Alex Feneridis, Darren White e Sam Burfoot fizeram os gols dos líderes da ASB Premiership, que vão em busca do título da Temporada Regular, que lhes garante um posto na OFC Champions League 2015.


Jogadores do Auckland City (azul) comemoram um dos gols da equipe contra o Southern United (branco)

  A 12ª Rodada da ASB Premiership será disputada no próximo domingo: o Southern United recebe o WaiBOP United no duelo de "eliminados"; já o Hawke's Bay United enfrenta o Waitakere United em uma partida que promete ser vital na briga pela classificação; o Canterbury United tentará manter seu bom momento indo à capital enfrentar o Team Wellington; já o líder Auckland City não deverá encontrar maiores dificuldades contra o Wanderers SC em Kiwitea Street.

  Confira a classificação da ASB Premiership:
  


Equipe
PG
J
V
E
D
GP
GC
SG
1
Auckland City
24
11
7
3
1
24
10
+14
2
Hawke’s Bay United
23
11
7
2
2
27
20
+7
3
Canterbury Utd.
21
11
6
3
2
17
8
+9
4
Waitakere United
19
11
6
1
4
25
15
+10
5
Team Wellington
19
11
6
1
4
25
21
+4
6
WaiBOP Utd
10
11
3
1
7
17
24
-7
7
Southern United
7
11
2
1
8
13
31
-18
8
Wanderers SC
2
11
0
2
9
12
31
-19

  Fonte das Imagens: Site Oficial da ASB Premiership

Nenhum comentário:

Postar um comentário