segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A-League: com gol de artilheiro albanês, Brisbane Roar bate Central Coast Mariners; lituano estreia pelo Glory e salva equipe da derrota

  Por João Victor Gonçalves

  15 gols agitaram as redes australianas nos 5 jogos da 17ª Rodada da A-League, numa média de três por partida. Nestes encontros, o placar de 2-1 foi o mais comum, verificado em três duelos; outros dois empates fecharam o rol de resultados da jornada, incluindo o que marcou a quebra da série de duas goleadas sofridas pelo Melbourne Victory. Entre os vencedores, o destaque fica por conta do Melbourne Heart, que segue em seu processo de recuperação na competição.


Orlando Engelaar (4, vermelho, esquerda) deixou o Melbourne Heart com apenas 10 jogadores após ser expulso. Foto: ABC

  Na abertura da rodada, na sexta-feira, o lanterna Melbourne Heart queria alcançar a marca de três partidas sem derrota, algo relevante para os alvirrubros, que buscam um desfecho honroso de A-League, já que as chances de classificação são remotas. Porém, o adversário da equipe de Melbourne seria o embalado Sydney FC, que vinha de goleada sobre o maior rival do "Heart", o Victory.


Jonatan Germano (vermelho, esquerda) tira a bola do alcance de Janjetovic (amarelo, Sydney FC) para fazer o gol de empate do Melbourne Heart. Foto: SMH

  Porém, o desafio do quadro mandante tornou-se maior quando, aos 33 minutos da etapa inicial, Orlando Engelaar foi expulso, deixando o treinador John van't Schip com apenas dez homens em campo. Para tristeza dos alvirrubros, apenas seis minutos depois da expulsão, Gameiro abriu o placar para o Sydney FC.


Confira os melhores momentos da segunda vitória do Heart na competição

  Todavia, na etapa complementar, o Melbourne Heart chegou a uma improvável vitória: com gols de Germano, aos 7, e Williams, aos 44 minutos, a equipe de van't Schip conseguiu a remontada no placar e seu segundo triunfo no certame. Apesar dos três pontos, a equipe segue isolada na última colocação, com apenas 12 pontos ganhos; já o Sydney FC aparece em 5º, com 22.


Em sua estreia com a camisa do Perth Glory, o lituano Darvydas Sernas (foto) fez o gol de empate da equipe com o Melbourne Victory. Foto: Getty Images

  No mesmo dia, o Perth Glory recebeu o abalado Melbourne Victory em busca dos três pontos. Porém, após duas humilhantes goleadas por 5-0 sofridas, a equipe azul de Melbourne conseguiu atuar de maneira equilibrada e foi premiada com um ponto. Na etapa inicial, Finkler abriu o placar para o Victory; porém, no segundo tempo, o estreante lituano Sernas converteu a pressão "violeta" no gol do empate, selando o placar final em 1-1.


Assista aos melhores lances do empate entre Glory e Victory

  Com o ponto somado, o Victory mantém-se na 4ª posição, com 24 pontos; já o Glory é o 7º, com 21 unidades. A posição do quadro azul-royal só não foi ameaçada porque o concorrente direto da equipe, Adelaide United, acabou batido pelo empolgado Wellington Phoenix.


Veja os lances da vitória do Phoenix sobre o Adelaide United

  Contando com o apoio de mais de 18 mil pessoas no Eden Park, o Wellington Phoenix partiu pra cima dos "Reds" desde o início do duelo e construiu uma confortável vantagem de 2-0 na primeira etapa, graças aos gols da dupla costarriquenha Hernández e Cunningham; na etapa complementar, Mabil descontou para o United, mas não conseguiu evitar a derrota da equipe do "Celeiro Agrícola" da Austrália. Com a vitória, o Phoenix ultrapassa o Newcastle Jets e chega à 8ª posição, com 20 pontos; o United é o 6º, com 21.


Assista aos gols do empate entre Newcastle Jets e Western Sydney Wanderers

  Buscando melhorar sua condição na tabela, o Newcastle Jets recebeu o Western Sydney Wanderers e, apesar de seu retrospecto negativo nos últimos cinco jogos, contou com o apoio de quase 16 mil torcedores no Hunter Stadium. Mas, apesar dos dois gols de Taggart, o quadro aviador não passou de um empate por 2-2 com o WSW, que chegou à meta com Mooy e Beauchamp.


O brasileiro Henrique (10) celebra o gol da vitória do Brisbane Roar marcado pelo artilheiro albanês Besart Berisha (ao fundo). Foto: The Guardian

  Com o ponto somado, o Wanderers chega a 30 unidades, na vice-liderança. Porém, a vantagem do líder Brisbane Roar na ponta da tabela aumentou: no duelo mais aguardado da rodada, 16.078 torcedores foram ao Suncorp Stadium ver o encontro entre melhor time da A-League e o atual campeão da competição, Central Coast Mariners.


Confira os gols da vitória do Roar sobre o Mariners

  Buscando surpreender, o CCM saiu à frente no marcador ainda na primeira etapa, com o tento de pênalti do artilheiro Mile Sterjovski. Na segunda etapa, a equipe do técnico Mike Mulvey conseguiu equilibrar as ações ofensivas e chegou à igualdade com o gol do brasileiro Henrique, aos 21 minutos. O duelo encaminhava-se para o empate, porém, aos 45 minutos, o artilheiro albanês Besart Berisha mostrou seu "faro de gol" e, num lance de perspicácia e oportunismo, decretou a vitória que leva os laranjas aos 37 pontos; o Mariners é o 3º, com 27.

  Confira a classificação da A-League 2013/14:
  
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Brisbane Roar
37
17
12
1
4
32
15
2
Sydney Wanderers
30
17
8
6
3
21
15
3
Central Coast
27
17
7
6
4
18
17
4
Sydney FC
22
17
7
1
9
23
24
5
Adelaide United
21
17
5
6
6
25
24
6
Perth Glory
21
17
5
6
6
17
18
7
Melbourne Victory
21
17
5
6
6
20
27
8
Wellington Phoenix
20
17
5
5
7
23
21
9
Newcastle Jets
20
17
5
5
7
17
22
10
Melbourne Heart
12
17
2
6
9
16
29

Nenhum comentário:

Postar um comentário