quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Retrospectiva 2013: confira os principais fatos do futebol da Oceania durante o último ano!

  Por João Victor Gonçalves e Rodrigo Augusto

  Em nossa primeira matéria de 2014, trazemos para o admirador do futebol da Oceania uma retrospectiva com os principais fatos que envolveram a modalidade no continente em 2013. Na primeira parte, serão evidenciados os destaques relacionados aos clubes do continente.

    Waitakere UnitedTetracampeão da ASB Premiership


O bom time do Waitakere United (foto) comemorou o tetracampeonato da ASB Premiership

  A quarta conquista consecutiva da ASB Premiership pela equipe de Whenuapai começou com uma convincente campanha na Temporada Regular: ao longo de 14 encontros, o quadro de Fred Taylor Park obteve 12 vitórias, um empate e apenas uma derrota, totalizando 37 pontos, que lhe garantiram a primeira posição e um posto na próxima edição da OFC Champions League. Nas semifnais, a vaga na grande decisão foi conquistada sem maiores dificuldades: vitórias por 4-1 e 6-4 sobre o Hawke’s Bay United. Na grande decisão, um emocionante triunfo por 4-3 após disputa de prorrogação sobre o Auckland City garantiu a quarta estrela consecutiva para a equipe de Waitakere City, a quinta em sua história.

  Auckland City Tricampeão da OFC Champions League


Pela terceira vez consecutiva, o Auckland City (foto) conquistou a OFC Champions League

  O ano de 2013 ficou marcado para a torcida dos “Navy Blues” pela quinta conquista continental do Auckland City, a Terceira consecutiva. Porém, o início da jornada dos comandados de Ramón Tribulietx na principal competição interclubes da Oceania foi preocupante: integrante do Grupo B do certame, o City viu o principal rival, Waitakere United, ficar com a primeira posição da chave; além disso, a eliminação não ocorreu por pouco: somente um ponto separou o quadro de Auckland do bom time do AS Dragon, do Taiti, 3º colocado. Na Fase Semifinal, o grande desafio do quadro azul seria o bom time do Ba; porém, uma goleada de 6-1 na partida de ida em Kiwitea Street mostrou que os campeões continentais estavam dispostos a conquistar o tricampeonato. Após uma vitória pela vantagem mínima em território fijiano, a taça foi decidida em jogo único contra o arquirrival Waitakere United na Arena 2 do Mount Smart Stadium. Com gols de Dickinson e Feneridis, o ACFC bateu o United por 2-1 e assegurou sua conquista e a vaga no Mundial de Clubes da FIFA 2013.

  Auckland CityRepresentante da Oceania no Mundial de Clubes 2013


Roy Krishna (foto) foi o autor do gol do representante oceânico no Mundial de Clubes da FIFA 2013

  A esperança dos “Navy Blues” de realizar uma campanha histórica no Mundial de Clubes estava renovada: com um grupo entrosado, reforçado pelo craque fijiano Roy Krishna, havia a esperança de conseguir passar pelo tradicional, mas desconhecido Raja Casablanca, clube do país-anfitrião do torneio, Marrocos.  Durante o período de preparação, a surpreendente vitória sobre o Wellington Phoenix por 1-0 e a honrosa derrota para o Espanyol pelo mesmo placar deram maior confiança ao grupo de Ramón Tribulietx. Com a bola rolando em Agadir, após sair atrás do placar, o quadro neozelandês até conseguiu o empate com o histórico gol de Krishna; porém, um tento sofrido nos acréscimos acabou com o sonho neozelandês de repetir a campanha do Mundial de 2009, quando alcançou as quartas-de-final após bater o Al-Ahli (EAU) por 2-0.

  Kiwi FC Vencedor do Estágio Preliminar da OFC Champions League 2013/14


Jogadores do Kiwi Football Club (foto) comemoram a conquista da vaga na Fase de Grupos da OFC Champions League 2013/14

  Os alvi-azuis do Kiwi Football Club conseguiram uma das maiores glórias da história do futebol samoano: a conquista do Estágio Preliminar da OFC Champions League 2013/14, que contava com representantes de Ilhas Cook, Samoa, Tonga e Samoa Americana e cujo campeão teria o direito de disputar a Fase de Grupos da principal competição continental interclubes. Em uma campanha com 100% de aproveitamento, a equipe que já foi campeã da Liga Samoana em 5 oportunidades (1984, 1985, 1997, 2011 e 2012) derrotou Pago Youth (5-1), Lotoha’apai United (4-2) e Tupapa Maraerenga (3-0) para ficar com a vaga. Festa para o treinador Martin Tamasese e seus comandados, que terão a chance de mostrar as virtudes do futebol samoano nos gramados do Pacífico.

  Ba FCTetracampeão da Fiji National Football League


O bom time do Ba FC (foto) conquistou o Campeonato Fijiano pela quarta vez consecutiva

  A temporada 2013 marcou a consolidação da hegemonia dos “Homens de Preto” no futebol fijiano: com 13 vitórias, dois empates e apenas três derrotas, o quadro de Govind Park alcançou a quarta conquista consecutiva da Liga Nacional, a 19ª em sua história. Com uma vitória e um empate a menos, o tradicional Nadi, oito vezes campeão nacional, ficou com o vice-campeonato, o qual assinala uma boa campanha dos “Jetsetters” após seu retorno à elite do futebol fijiano.

  AS DragonBicampeão da Super Ligue Mana


O AS Dragon (foto) conseguiu o segundo título consecutivo da Liga Taitiana

  A “legião chinesa” do AS Dragon confirmou seu bom momento e conquistou o Campeonato Taitiano pela segunda vez consecutiva. O clube, fundado em 1968 por imigrantes chineses, vive o melhor momento de sua história, e, na atual temporada, contou com o reforço de craques da seleção nacional como Mickäel Roche, Tamatoa Wagemann, Yannick Vero, Nicolas Vallar e Steevy Chong Hue. Durante a disputa, os tradicionais Vénus, Tefana, Pirae e Manu Ura não tiveram chance frente os “dragões”, campeões nacionais com relativa tranquilidade.

  GaïtchaCampeão da Super Ligue 2013


O Gaïtcha de Nouméa (foto) conseguiu o título caledoniano pela quarta vez na história

  Após um campeonato tumultado, o Gaïtcha Football Clube de Nouméa conseguiu quebrar um jejum de 14 anos sem títulos e conquistar o Campeonato Caledoniano pela quarta vez em sua história, repetindo os feitos de 1974, 1990 e 1999. As decisões das colocações finais, porém, não escaparam das polêmicas: dos 11 participantes, apenas três (Mont-Dore, Magenta e Wetr) não perderam pontos. Na ponta da tabela, o Gaïtcha FCN foi penalizado com a perda de 5 pontos; porém, o vice-campeão Hienghène Sport, perdeu 8 pontos, o que fez com que o título do quadro capitalino e sua vaga na OFC Champions League 2014/15 não fossem ameaçados. Como consolo, a torcida do Hienghène viu sua equipe ficar com o título da Copa da Nova Caledônia, após bater o Qanono na grande decisão por 3-1.

  TafeaCampeão da Vanuatu National Super League 2013


O elenco do Tafea (foto) voltou ao topo do futebol vanuatuano com a conquista da Vanuatu National Super League

  O Tafea quebrou a hegemonia do Amicale no futebol vanuatuano e voltou a conquistar a elite nacional nesta temporada. O ano marcou a reestruturação da primeira divisão do país, que passou a contar com maior número de representantes, não se restringindo à Premia Divisen de Port Vila.Com isso, os “polvos”, apesar de perderem o campeonato capitalino para o Amicale, conseguiram a recuperação na competição nacional e ficaram com a taça máxima do futebol local pela 16ª vez na história, com a legitimidade de terem batido equipes de todo Vanuatu para alcançar tal feito.

  Central Coast MarinersCampeão da A-League 2012/13


Jogadores do Central Coast Mariners (foto) comemoram a inédita conquista da A-League

  O ano de 2013 marcou a quebra de um dos maiores jejuns do futebol australiano: após oito temporadas, o Central Coast Mariners quebrou o estigma de vice-campeão obtido com os fracassos nas finais de 2005/06, 2007/08 e 2010/11 e ficou com o título da Série Final da A-League pela primeira vez em sua história (já havia conquistado a Premiership em 2007/08 e 2011/12). Na grande decisão, uma convincente vitória por 2-0 no Allianz Stadium sobre o Campeão da Temporada Regular (Premiership) e sensação da edição 2012/13, Western Sydney Wanderers, garantiu aos comandados de Graham Arnold o troféu máximo do futebol da “Terra dos Cangurus”.

  Na segunda parte de nossa retrospectiva, trazemos os principais destaques da Oceania relacionados às seleções locais.

  Ilhas Cook - Campeã da Fase Preliminar Oceânico Sub-17


Eis os garotos (foto) de Ilhas Cook que garantiram o país na Fase Final do Oceânico Sub-17

  Logo no primeiro mês do ano tivemos a disputa ase preliminar do Oceânico de Seleções Sub-17. O torneio, que foi disputado em Samoa, reuniu as quatro nações piores ranqueadas do continente, além dos donos da casa. Após três rodadas de disputa contra os anfitriões, Samoa Americana, e Tonga, os cookianos levaram a melhor, ficaram com o título e a vaga na fase principal do certame.

  Nova Zelândia - Campeã do Oceânico Sub-20


Lance da disputa da semifinal do Oceânico Sub-20 entre Nova Zelândia (branco) e Fiji (azul)


  Em março, ocorreu o a disputa do Campeonato Sub-20 da OFC em Fiji. Com a bola rolando, o torneio não reservou aos amantes do futebol oceânico grandes surpresas: com visível superioridade técnica em comparação com os rivais, a Nova Zelândia faturou a competição, que lhe rendeu uma vaga no Mundial da categoria disputado na Turquia.

  Nova Zelândia Campeã do Oceânico Sub-17


Jogadores neozelandeses (foto) comemoram a conquista do Campeonato Continental da categoria Sub-17


  Em abril, a paradisíaca ilha de Santo, em Vanuatu, foi sede da Fase Principal do OFC Championship Sub-17. A exemplo da categoria Sub-20, mais uma vez os “All Whites” ficaram com a competição, com amplo domínio perante seus rivais. A campanha com 5 vitórias em 5 partidas garantiu a equipe no Mundial da cateogira, disputado nos Emirados Árabes.

  Taiti - Representante da Oceania na Copa das Confederações


Jogadores taitianos (foto) agradecem o carinho da torcida brasileira após a partida contra o Uruguai


  Em Junho, vivenciamos o momento mais marcante do ano para o futebol da Oceania: a consagração taitiana na disputa da Copa das Confederações. Um sonho que parecia incompatível com a realidade da modesta seleção do Pacífico se tornava real. Posta à prova, estava toda a simpatia da equipe comandada por Eddy Etaeta; também, porém, ficou evidente a fragilidade do selecionado polinésio ante adversários como Espanha, Uruguai e Nigéria. Todavia, os resultados dentro de campo jamais apagarão a jornada histórica dos queridos “To’a Aito”, que levaram o nome de sua nação a todo o planeta, conseguindo o respeito e admiração do povo brasileiro.

  Nova Zelândia - Representante da Oceania no Mundial Sub-20 2013


Bola balança as redes neozelandesas (branco) no encontro contra o Uzbequistão (azul)


  Ainda no mês de Junho, tivemos a disputa do Mundial Sub-20, no qual os neozelandeses não conseguiram ter um bom desempenho: em três partidas, três derrotas contra Croácia, Uzbequistão e Uruguai. Sequer um gol foi marcado pelos “All Whites”, que frustraram as expectativas depositadas na geração que era, até então, considerada como uma das melhores de todos os tempos do futebol “kiwi”.

  Austrália - Campeã do Campeonato Oceânico de Futsal


Jogadores australianos (foto) comemoram a conquista do Campeonato Oceânico de Futsal 2013


  No segundo semestre, logo em Julho, ocorreu a disputa do Campeonato de Futsal da Oceania. Disputado em Auckland, o evento contou com oito seleções, entre elas, Austrália e Malásia, membros da Confederação Asiática que foram convidadas, além do “NZ Invitational”, time B dos “All Whites” que também entrou no páreo pelo título. Na grande decisão, que não contou com representantes da OFC, o duelo entre australianos e malaios terminou com triunfo do time amarelo por 5-1, o que resultou no quinto título australiano na competição.

  Taiti - 4º lugar no Mundial de Beach Soccer


Jogadores taitianos (foto) entoam o hino polinésio antes de partida válida pelo Mundial de Beach Soccer 2013


  Setembro foi o “mês oficial do Beach Soccer”, com a história disputa do Mundial da categoria no Taiti. A competição marcou a primeira disputa de um evento mundial da FIFA no continente num país que não fosse Austrália ou Nova Zelândia. O evento foi um sucesso total de público, contando com belas jogadas e uma campanha primorosa dos donos da casa: indo além das expectativas, os “Tiki Toa” obtiveram um histórico 4º lugar, sendo derrotados na decisão do posto de bronze pela Seleção Brasileira nos pênaltis, após um impressionante empate por 7-7.

  Nova Zelândia - Campeã da Valais Cup


"Ferns" (foto) celebram a conquista da Valais Cup 2013


  Setembro se tornou o “mês perfeito” para o futebol na Oceania com outro fato memorável: a Seleção Neozelandesa de Futebol Feminino sagrou-se Campeã da Valais Cup, tradicional torneio amistoso da categoria disputado na Suíça. Para ficar com a taça, as “Ferns” superaram Brasil e China em jornadas memoráveis, que coroaram o ano brilhante da equipe.

  Nova Zelândia - Representante da Oceania na Repescagem Intercontinental para a Copa do Mundo de 2014


O capitão mexicano Rafa Márquez (4, verde, direita) sobe livre para marcar contra os neozelandeses (preto)


  Em novembro, tivemos a disputa da repescagem para a Copa do Mundo de 2014. A Nova Zelândia, representante da Oceania, encarou o México em jogos de ida e volta. Com a bola rolando, o time asteca, formado apenas por atletas que atuam no futebol mexicano, faturou o duelo com um placar agregado de 9-3, carimbando seu passaporte para o Brasil e acabando com o sonho dos “All Whites” de disputarem seu segundo Mundial consecutivo.

  Nós, integrantes da Equipe Do outro lado da Bola, temos a certeza de que 2013 foi um ano histórico, de muitas conquistas e aprendizado para o futebol da Oceania. Estamos na expectativa para que este recém-chegado 2014 traga momentos ainda mais relevantes para as equipes locais. Por fim, agradecemos a todos os leitores que acompanharam nosso trabalho durante o ano anterior e, com o prosseguimento de nossas atividades, esperamos contar com o mesmo voto de confiança de vocês neste novo ano. Feliz 2014 a todos os amantes do futebol da Oceania!

Nenhum comentário:

Postar um comentário