terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Nação de 103.500 habitantes ainda sonha com filiação à FIFA

  Por Carlos Santos

  Tenea Atera vice-secretário da Kiribati Islands Football Association (KIFA), nos concedeu uma entrevista e passou informações importantes sobre o futebol de Kiribati. Em 2008, o país se tornou membro associado da Oceania Football Confederation (OFC). A KIFA ainda se esforça para alcançar a adesão plena da seleção nacional na OFC e na FIFA. Em 2010, uma comissão da OFC visitou Kiribati, enquanto um grupo da FIFA fez uma visita semelhante em 2011 para inspecionar como a prática e gestão do futebol no país.


Seleção do Kiribati (foto) em ação nos Jogos do Pacífico de 2011, na Nova Caledônia. Foto: Organização dos Jogos do Pacífico

  Como resultado desta última visita, a FIFA recomendou a melhoria das instalações do futebol local. Em conformidade com as recomendações da entidade que rege o futebol mundial, a KIFA está fazendo mudanças em sua constituição e nas ligas locais. A partir de 2014, a federação local organizará um torneio nacional de futebol, no qual representantes de todo o arquipélago poderão participar.


Vista aérea de Bairiki, antiga capital do país (a atual é South Tarawa). Foto: Diário do Nordeste

  Também há, por parte da KIFA, o interesse em sediar jogos internacionais, já que nunca a Seleção de Futebol de Kiribati realizou uma partida em seu país. Segundo Tenea Atera, a ideia é sediar uma partida internacional e chamar a atenção para as mudanças climáticas que estão afetando o país: "Todo mundo virá para Kiribati visando entender a experiência das condições de vida em um lugar que está enfrentando o impacto das mudanças climáticas e buscando combater este fenômeno", concluiu, destacando a receptividade que espera encontrar no mundo do futebol em relação à causa kiribatiana.


Detalhe da partida entre Kiribati (vermelho) e Ilhas Cook (verde), válida pelos Jogos do Pacífico de 2011. Foto: Organização dos Jogos do Pacífico

  Além disso, Tenea Atera comentou as condições impostas pela FIFA para que Kiribati possa se juntar à "família do futebol mundial": "No momento, estamos trabalhando para alcançar os objetivos e espero que consigamos alcançá-los neste ano de 2014. Mas para que estas condições sejam concluídas, necessitamos de ajuda, especialmente dos países vizinhos".


Imagem do Bairiki National Stadium (foto), principal palco esportivo do Kiribati. Foto: Out FIFA

  A OFC é uma das principais apoiadoras da KIFA. Existem várias atividades positivas para que isso ocorra. Existe uma previsão de que em, 2015, Kiribati será o novo membro da OFC e da FIFA. A Nova Zelândia seria uma opção de local para Kiribati disputar amistosos; porém, a KIFA não possui dinheiro suficiente para custear as viagens. Sobre a possível venda do camisa oficial da seleção de futebol para arrecadação de recursos (a exemplo do que ocorre com a Seleção de Tuvalu), haverá uma reunião para decidir o planejamento e as atividades comerciais que tem logotipo oficial da KIFA.


Joseph Yan (vermelho) domina bola para o Kiribati em partida contra as Ilhas Cook. Foto: OFC

  Para o processo de filiação, está sendo elaborado um plano estratégico que contará com vários programas de treinamento para os jovens e a realização de competições. Para o desenvolvimento do futebol das categorias de base, será realizada uma abordagem estratégica. Os jogadores com idade de 15 anos irão treinar no exterior durante 6 anos. Após esse período, eles estarão mais maduros e em condições de participar dos torneios nacionais, regionais e internacionais.


Kiribatianos (foto) exigem seus trajes típicos. Foto: waterisrising.com


  Um dos critérios básicos impostos pelo órgão regulador do futebol é a disponibilidade de uma boa rede estrutural, como aeroportos que tenham ligações áreas com outros países, hotéis que possam hospedar jogadores e infraestrutura esportiva. Kiribati tem conexões de voos para as Ilhas Marshall, Nauru, Havaí (EUA), Ilhas Salomão, Austrália e Fiji. O estádio local foi reformado há alguns anos e tem capacidade para 3.000 espectadores. Em South Tarawa, aproximadamente 55 pessoas podem ser hospedadas confortavelmente em 8 hotéis. Resta agora aos kiribatianos a aprovação por parte da FIFA e da OFC para que a seleção local possa figurar no cenário internacional em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário