quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

"Navy Blues" no Marrocos #5: gol nos acréscimos determina eliminação neozelandesa

  Por João Victor Gonçalves

  Foi por pouco. Com um gol sofrido aos 47 minutos da etapa complementar, o Auckland City perdeu a chance de se classificar às Quartas-de-Final do Mundial de Clubes da FIFA 2013. Melhor para o Raja Casablanca, que conseguiu fazer valer o apoio de sua fanática torcida e obteve a vaga para o confronto contra o Monterrey, do México.


Daniel Koprivcic (Auckland City, azul), recordista de participação em Mundiais de Clubes da FIFA (atuou em seis edições do certame), domina bola sob o olhar atento de Hafidi (verde, Raja Casablanca). Foto: Agência Notícias

  No início da partida, o City mostrou a postura conservadora escolhida por Ramón Tribulietx, que apostou no japonês Iwata para dar maior velocidade na ligação entre o sistema defensivo e o meio-de-campo. Porém, a posse de bola concentrava-se nos pés dos marroquinos, que, embora não se mostrassem tão entrosados após a recente chegada do treinador Faouzi Benzarti, levavam perigo à meta de Williams.


Iwata (azul, Auckland City) mostra disposição ao tentar recuperar a bola de Erraki (verde, Raja Casablanca). Foto: AFP

  Porém, a pressão do quadro de Casablanca deu resultado aos 38 minutos: após lançamento precioso de Adil Karrouchy, Moussine Iajour saiu frente a frente com o arqueiro Tamati Williams e só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes neozelandesas, levando ao delírio os 34.875 presentes no Agadir Stadium.


Roy Krishna (azul, Auckland City) sofre com a forte marcação dos jogadores do Raja Casablanca (verde). Foto: FIFA

  No segundo tempo, a pressão dos locais em busca do segundo gol foi a tendência dos primeiros 15 minutos. Porém, numa ironia do destino, a bola sobrou para Roy Krishna no sistema defensivo, que puxou o contra-ataque; na hora de dar combate, os zagueiros Oulhaj e Benlamalem se atrapalharam, deixando o caminho livre para o fijiano, que mostrou sua velocidade e habilidade ao tocar o esférico com calma, para o fundo das redes de Askri, para felicidade de cerca de 10 neozelandeses que foram apoiar os "Navy Blues" no Marrocos.


Krishna (azul, Auckland City) caminha para o gol sob o olhar desconsolado de Benlamalem (verde, Raja Casablanca). Foto: FIFA

  No limite de suas forças, os neozelandeses conseguiram segurar o Raja Casablanca até os 46 minutos da etapa complementar. Porém, na última das 21 investidas dos anfitriões contra a meta de Williams, Hafidi aproveitou o rebote de cabeçada efetuada por Oulhaj e marcou o tento da classificação das "Águias Verdes". Histeria coletiva em Agadir, a qual contrastava com a decepção dos "Navy Blues", eliminados de forma cruel da competição.


Assista aos gols do duelo entre Raja Casablanca e Auckland City

  Sem conseguir esconder sua decepção com o resultado final, o treinador Ramón Tribulietx foi consciente em sua declaração após a partida, reconhecendo as limitações do City: "Eles tiveram maior posse de bola e nós já esperávamos antes disso antes do jogo. É difícil para as pessoas entenderem a diferença entre o futebol neozelandês e o que vimos hoje". Porém, fez questão de destacar o esforço de seus atletas: "Nós tivemos nossas chances, nos esforçamos muito e estou orgulhoso dos rapazes. Perdemos, mas chegamos muito perto da vaga".


Jogadores do Raja Casablanca (foto) celebram após o apito final de Bakary Gassama. Foto: Mohamed Messara/EFE

  Os "Navy Blues" foram a campo assim escalados por Ramón Tribulietx: Williams, Iwata, Bilen, Berlanga, Irving (Pritchett), Bale, Koprivcic (Browne), Krishna, Dickinson (Tade), Vicelich e Márquez. Já o Raja Casablanca, sob o comando do tunisiano Faouzi Benzarti, atuou com: Askri, El Hachimi, Moutaouali, Chtibi (Kanda), Oulhaj, Hafidi (Rahmani), Iajour (Mabide), Karrouchy, Benlamalem, Guehi e Erraki. A arbitragem esteve a cargo do gambiano Bakary Gassama.


O treinador Ramón Tribulietx (foto) foi consciente em suas declarações ao término da partida. Foto: Site Oficial do Auckland City

  Com a vitória, o Raja Casablanca enfrentará o Monterrey em partida válida pelas Quartas-de-Final do Mundial de Clubes no próximo dia 14. Já o Auckland City volta suas atenções para a ASB Premiership, competição na qual voltará a atuar somente no dia 22, quando enfrenta o Hawke's Bay United em Kiwitea Street.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário