terça-feira, 5 de novembro de 2013

Tuvalu na Holanda #3: tuvaluanos encerram tour pela Europa com vitórias dentro e fora das quatro linhas

  Por Gustavo Curvelo

  Durante os três últimos meses, a seleção nacional de Tuvalu realizou uma excursão à Holanda com o objetivo de obter mais experiência na prática do futebol. Após um primeiro mês de muitas goleadas sofridas, a seleção conseguiu se acertar em campo, vencer a timidez e conquistar duas vitórias no mês de setembro. Porém, a verdadeira satisfação veio somente em outubro, cujo desempenho é o tema deste 3º e último capítulo da série “Tuvalu na Holanda”.


Jogadores tuvaluanos (azul e verde) perfilam-se para a execução do hino nacional tuvaluano antes de partida amistosa

  Ao recapitular a situação de Tuvalu mostrada na 2ª matéria da série, vemos que a Seleção Tuvaluana vinha de 2 derrotas para Ysselstein e Baarlo por 3-0 e 9-2, respectivamente. Porém, o dia 12 de Outubro mudou a situação dos “celestes”: o motivo foi a incrível vitória sobre o Tolgelre por 9-1, na partida que marcou a primeira goleada tuvaluana em solo europeu.


Assista à matéria feita por uma TV holandesa sobre o confronto entre Tuvalu e Tolgelre

  Após a goleada, os atletas oceânicos ganharam uma folga no dia seguinte. O dia de descanso foi aproveitado pela comissão técnica oceânica com uma visita ao IJssportcentrum Eindhoven, tradicional recinto do hóquei sobre o gelo na Holanda. Na oportunidade, alguns atletas até experimentaram testar suas habilidades sobre o gelo em uma partida amistosa, mas não tiveram muito sucesso.


Confira o vídeo da incrível recepção feita aos tuvaluanos em Urk

  Voltando à sua especialidade, o futebol, o escrete comandado por Leen Looijen retornou ao campo no dia 16, sofrendo mais uma goleada na ocasião. Desta vez, o adversário foi o Orion Nijmegen, que venceu o confronto pelo placar de 6-1. No dia seguinte, os atletas conheceram Urk, a capital neerlandesa da pesca. Lá, disputaram uma partida diante do clube local, o SV Urk, que venceu a esquadra do Pacífico por 2-0.


Jogadores e comissão técnica de Tuvalu (laranja) posam para foto em Urk, a capital neerlandesa da pesca

  Após estas duas derrotas, o time descansou por uma semana. Após o período de reestabelecimento da condição física, para que, juntamente com a fadiga muscular, a sina de derrotas abandou o esquadrão tuvaluano. Afinal, no dia 24, a equipe mediu forças diante do time Sub-18 do Ysselstein e se deu bem: vitória por 5-0. Dois dias depois, os embalados tuvaluanos conquistaram outra vitória, desta vez diante do VV Elsendorp, por 2-0. Os gols foram marcados por Alopua, de pênalti, ainda na primeira etapa, e Eric, já nos 45 minutos finais.



Em Nijmegen, os jogadores tuvaluanos realizaram uma curiosa partida amistosa contra crianças locais; confira os detalhes no vídeo acima

  Por fim, o último amistoso ocorreu no dia 29, quando os comandados de Leen Looijen conquistaram sua terceira vitória consecutiva: um 3-2 sobre o Brabantia. Dias após a partida, os atletas foram até Paris, na França, e Bruxelas, na Bélgica, retornando para a Holanda no dia 4, com a finalidade de enfrentar o Wilhelmina 08 um dia depois. Porém, a partida foi cancelada em razão das condições meteorológicas adversas, Dessa forma, a histórica excursão futebolística de Tuvalu pela Europa estava encerrada.

Jogadores tuvaluanos (acima) estiveram presentes em escolas holandesas para explicar sobre o risco de desaparecimento que seu país corre com o aquecimento global


  Somando os três meses em que esteve nos Países Baixos e região, Tuvalu realizou 19 partidas, 4 a menos que o previsto no planejamento inicial. Em termos de resultados, a seleção conquistou 6 vitórias, 1 empate e foi derrotada por 12 vezes, ostentando um aproveitamento de 33,3%. Independentemente dos resultados obtidos, fica a certeza de que a experiência vivida por esses atletas é algo inédito e surreal, figurando eternamente na história do desporto tuvaluano.

  Fonte das Imagens: Tuvalu National Football Association

Nenhum comentário:

Postar um comentário