sábado, 30 de novembro de 2013

Começou a briga pelo título da ASB Premiership 2013/14!

  Por Gustavo Curvelo

  A bola finalmente rolou nos gramados neozelandeses para a disputa da ASB Premiership, o Campeonato Neozelandês. Contando com a presença de 8 equipes, o torneio começou no último dia 9, e, passadas 3 rodadas, os favoritos Waitakere United e Auckland City seguem invictos no certame juntamente com o  surpreendente Hawke’s Bay United, que fecha a lista dos 3 primeiros.


O bom time do Waitakere United (foto) é o atual tetracampeão da ASB Premiership

  Criada no ano de 2004, a ASB Premiership chega em seu 10ª edição com muitos atrativos. Entre os principais, merece destaque a já tradicional briga entre Waitakere United e Auckland City. O primeiro quer se consolidar como o maior campeão do torneio, chegando ao 6º título, enquanto que o atual campeão continental quer o 5º título do certame em sua história, igualando o rival e, de quebra, quebrando o tabu de 4 anos sem levantar o caneco.


Maksim Manko (esquerda) é uma das jovens promessas do WaiBOP United para esta ASB Premiership

  Para esta edição, o sistema adotado é o de partidas em turno e returno na 1ª fase, totalizando 14 embates por esquadra, qualificando-se à 2ª fase as 4 primeiras equipes, as quais formarão duas semifinais: 1º x 4º e 2º x 3º colocado. Deste modo, os vencedores dos confrontos estão automaticamente classificados para a Final, onde, em jogo único, será definido o campeão.


Imagem do duelo entre o novato WaiBOP United (preto) e o tradicional Canterbury United (branco), representante de Christchurch na ASB Premiership

  Sobre o campeonato, o mesmo teve 3 confrontos na 1ª rodada, na qual Hawkes Bay United e Wanderers não atuaram.  Mesmo jogando fora de casa, o Waitakere United não tomou conhecimento do Southern United e venceu por 3-0, com destaque para Richard Cardozo, que marcou duas vezes, enquanto Daniel Morgan fechou o placar.


Chris Murphy (vermelho) é um dos destaques do Canterbury United para esta temporada


  Também fora de casa, o Auckland City goleou o Team Wellington, por 4-1, com gols de Darren White, David Browne, Alex Feneridis e Mario Bilen para os visitantes; Jamie de Abreu descontou para os mandantes. Fechando a rodada inaugural, o novato WaiBOP United bateu em casa o Canterbury United por 2-1, graças aos tentos de Milos Nikolic e Maslim Malko; Dan Terris fez o tento dos “Dragões”.



Assista aos bons lances da vitória do HBU sobre o Southern United

  Já a 2ª rodada teve como característica os resultados apertados. O bom time do Hawke’s Bay United, que chegou às semifinais na última edição da ASB Premiership, venceu, com gols de Sean Lovemore e Thomas Mosquera (2), o Southern United por 3-2; Daniel Morris e Campbell Higgins fizeram para a equipe de Dunedin, que nada mais é do que a versão “reformulada” do Otago United.


Assista ao VT do triunfo do Waitakere United sobre o Team Wellington

  Em outra partida da jornada, o Waitakere United bateu o Team Wellington por 2-0, com gols de Jordan Lowdon e do artilheiro Richard Cardozo. Já o Auckland City fez o dever de casa ao passar pelo WaiBOP (formado a partir de fusão de equipes da região de Hamilton capitaneada pelo Waikato FC) por 3-1, com Roy Krishna, Adam Dickinson e David Browne indo às redes pelos azuis; Maslim Manko descontou para os visitantes.



Confira os melhores momentos da vitória do Auckland City sobre o WaiBOP United

  Protagonizando o 1º empate do campeonato, o Wanderers (formado por jogadores Sub-20 da Seleção Neozelandesa) recebeu o Canterbury United e ficou no 2-2: Scott Doney abriu o placar para os locais, que sofreram a virada graças ao tento de Federico Marquez e ao gol contra do goleiro Damian Hirst. Mas, aos 49 minutos da etapa complementar, quando tudo já parecia estar definido, Finn Cochran empatou o embate e fez a alegria dos adeptos presentes no North Harbour Stadium.



Sean Morris fez um dos gols do Hawke's Bay United no triunfo sobre o WaiBOP. Confira no vídeo acima

  A 3ª rodada não teve partidas tão disputadas como as anteriores. Merece destaque a boa vitória do Hawke’s Bay United, longe de seus domínios, sobre o WaiBOP, por 2-0, com tentos anotados por Sean Morris e Thomas Mosquera. Já os atuais tetracampeões neozelandeses não tiveram dificuldades em seu encontro: atuando em Whenuapai, o Waitakere United bateu o Wanderers por 4-1, com gols de Ian Hogg, Jake Butler, Dylan Stanfield e Jordan Morris anotando para o clube alvirrubr; Stuart Houthusen anotou o dgol de honra do penúltimo colocado.


Veja o VT da goleada do Waitakere United sobre o Wanderers SC

  Completando a 3ª rodada, o Team Wellington, com tentos de Charlie Henry e do craque salomônico Henry Fa’arodo (2), bateu o Southern United por 3-1, que chegou ao gol através de Henrique Viana. Completando a rodada, Canterbury United e Auckland City comprovaram o poder de seus sistemas defensivos não saíram do 0-0.



Mosquera fez o segundo tento do HBU contra o WaiBOP. Veja o gol no vídeo acima

  Na 4ª rodada do certame, o grande destaque é a disputa da 44ª edição do “Super City Derby” entre Auckland City e Waitakere United em Kiwitea Street. Porém, não pode ser deixada de lado a partida do invicto Hawke’s Bay United, que receberá o Team Wellington em Napier. Já o Southern United tenta seus primeiros pontos em casa no duelo contra os “Dragões” do Canterbury United. Fechando a rodada, o duelo de novatos entre Wanderers e WaiBOP pode ser a chance de recuperação para as duas equipes.

  Fonte das Imagens: Site Oficial da ASB Premiership

Nenhum comentário:

Postar um comentário