sábado, 19 de outubro de 2013

Tupapa Maraerenga e Kiwi vencem e disputarão vaga na Fase de Grupos OFC Champions League em confronto direto

  Por João Victor Gonçalves

  As expectativas dos amantes do futebol da Oceania se confirmaram com a 2ª Rodada da Fase Preliminar da OFC Champions League, disputada em Pago Pago, capital da Samoa Americana: superiores tecnicamente a seus rivais, Tupapa Maraerenga e Kiwi SC lutarão pelo posto na Fase de Grupos da principal competição do continente num confronto decisivo válido pela 3ª e última rodada do Quadrangular.


Jogadores do Lotoha'apai United (vermelho) comemoram a abertura de contagem contra o Kiwi SC (azul)

  Na partida inaugural da segunda jornada, o Kiwi SC tinha pela frente o Lotoha'apai United, equipe que ostenta uma verdadeira hegemonia no futebol tonganês. Os samoanos lutavam pela vitória que lhes deixaria muito próximos da vaga, enquanto os alvirrubros jogavam suas últimas fichas na esperança de uma improvável qualificação.


O fijiano Lui Muavesi (foto) acumula das funções de técnico e jogador no Lotoha'apai United

  Contrariando sua fama de "azarão", o Lotoha'apai United chegou à abertura de contagem logo aos 10 minutos, por intermédio do artilheiro Lafaele Moala. Porém, a alegria do escrete tonganês durou pouco: dois minutos depois, Jaime Mason, com um forte chute, igualou o placar.


Autor de dois gols, Adam Cowan (15, azul) foi o grande destaque do Kiwi SC na vitória sobre o Lotoha'apai United (vermelho)

  Porém, demonstrando seu espírito de luta, o Lotoha'apai United ficou novamente à frente do placar: para alegria dos comandados de Lui Muavesi, Mark Uhatahi precisou de duas tentativas para vencer o arqueiro Toetu e colocar os alvirrubros à frente do placar.


Lionel Taylor (13, azul, Kiwi SC) tenta encontrar um espaço no meio da defensiva tonganesa

  Justificando o equilíbrio do confronto, o Kiwi chegou mais uma vez à igualdade, aos 32 minutos, graças ao tento de Adam Cowan. Antes do intervalo, o quadro samoano pressionou o Lotoha'apai com maior incisividade, mas as boas intervenções do arqueiro Faupula garantiram o empate até o início da etapa complementar.


Confira os melhores lances do duelo entre Kiwi SC e Lotoha'apai United

  Todavia, o ditado popular: "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura" fez sentido no gramado do Pago Park: de tanto insistir, o Kiwi SC chegou à virada aos 6 minutos do segundo tempo, em outro tento do inspirado Adam Cowan. Oito minutos depois, o time samoano deu o golpe de misericórdia em seu rival tonganês com Joseph Gaughan. Sem forças para reagir, o Lotoha'apai apenas assistiu o time comandado por Martin Tamasese administrar a vantagem construída e vencer a segunda partida neste Quadrangular.


O goleiro Liam Little (rosa, Tupapa Maraerenga) faz boa defesa após chute de Gun Kang (6, amarelo, Pago Youth)

  Na partida principal da tarde, o Pago Youth contava com o apoio da fanática torcida de Samoa Americana para bater o forte Tupapa Maraerenga, favorito à conquista da vaga. Logo no primeiro minuto de partida, num lance de sorte e competência dos anfitriões, Gun Kang abriu o placar para os auri-negros, para delírio do público presente no Pago Park.


Johnny Sione (amarelo, Pago Youth) tenta driblar Grover Harmon (7, preto, Tupapa Maraerenga); ao fundo, vemos uma das belas igrejas de Pago Pago, capital da Samoa Americana

  O objetivo de não sofrer gols da equipe de Pago Pago durou 17 minutos: após boa trama do ataque cookiano, Byron Paulus bateu o arqueiro Mavaega e determinou o empate alvinegro. Apostando nas jogadas de contra-ataque, o Pago Youth conseguia segurar com eficiência o ímpeto ofensivo do Tupapa. Porém, no último lance da primeira etapa, o artilheiro Campbell Best conseguiu encontrar seu espaço na defensiva samoana-americana e virou a partida para os comandados de Delaney Yaqona.


Após ser expulso de campo, Ryan Samuelu (amarelo, Pago Youth) recebe um cumprimento de Hone Fowler (3, preto, Tupapa Maraerenga)

  Na segunda etapa, porém, uma verdadeira hecatombe abateu-se sobre a equipe da casa: evidenciando um desgaste físico natural e sofrendo a expulsão de dois jogadores (Ryan Samuelu e Ruben Luvu), a equipe de Pago Pago sofreu mais 9 gols, marcados por: Byron Paulus, Geoffrey Strickland, Sam Margetts (4), Rhys Ruka, Branden Turepu e Grover Harmon.


Veja os 12 gols da goleada do Tupapa Maraerenga sobre o Pago Youth

  Com a impressionante vitória, o Tupapa Maraerenga assume a liderança da chave, com os mesmos 6 pontos do Kiwi SC, mas levando vantagem no saldo de gols (13 a 6). Na rodada decisiva, que ocorre na madrugada de sábado para domingo em Pago Pago, o Tupapa depende apenas de um empate contra o próprio Kiwi para garantir seu posto na Fase de Grupos da OFC Champions League; já ao escrete samoano, só a vitória interessa. Na partida preliminar, Pago Youth e Lotoha'apai United jogam pela honra de Samoa Americana e Tonga, respectivamente, no certame.

  Confira a classificação da Fase Preliminar da OFC Champions League 2013/14:
  
Equipe
Tupapa Maraerenga
V
2
E
0
D
0
GP
14
GC
1
SG
13
PG
6
Kiwi
2
0
0
9
3
6
6
Lotoha'apai United
0
0
2
2
7
-5
0
Pago Youth
0
0
2
2
16
-14
0







  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário