terça-feira, 15 de outubro de 2013

Série de amistosos dos "Socceroos" resulta em mudança no comando técnico da Seleção Australiana

  Por João Victor Gonçalves

  O que parecia ser uma tranquila série de dois amistosos disputados pelos "Socceroos" visando aperfeiçoar seu futebol antes da estreia na Copa do Mundo de 2014 acabou se transformando numa revolução na Seleção Australiana. Abalado por mais uma goleada sofrida contra um gigante do futebol mundial, o treinador Holger Osieck foi demitido no intervalo entre as partidas contra França e Canadá, abrindo espaço para uma nova era no comando da seleção auri-verde.


Holger Osieck (foto) não é mais treinador da Seleção Australiana de Futebol. Foto: Football Australia

  A "gota d'água" para os dirigentes da Football Federation Australia foi a goleada por 6-0 sofrida em amistoso diante da França no Parc des Princes; no duelo, os "Socceroos" voltaram a exibir o futebol apático e as falhas defensivas verificadas na Fase Final das Eliminatórias, na qual a vaga no Mundial foi obtida com muito custo, e no amistoso contra o Brasil, no qual os comandados do alemão Osieck saíram derrotados pelo mesmo placar.


James Holland (amarelo, Austrália) tenta passar por Valbuena (direita, azul, França) e Benzema (esquerda, azul, França). Foto: AFP

  Contando com craques do naipe de Ribéry, Nasri e Benzema, os "Galos" partiram pra cima dos oceânicos desde o início do confronto, chegando à abertura de contagem aos 8 minutos, com Ribéry convertendo penalidade; antes do intervalo, a vantagem dos locais já era de quatro gols, graças aos tentos de Olivier Giroud (2) e Yohan Cabaye.


Assista aos gols da goleada francesa sobre os "Socceroos"

  No retorno para a segunda etapa, as alterações feitas por Osieck serviram mais para evidenciar os destaques negativos da equipe na primeira parte (como Carney, substituído pelo jovem Jason Davidson) do que promover uma alteração no estilo de jogo de seus comandados. Debuchy e Benzema fizeram os últimos tentos da vitória gaulesa. Com o encerramento da partida, a Austrália acumulava 19 gols sofridos nos últimos quatro jogos e a demissão de Holger Osieck era apenas questão de tempo.


Jogadores australianos (amarelo) mostram-se atônitos após o término do amistoso contra a França (azul). Foto: ABC

  E ela ocorreu antes mesmo da equipe retornar à sua terra-natal: três dias antes do amistoso contra o Canadá, em Londres, o contrato do alemão foi rescindido e Aurelio Vidmar, meia que envergou a camisa dos "Socceroos" durante 10 anos entre 1991 e 2001 e integrante da comissão técnica de Osieck, foi anunciado como comandante temporário do esquadrão auri-verde.


Aurelio Vidmar comandou o treino dos "Socceroos" em Londres antes da partida contra o Canadá; confira detalhes desta atividade no vídeo acima

  Em seu primeiro teste, uma prova de fogo contra o Canadá em Craven Cottage. Se o desempenho da equipe e do comandante provisório contra a seleção 106 do Ranking da FIFA não podem ser apontados como convincentes, ao menos a sorte pode já pode ser classificada como aliada dos "Socceroos" nesta nova era: logo aos 30 segundos de partida, Joshua Kennedy mostrou seu "faro de gol" e abriu o placar para os oceânicos.


Rhys Williams (amarelo, Austrália) disputa bola com Kyle Bekker (vermelho, Canadá). Foto: Getty Images

  Porém, o Canadá conseguiu equilibrar as ações durante o restante do primeiro tempo, exigindo boas intervenções do arqueiro Mitchell Langerak; na segunda etapa, a Austrália conseguiu criar melhores oportunidades e chegou a mais dois gols, sem maiores dificuldades: Dario Vidosic, aos 7, e Mathew Leckie, aos 34, definiram o placar final de 3-0 para o escrete qualificado ao Mundial de 2014.


Joshua Kennedy (9, amarelo, Austrália) foi um dos destaques dos "Socceroos" no triunfo sobre o Canadá (vermelho). Foto: ABC

  Vidmar mandou a campo o seguinte time, em sua primeira partida à frente dos "Socceroos": Langerak (Ryan); Carney, Davidson, Neill e Williams (Leckie); Vidosic, Holland, Bresciano (Rukavytsya), Jedinak e McKay; Kennedy. 3.741 pessoas compareceram à casa do Fulham Football Club para acompanhar o amistoso internacional entre australianos e canadenses.


Ange Postecoglou (foto) é um dos favoritos para assumir o posto de treinador da Seleção Australiana. Foto: Herald Sun

  Em relação à definição do comandante na Austrália durante a fase final da preparação para a Copa do Mundo, uma decisão oficial deve ser anunciada pela FFA nos próximos dias. Há a expectativa da confirmação de um nome australiano, sendo Ange Postecoglou e o próprio Aurelio Vidmar os favoritos para o posto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário