quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Oceânicos perdem na Copa do Mundo de Beach Soccer e Ilhas Salomão se despedem da competição

  Por Gustavo Curvelo

  A terceira e última rodada da 1ª fase do Mundial de Futebol de Areia não foi boa para os representantes oceânicos. Mesmo atuando em casa, o Tati foi derrotado pela Espanha, e classificou-se em 2º lugar do Grupo A. Já as Ilhas Salomão fizeram confronto direto com El Salvador na luta pela classificação, mas acabaram sucumbindo e tiveram a eliminação confirmada.


Autor de cinco gols na vitória salvadorenha sobre as Ilhas Salomão, Agustín Ruiz (10, branco) foi o grande destaque da noite de jogos em Papeete

  A noite desta segunda-feira (23) na cidade de Papeete, capital taitiana, foi agitada, com encontros emocionantes. Com 4 jogos válidos pelo Mundial de Futebol de Areia, coube ao público apoiar mais uma vez a seleção local e acompanhar possíveis futuros adversários dos “Tiki Toa”.


Disputa de bola entre camisas 11: Joe Luwi (amarelo, Ilhas Salomão) e Frank Velásquez (branco, El Salvador)

  Abrindo o dia de competição, os já eliminados Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos se enfrentaram em partida válida pelo Grupo A, diante de um pequeno público. Mesmo sofrendo o primeiro tento logo aos 3 segundos, os norte-americanos conseguiram a virada e venceram por 6-4, ficando com a 3ª colocação de seu grupo.


McPhilip Aisa (8, Ilhas Salomão) se prepara para desferir forte chute

  Pouco depois, Ilhas Salomão e El Salvador jogaram pela classificação. A partida era válida pelo Grupo B, que já tinha a Argentina classificada e a Holanda sem chances de avançar para as quartas-de-final.


Apesar da eliminação, jogadores salomônicos (foto) agradecem o carinho da torcida taitiana

  Com a bola rolando, os salomônicos saíram perdendo por 2-0, com gols de anotados por Agustín Ruiz. Contudo, não desistiram e chegaram ao empate em 3-3, já no 2º período.
Daí em diante, os salvadorenhos estiveram à frente do marcador, administrando a vitória e fechando o placar em 7-6. Os gols de El Salvador foram feitos por Agustín Ruiz (5 vezes), Frank Velásquez e Elmer Robles, enquanto que os “Bilikiki” conseguiram êxito frente à meta centro-americana através de Nicholas Muri (3), McPhilip Aisa, Anthony Talo e Robert Laua.



Veja os gols da emocionante vitória salvadorenha sobre as Ilhas Salomão

  O evento seguinte envolveu os selecionados da Espanha e do Taiti, valendo a 1ª colocação do Grupo A. Atuando em casa, os “Tiki Toa” não conseguiram repetir as boas partidas diante de Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos, perdendo a partida por 4-2.


Jogadores taitianos (vermelho) fazem o "haka" ante os atletas espanhóis

  O jogo teve início com domínio espanhol, que buscou encurralar o adversário. Mesmo sentindo-se motivado por sua torcida (que fez um lindo mosaico na arquibancada com as cores da bandeira da ilha), o Taiti pouco produziu no início, fazendo com que a equipe ibérica abrisse 4-0.


Patrick Tepa (vermelho, Taiti) lamenta chance perdida após defesa de Dona (amarelo, Espanha)

  A reação local veio apenas no segundo período, quando Li Fung Kuee arriscou chute de média distância e Patrick Tepa aproveitou o rebote do goleiro Dona para descontar. No último tempo, Li Fung Kuee ainda deixou sua marca, mas foi insuficiente para que a equipe pudesse chegar à virada.


O capitão Naea Bennett (centro, Taiti) mostra habilidade ao dominar a bola entre Mejías (esquerda, Espanha) e Pajón (direita, Espanha)

  Fechando a rodada, a já classificada Argentina jogou diante da Holanda, que já se encontrava sem chances de classificação. Entretanto, quem esperava que os “Hermanos” fossem ganhar sem maiores dificuldades se enganou.


Kuman (azul, Espanha) é marcado de perto por Heiarii Tavanae (vermelho, Taiti)

  O início dos “portenhos” foi avassalador. Eram 12 segundos jogados e a seleção sul-americana já vencia por 2-0. Terminado o primeiro período, o placar era de 4 a 0. Porém, a “Laranja Mecânica” reagiu e chegou ao empate em 5-5, com gol de Charlie Van Den Ouweland a apenas 3 segundos do término do embate, o que culminou na disputa da prorrogação.


Marama Amau (vermelho, Taiti) tenta se livrar da marcação espanhola

  No tempo extra, a partida não teve alteração no placar, indo para a disputa de pênaltis, na qual os europeus venceram. Todavia, com os dois pontos somados, o time comandado por Niels Kokmeijer não conseguiu chegar nem mesmo à 3ª colocação da chave, que ficou com as Ilhas Salomão.



Confira os gols do triunfo espanhol sobre os anfitriões polinésios


  Encerrada a 1ª fase, seguem na disputa apenas 8 seleções divididas em quatro chaves, que se enfrentarão em jogo único válido pela fase de Quartas-de-final, do qual o vencedor classifica-se para a semifinal. Confira os jogos, que serão realizados na madrugada de quarta para quinta-feira (horário de Brasília):

  Rússia x Irã
  Brasil x Japão
  Espanha x El Salvador
  Argentina x Taiti

  Fonte das Imagens: FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário