quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Nova Zelândia vence Arábia Saudita e vai à Final da OSN Cup 2013

  Por João Victor Gonçalves

  A Nova Zelândia conseguiu na tarde de hoje um importante resultado em sua preparação para a disputa do Qualificatório Intercontinental contra o 4º colocado das Eliminatórias da Concacaf, que dará ao vencedor um posto na Copa do Mundo de 2014. Jogando em Riad, os "All Whites" surpreenderam os anfitriões sauditas e garantiram um posto na grande decisão da OSN Cup, torneio amistoso que reúne, além das duas seleções, Emirados Árabes Unidos e Trinidad & Tobago.


Chris Killen (10, branco) foi o autor do gol da classificação neozelandesa à final da OSN Cup 2013. Foto: NZ Football

  Antes mesmo do início da partida, os comandados de Ricki Herbert viram que seu maior adversário não estava dentro das quatro linhas: tratava-se do forte calor vivido na capital saudita, com a temperatura ambiente atingindo insuportáveis 35°C ao anoitecer.


Os "All Whites" (foto) vão em busca de sua terceira participação na Copa do Mundo. Foto: Aleqt

  Em termos táticos, o comandante neozelandês reservou uma grata surpresa aos fãs dos "All Whites", escalando sua equipe com três meio-campistas habilidosos (Andrew Durante, Chris James e Jake Butler) e três jogadores no setor ofensivo (Chris Wood, centralizado, Jeremy Brockie e Kosta Barbarouses).


Os treinadores das quatro seleções participantes do torneio (da esquerda para a dieita: Anton Corneal, Ricki Herbert, Juan Ramón López Caro e Mahdi Ali, treinadores de Trinidad & Tobago, Nova Zelândia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, respectivamente) posam ao lado do troféu da OSN Cup 2013. Foto: WAC Emirates

  Logo nos primeiros minutos, a estratégia mostrou-se eficiente, com os "All Whites" dominando as jogadas ofensivas e encurralando os sauditas no seu campo defensivo. A equipe local não conseguia encontrar seu melhor estilo de jogo, apostando apenas nas jogadas de contra-ataque, para desespero do treinador espanhol Juan Ramón López Caro.



Há 22 anos, a Nova Zelândia empatava com a Arábia Saudita na jornada que terminou na primeira classificação dos "All Whites" a um Mundial. Relembre os gols da partida no vídeo acima

  O domínio dos oceânicos foi convertido em pelo menos três boas oportunidades, concluídas por Butler, Wood e Barbarouses e defendidas em boas intervenções do arqueiro saudita Abdullah. Sem conseguir encontrar a efetividade necessária no ataque, os neozelandeses não chegaram à abertura de contagem e a partida foi para o intervalo com o placar em branco.


Ricki Herbert (foto) surpreendeu os torcedores neozelandeses ao escalar a seleção com três atacantes. Foto: Soccerway

  Na segunda etapa, o fator físico foi determinante para um melhor desempenho dos sauditas, que aproveitaram o cansaço dos neozelandeses e lançaram-se ao ataque em busca da vitória. Porém, exatamente no momento em que os donos da casa mostravam seu melhor futebol durante todo o duelo, os "All Whites" chegaram ao gol: com tranquilidade, Kosta Barbarouses encontrou Chris Killen livre na ala esquerda. O avante, que havia substituído Wood no início da etapa complementar, disparou um tiro rasteiro, não alcançado pelo arqueiro Abdullah, que estava atrasado no lance.


Assista ao gol da vitória neozelandesa sobre a Arábia Saudita na estreia da OSN Cup 2013

  O tento desaminou o quadro local, que não buscou o empate com a sagacidade necessária para garantir-se na grande decisão da OSN Cup. Com isso, coube aos comandados de Ricki Herbert o papel de administrar a posse de bola, aguardando o apito final e a confirmação da vaga na partida final. Na próxima segunda-feira, os "All Whites" enfrentarão os Emirados Árabes Unidos em busca do título; o quadro emiratense classificou-se à decisão ao bater Trinidad & Tobago por 7-6 na disputa de pênaltis, após empate por 3-3 no tempo normal.


 
Confira um dos gols dos Emirados Árabes Unidos no empate por 3-3 com Trinidad & Tobago

  A Nova Zelândia foi a campo com: Moss; Reid, Lochhead, Sigmund (Bertos) e Smith; Butler (Clapham), James, Brockie e Barbarouses; Wood (Killen) e Durante (Howieson). Spoonley, Vicelich e Bright foram os reservas não utilizados. O comando técnico esteve a cargo de Ricki Herbert.

Nenhum comentário:

Postar um comentário