quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Leen Looijen será o comandante da Seleção Tuvaluana em sua excursão pela Holanda

Por Carlos Santos

  Leen Looijen é o novo técnico da Seleção Tuvaluana de Futebol. O holandês de 63 anos comandará o selecionado tuvaluano num período de treinamento de três meses na Holanda, o qual se inicia amanhã, 16 de Agosto.

O experiente Leen Looijen (foto) foi anunciado como novo treinador da Seleção Tuvaluana de Futebol. Foto: Omroep Gelderland

  Logo em sua chegada, o treinador declarou estar animado com seu novo desafio: "Devo muito ao futebol e penso que é ótimo que eu possa voltar às atividades como treinador de Tuvalu. Gostaria de dar a minha contribuição para o desenvolvimento do futebol tuvaluano, não somente melhorando o nível técnico, tático e condição física dos jogadores, mas também revivendo uma forma profissional de se pensar a modalidade".

Atletas e comissão técnica tuvaluanos (foto) terão pela frente uma empolgante excursão em território holandês. Foto: World Football

  Nessa excursão, serão realizadas mais de 20 partidas contra clubes amadores dos Países Baixos. Os tuvaluanos começarão sua viagem em Friesland, seguindo posteriormente para Heerenveen. O primeiro jogo está previsto para o próximo dia 22, contra o VV Nieuweschoot. Entre as partidas, está previsto um encontro em Voorburg contra o VV Wilhelmus, que celebrará seu centenário duelando contra o selecionado da Oceania. A volta dos atletas para o arquipélago está prevista para o início de Novembro.

Jogadores tuvaluanos (foto) terão a oportunidade de mostrar seu talento no continente europeu. Foto: Road to Brazil

  A respeito dos desafios que terá pela frente, Looijen fez questão de ressaltar: "Entendo que o nível de futebol é totalmente diferente do que existe na Holanda, mas acho que não há problema. Espero que os jogadores voltem para casa depois destes três meses com um sentimento bom e que eu também possa experimentar este sentimento por um bom tempo".

Em 13 de Janeiro de 1974, Leen Looijen (foto), então à frente do NEC, tinha um de seus primeiros grandes desafios como treinador, contra o tradicional PSV. Derrota por 2-1. Foto: Gahetna

  Experiência internacional é o que não falta a Looijen, que treinou a Seleção das Antilhas Holandesas entre 2007 e 2008; além disso, já teve a oportunidade de comandar o St. Gallen, da Suíça. Em seu país, teve mais destaque na função de treinador à frente do NEC Nijmegen, clube que comandou de Janeiro a Junho de 1974 e de 1978 a 1981. Na mesma equipe, desempenhou o trabalho de diretor técnico de 1994 a 2007. Além disso, acumula passagens como treinador pelos holandeses Vitesse, RKC Waalwijk, NAC Breda, FC Groningen e FC Emmen. Também foi diretor técnico do De Graafschap, outro clube de seu país-natal.

A trajetória de Leen Looijen foi descrita no livro "Aprender a ser um vencedor com as derrotas". Foto: Forza NEC

  Além dos duelos dentro do gramado, uma série de atividades culturais será realizada em território holandês tendo os oceânicos como personagens principais. Os jogadores irão às escolas com o objetivo de conscientizar os jovens holandeses sobre o impacto das mudanças climáticas no arquipélago. A média de altitude no território tuvaluano é de apenas três metros e o país corre o risco de desaparecer graças ao aumento do nível do mar.

O ponto máximo da excursão dos tuvaluanos pela Holanda será a partida que marcará a comemoração do centenário do VV Wilhelmus (foto)

  Paul Driessen, diretor de marketing e comunicação da Tuvalu Football Association, destacou a satisfação da entidade com a contratação de Leen Looijen: "Estamos muito satisfeitos e orgulhosos de que fomos capazes de voltar a contratar um treinador experiente como Leen Looijen. Ele tem mais de 30 anos de experiência no futebol profissional e estou convencido de que os jogadores Tuvalu farão um grande progresso sob a sua liderança".

Nenhum comentário:

Postar um comentário