quinta-feira, 8 de agosto de 2013

É Campeão: Ba conquista o título da Liga Fijiana pela 19ª vez em sua história

  Por Gustavo Curvelo

   Definitivamente, os campeonatos nacionais na Oceania têm se tornado muito mais competitivos. Embora em algumas federações certas equipes vençam o título máximo de seus países com certa tranquilidade, ficou evidente a melhora substancial dos campeonatos, proporcionando maior equilíbrio e, consequentemente, mais emoções para os adeptos.


Eis os jogadores do Ba (foto): tetracampeões nacionais fijianos

   Um exemplo claro foi o que ocorreu na última edição da Premia Divisen, de Vanuatu. Em virtude de uma excelente temporada continental, muitos apostavam na conquista do título por parte do Amicale FC. Porém isto não foi confirmado: com uma boa e jovem equipe, o Tafea FC venceu os alvirrubros na decisão e conquistou o campeonato. Porém, o próprio Tafea “provou de seu veneno” na Wilco Independence Cup, ao ser eliminado na semifinal pelo modesto Shepards United, que ficou com o segundo lugar no certame.


Jogadores do Nadi (foto) celebram a conquista da Vodafone Fiji FACT em 2013; além deste troféu, os "Jetsetters" garantiram o vice-campeonato nacional e uma vaga na OFC Champions League 2014

   Por essas e outras, o futebol é um esporte imprevisível. Considerado por muitos como detentor de uma das ligas mais equilibradas do continente, Fiji pôde vivenciar a experiência desta modalidade surpreendente.


O arqueiro Jone Ralulu (laranja) foi um dos principais responsáveis pela conquista do Ba, dono da melhor defesa da Liga Fijiana com apenas 14 gols sofridos

   A Liga Nacional Fijiana contou com a presença de 10 equipes (Ba, Nadi, Suva, Lautoka, Labasa, Rewa, Navua, Nadroga, Tavua e Savusavu), que se enfrentaram em turno e returno, totalizando 18 rodadas. O campeão foi definido através do sistema de pontos corridos, como é adotado na maioria dos países do continente.


O Suva, de Kolinio Sivoki (branco), despontou como principal rival do Ba na luta pelo título; porém, ao término das 18 rodadas, o quadro capitalino não conseguiu sequer um posto na OFC Champions League 2014

   O início do campeonato ocorreu no dia 11 de Janeiro, e, logo nas primeiras rodadas, ficou evidente que Suva e Ba brigariam de forma acirrada pelo título. A prova disso foi que, até a 14ª rodada, o Suva havia sido derrotado por apenas 4 vezes, enquanto que o Ba perdeu em somente 2 oportunidades. Porém, os “Homens de Preto” apresentaram uma grave queda de rendimento no final do torneio, colocando seu virtual título em risco, contrariando a lógica utilizada por muitos, que apostavam em mais uma conquista razoavelmente tranquila da equipe de Govind Park.


Kaair Khan (foto) não viu sua equipe, o Savusavu, vencer uma partida sequer na edição 2013 da Liga Fijiana; como consequência, a equipe de Ganilau Park jogará a 2ª Divisão em 2014

   O encerramento da 18ª rodada do torneio ocorreu na última quarta-feira (31). Porém, a última partida, envolvendo as equipes de Ba e Lautoka (que terminou empatada por 3-3) pouco importava. Isso porque 3 dias antes, com o Ba já campeão, as atenções concentravam-se na disputa pelo segundo lugar na tábua de classificação, que com as mudanças no regulamento da OFC Champions League, daria ao vice-campeão o direito de atuar no torneio continental já na próxima temporada.


Após três anos atuando no Lautoka, o atacante Abbu Zahid (preto) foi um dos destaques do Ba na conquista do tetracampeonato nacional

   Brigavam pelo posto as equipes de Suva e Nadi. O primeiro necessitava apenas de uma simples vitória diante do Lautoka, enquanto que o segundo, além de torcer pelo fracasso do adversário, tinha pela frente a obrigação de vencer o Ba. O resultado foi uma imensa celebração por parte dos aficionados alviverdes do Nadi, que venceram sua partida por 3-1 e contaram com um empate na outra partida (2-2).


O bom time do Suva FC (foto) terminou na modesta 3ª colocação

   Tratando-se de curiosidades, o Ba foi o clube com mais vitórias (13 no total), e teve o segundo melhor ataque, sendo superado neste aspecto apenas pelo bom time do Suva (que anotou 59 tentos). A maior goleada da competição ocorreu no dia 20 de Julho, quando o Suva bateu o vice-lanterna Tavua por impiedosos 15-0. Quanto aos feitos negativos, o Savusavu foi a única equipe que não conseguiu vencer, totalizando apenas 3 empates e impressionantes 15 derrotas. Além disso, deteve o pior ataque da competição, com 11 tentos marcados, e a segunda pior defesa, superior apenas à retaguarda do Tavua, que sofreu 85 gols.


Para a Temporada 2013/14, a meta do Ba (foto) é realizar o sonho de conquistar a OFC Champions League


  Com a conquista de 2013, o Ba chega ao seu 19º título nacional, o quarto consecutivo. A sequência de vitórias dos “Homens de Preto” só não é maior que a obtida entre 2001 e 2006, quando o time de Govind Park alcançou o hexacampeonato nacional. Já o vice-campeão, Nadi, dá mostras de que está retomando seus dias de glória: segunda equipe em conquistas da Liga Nacional, com 8 títulos, os “Jetsetters” garantiram seu retorno à OFC Champions League em 2014 e aparecem como grandes ameaças aos atuais tetracampeões na próxima temporada.

  Confira a classificação final da Liga Fijiana 2013:
  
Pos
Time
J
V
E
D
GP
GC
PG
1
Ba
18
13
2
3
58
14
41
2
Nadi
18
12
1
5
32
16
37
3
Suva
18
11
2
5
59
19
35
4
Lautoka
18
8
7
3
38
23
31
5
Labasa
18
9
3
6
29
20
30
7
Navua
18
8
3
7
32
22
27
8
Nadroga
18
5
3
10
21
27
18
9
Tavua
18
1
1
16
15
85
4
10
Savusavu
18
0
3
15
11
77
3

  Fonte das Imagens: Fiji Football Association

Nenhum comentário:

Postar um comentário