quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sonhando em voltar ao cenário internacional, futebol da Micronésia celebra a disputa de histórico amistoso local

  Por Carlos Santos

  Confirmando sua missão de ressaltar o que ocorre em todo o continente oceânico, nosso Blog abre espaço para falar sobre as novidades futebolísticas de mais um país da região: os Estados Federados da Micronésia. No pequeno país de 107 mil habitantes, a modalidade ganha adeptos a cada dia, organizando-se em torno de associações presentes em cada um dos Estados que formam a nação.

  Eis os atletas (foto) que representaram Pohnpei no primeiro jogo envolvendo seleções dos Estados da Micronésia.

  Um marco do desenvolvimento da modalidade no país ocorreu no último dia 21 de Março, quando foi realizado o primeiro jogo envolvendo seleções de Estados que compõem a Micronésia. Frente a frente no Pics Field, principal palco esportivo do país, enfrentaram-se a Seleção de Pohnpei e um combinado que representou os Estados de Chuuk e Yap. Pohnpei é o segundo Estado mais populoso da Micronesia, contando com uma população de 34.685 habitantes; na principal ilha do Estado, localiza-se sua capital e cidade mais populosa, Kolonia, e a capital federal, Palikir.


De branco, vemos os homens que representaram os Estados de Chuuk e Yap no desafio entre seleções locais no futebol micronésio

  Já Chuuk ostenta a marca de ser o Estado mais populoso da Micronésia, com 54.595 habitantes, tendo na cidade de Weno sua capital. Por fim, Yap é o terceiro Estado da Micronésia em termos populacionais, contando com 16.436 habitantes e tendo em Colonia sua sede administrativa. Dentro das quatro linhas, a maior organização e experiência da Seleção de Pohnpei foi um fator determinante para a vitória da equipe mandante por 4-3.


Jogadores demonstram muito entusiasmo após o histórico amistoso disputado no Pics Field

  Em termos institucionais, o futebol é comandado no país pela Federated States of Micronesia Football Association, que tem como grande meta conseguir sua filiação à Asian Football Confederation (AFC) e à FIFA. Em sua história, a Seleção Nacional da Micronésia disputou sete partidas, com seis derrotas e apenas uma vitória. O triunfo histórico ocorreu no dia 12 de Julho de 1999, quando os micronésios bateram a Seleção das Ilhas Marianas do Norte por 7-0. Em sua única participação numa competição oficial, a Micronésia acumulou quatro derrotas nos Jogos do Pacífico Sul de 2003: 0-10 contra Papua Nova Guiné, 0-7 contra Tonga, 0-18 contra a Nova Caledônia e 0-17 contra o Taiti.


Seleção da Micronésia posa para foto em uma das raras oportunidades em que esteve formada para a disputa de uma partida

  Apesar dos placares negativos em sua experiência oficial no Futebol, a volta aos gramados da Seleção Micronésia é algo esperado para os próximos anos. Para isso ocorrer, o passo fundamental é a estruturação da modalidade a nível local. Quem realiza os maiores esforços nesta área é a Pohnpei Soccer Association, que conta com dez times associados e organiza competições regularmente. Os esforços, não só dos atletas e dirigentes de Pohnpei, como também dos que moram em outros Estados da Micronésia, são fundamentais para a sobrevivência e desenvolvimento da modalidade no país, a qual conta com a torcida de nosso Blog e de todos os amantes do futebol da Oceania!

  Fonte das Imagens: Pohnpei Soccer Association

Nenhum comentário:

Postar um comentário