segunda-feira, 15 de julho de 2013

Presidente da Palau Football Association comenta a realidade do futebol em seu país. Confira!

  Por Carlos Santos e João Victor Gonçalves

  Conhecer a realidade do futebol nos pequenos países da Oceania é de fundamental importância para entendermos a paixão que os habitantes do continente dedicam ao esporte e, em especial, à modalidade. Na matéria de hoje, trazemos aos nossos leitores a realidade do futebol no Palau.


A difusão do futebol entre os mais jovens é uma das apostas para a popularização da modalidade no Palau

  Independente desde 1994, a República do Palau conta com uma população de  pouco mais de 20 mil habitantes. Desde 2006, sua capital é a cidade de Melequeoque. Em termos futebolísticos, a modalidade no país é regida pela Palau Football Association, que não é filiada à FIFA. Ao longo de sua história, a Seleção de Palau entrou em campo em cinco oportunidades, somando duas vitórias (7-1 contra Pohnpei e 7-1 contra Yap) e três derrotas (1-12 contra as Ilhas Marianas do Norte, 2-15 contra Guam e 2-6 contra Vanuatu).


Crianças têm seu contato com a bola no gramado do PCC Track & Field Stadium, principal estádio do Palau

  A manutenção do futebol no país está ligada a doações de beneméritos do comércio local. Porém, engana-se quem pensa que o dinheiro é revertido para as contas dos jogadores locais: o presidente da federação local, Charles Reklai Mitchell, mantém no arquipélago programas que visam o desenvolvimento da modalidade entre crianças e jovens.


O presidente da Palau Football Association, Charles Reklai Mitchell (esquerda) recebe doação de empresários locais

  Em entrevista ao nosso Blog, Charles Reklai Mitchell informou que tentará reformar a seleção palauana até Setembro. Ele e outros alentadores do futebol palauano estão providenciando uma empresa para a fabricação de camisas, meios de transporte internacional, um novo logotipo para a Palau Football Association e novas camisas, que estarão prontas até Agosto.


Jogador do Taj (azul celeste) prepara-se para cobrar falta em partida contra o Belau Kanu Club (preto), em partida válida pelo Campeonato Palauano de Outono

  A exemplo do que acontece em muitas cidades pequenas do Brasil, Mitchell lamenta a falta de apoio do governo local para o desenvolvimento da modalidade no país. Apesar das limitações financeiras e estruturais, a PFA organiza um Campeonato Nacional anualmente em Palau, o qual se inicia no próximo mês de Setembro e terminará entre Fevereiro e Março de 2014, o que dependerá das condições climáticas do país.


Crianças palauanas (foto) acompanham a decisão do Campeonato Palauano de Outono na pista de atletismo do PCC Track & Field Stadium, em Koror

  Apesar do desejo de retomar as atividades da seleção palauana, o mandatário do futebol local ressalta que afiliar-se à FIFA neste momento não é uma prioridade: "Não temos pressa para nos afiliarmos à FIFA. Gostamos de ter controle total das nossas decisões. Não queremos que ninguém mande ordens do que deveríamos fazer", ressalta Charles, prevendo dificuldades estruturais para se enquadrar nos critérios exigidos pela entidade máxima do futebol.


New Stars (branco e azul), Taj (azul celeste) e trio de arbitragem perfilam-se antes da decisão do Campeonato Palauano de Outono

  Além do Campeonato Nacional, há a disputa de torneios organizados pela PFA para jogadores na faixa etária dos 9 aos 15 anos. Em relação às possibilidades de afiliação, a diretoria da federação local ainda não decidiu se tentará adquirir o status de membro da Asian Football Confederation (AFC) ou da Oceania Football Confederation (OFC).


Jogador do Taj (azul celeste) cobra falta em duelo decisivo contra o New Stars (branco e azul)

  Com recursos e estrutura limitados, as missões da Palau Football Association são modestas, mas dignas de toda a admiração de que acompanha o futebol da Oceania. Entre elas, encontram-se: realizar os campeonatos das categorias de base para jovens e crianças; garantir a disputa do campeonato adulto; construir um novo estádio de futebol no país, com medidas oficiais (projeto que depende do apoio da iniciativa privada). Segundo Mitchell, a grande esperança de recursos é a venda de camisas da seleção local, o que, segundo ele, irá “ajudar tremendamente” os objetivos da PFA.


Jogadores do Taj (foto) celebram a conquista do Campeonato Palauano de Outono de 2012 (que terminou em Março de 2013)

  O Campeonato Nacional 2012 (que se prolongou até o início de 2013) foi disputado com a participação de cinco clubes (New Stars, Taj, Belau Kanu Club, Team Bangladesh e Kramers), todos sediados em Koror, maior cidade (cerca de 10 mil habitantes) e antiga capital do Palau. A primeira fase da competição contou com os times se enfrentando em dois turnos, com a definição dos quatro semifinalistas. Em seu ano de debut no futebol palauano, o New Stars surpreendeu,  capitaneando a classificação após 8 rodadas com 7 vitórias e um empate.


Jogadores do New Stars (foto) recebem as medalhas de vice-campeões do Campeonato Palauano de Outono

  Nas semifinais, o quadro novato não teve dificuldades para bater o tradicional Team Bangladesh por 2-0; no outro confronto, o Taj sofreu, mas bateu o Belau Kanu Club por 4-3. Na grande decisão, porém, o favoritismo do New Stars foi por terra frente uma atuação de gala do ataque celeste do Taj, que venceu o duelo decisivo no PCC Track & Field Stadium por 5-3. Harry, Kamatsu e Nishita fizeram os tentos do Taj, enquanto Mac, Siib e Nasa anotaram os gols do New Stars.


Jogador do Taj (esquerda) coloca a medalha de campeão no peito de seu companheiro de time

  A conquista do Campeonato de Outono de 2012 (encerrado em Março de 2013) foi a primeira do Taj. No palmarés histórico do Campeonato Palauano, o maior campeão é o Team Bangladesh, com três conquistas (2005, 2007 e 2012 – Campeonato de Primavera), seguido pelo Daewoo Ngatpang, que possui dois títulos (2004 e 2010) e por Kramers (2008), Surangel & Sons Company (2006) e Melekeok FC (2009), com um título cada.


Eis o time do Taj (foto), Campeão Palauano de Outono da Temporada 2012/13


  Em breve, traremos mais notícias do futebol palauano, esperando que os projetos do presidente da Palau Football Association e seus apoiadores se realizem. Em breve, poderemos ter a modalidade sendo desenvolvida no país em um estádio de dimensões oficiais, com a seleção nacional formada e, o mais importante, com o amor cada vez crescente das crianças e jovens palauanos pela bola!

  Fonte das Imagens: Palau Football Association (PFA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário