quarta-feira, 24 de julho de 2013

É dada a largada para o Campeonato Oceânico de Futsal 2013!

  Por Rodrigo Augusto

  Foi dada a largada para mais um evento organizado pela OFC no ano de 2013: o Campeonato de Futsal da Confederação Oceânica. O certame, que conta com oito participantes, promete bons jogos e a consolidação da modalidade no continente.


Jogadores taitianos posam para foto antes de partida contra Vanuatu

  O principal objetivo do torneio é manter as seleções oceânicas na atividade, já que o campeão não garante vaga para o Mundial da categoria, que será disputado em 2016, na Colômbia. Por isso, além das seleções locais, a competição conta com a participação de Austrália e Malásia, convidadas que são associadas à Federação Asiática, e com os times A e B da Nova Zelândia.


Ostentando colares típicos e o belo novo uniforme, "Yellow Boys" de Vanuatu posam para foto antes da estreia contra o Taiti

  Com duração de apenas cinco dias, o campeonato tem um formato peculiar de disputa: as oito equipes dividem-se em duas chaves com quatro seleções cada; as duas melhores avançam às semifinais. Além da decisão, o torneio ainda conta com disputas por sétimo, quinto e terceiro postos.


Goleiro do NZ Invitational (foto) estica-se todo, mas não consegue alcançar em bola em lance de ataque australiano

  Na abertura do certame, que é realizado na Trusts Arena, em Auckland, Nova Zelândia, Taiti e Vanuatu, participantes do Grupo B, fizeram um equilibrado duelo. Os “Yellow Boys” tentaram surpreender os polinésios, abrindo uma vantagem de 3-1 no placar; porém, brilhou a estrela de Mote Tino: com quatro gols, o goleador taitiano foi o grande nome dos alvirrubros na reação que culminou com a vitória dos francófonos por 5-3.


Assista ao VT do encontro entre Taiti e Vanuatu

  No outro jogo da chave, um curioso duelo entre a Austrália e o Time B da Nova Zelândia (conhecido como “New Zealand Invitational”), formado por jogadores da Liga Neozelandesa que não foram convocados para o selecionado principal dos “Kiwis”. Conforme o esperado, os “Socceroos” passearam em quadra e, mostrando técnica e entrosamento, não deram chances para o “Segundinho” neozelandês, goleando-os por 9-0, placar construído com gols de seis jogadores diferentes, numa demonstração do poder coletivo australiano.


Reveja a vitória australiana sobre o time B da Nova Zelândia

  Nos duelos do Grupo A, considerado o mais forte do certame, Malásia e Nova Caledônia se enfrentaram em busca de conquistar três importantes pontos na luta pela classificação. Apesar das expectativas em relação à atuação dos “Cagous”, o selecionado malaio foi superior, vencendo por 8-3, com sete tentos anotados na primeira etapa, numa mostra de disposição das duas equipes.


Confira o triunfo malaio sobre os "Cagous"

  Fechando a rodada inicial, Ilhas Salomão e Nova Zelândia fizeram o “Clássico Oceânico das Quadras”. Ao contrário dos gramados, a soberania na modalidade é dos “Kurukuru” salomônicos, campeões continentais em 2008, 2009, 2010 e 2011. Porém, o time neozelandês conseguiu mostrar sua evolução e, atuando em casa, venceu a representação visitante por 7-3, um placar surpreendente tendo em vista o histórico dos países nas disputas continentais.


Assista a todos os lances do duelo entre os "Kurukuru" e os "All Whites"

  Na segunda rodada, disputada hoje, 28 gols foram marcados em quatro jogos, o que resultou numa boa média de sete tentos por partida. No duelo de abertura da “jornada quádrupla”, a forte seleção das Ilhas Salomão enfrentou a inconstante Nova Caledônia em busca de reabilitação após a derrota ante a Nova Zelândia A.


Atual tetracampeã continental, a Seleção das Ilhas Salomão (foto) estreou com derrota no Campeonato Oceânico de Futsal 2013

  Apesar da superioridade técnica, a vitória salomônica veio com certa dificuldade, refletida no placar final de 7-4 a favor dos “Kurukuru”, com destaque para a boa atuação do capitão Elliott Ragomo. Visando a qualificação à próxima fase, os moços de Honiara jogam sua sobrevivência contra a Malásia, enquanto a Nova Caledônia, já eliminada, cumpre tabela contra a anfitriã Nova Zelândia.


Veja os 11 gols da vitória salomônica sobre a Nova Caledônia

  Em Seguida, tivemos um duelo válido pelo Grupo B: o Taiti enfrentou o “NZ Invitational”, ou seja, o time B dos “All Whites”. Mesmo sem realizar uma grande atuação, os polinésios conseguiram a vitória e já garantiram a classificação à próxima fase.


Confira os melhores lances da partida que determinou a classificação do selecionado taitiano

  Os comandados de Heitapu Hunter encontraram um desentrosado rival neozelandês, fator que foi decisivo para a vitória por 2-0, conquistada com gols de Faarahia e Kavera. Com a derrota, o “Segundinho” local está eliminado do torneio.


Jogadores taitianos (foto) celebram um dos gols na vitória por 2-0 sobre o NZ Invitational

  No outro jogo do Grupo B, os favoritos australianos enfrentaram Vanuatu, reeditando o confronto que definiu o campeão continental em 1996. Porém, o sonho dos vanuatuanos de reeditar o vice-campeonato da ocasião não será realizado em 2013. Demonstrando aplicação tática e eficiência, os “Cangurus” venceram por 6-1. O destaque da peleja foi o bom camisa 10 Daniel Fogarty, autor de quatro gols australianos. Na última rodada, Austrália e Taiti se enfrentam no duelo que decidirá o primeiro colocado da chave.


Confira o VT da goleada australiana sobre os "Yellow Boys" de Vanuatu

  No fechamento da rodada, Malásia e Nova Zelândia fizeram o jogo mais esperado pelo público que compareceu à Trusts Arena. Porém, os torcedores locais, que esperavam uma reedição da boa atuação da estreia contra os salomônicos, foram surpreendidos.


Assista aos gols da vitória malaia sobre os anfitriões neozelandeses

  O quadro malásio não deu chances aos anfitriões, vencendo por 7-1. A representação asiática mostrou uma excelente porcentagem de passes certos e um bom aproveitamento nas finalizações, enquanto o time local deu mostras que a vitória sobre o atual campeão continental não é o suficiente para rivalizar com os rivais malaios, que estão praticamente classificados e despontam, ao lado dos australianos, como favoritos ao título do Campeonato Oceânico de Futsal. Continue acompanhando nossa cobertura da competição e confirme se um dos “convidados indesejados” sairá da disputa com a medalha de ouro no peito!

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário