terça-feira, 30 de julho de 2013

Amicale bate Shepherds United e conquista a Copa da Independência em Vanuatu

  Por João Victor Gonçalves

  A torcida do Amicale, enfim, teve um motivo para comemorar em 2013: após perder o título do Campeonato Nacional para seu maior rival, o Tafea, os "Red Roosters" recuperaram-se e conquistaram mais um galardão a nível nacional. Trata-se da Copa da Independência de Vanuatu, cuja final foi disputada nesta terça-feira, feriado nacional no arquipélago, que comemora os 33 anos da libertação do domínio franco-britânico.


Jogadores do Amicale (foto) comemoram a conquista da Copa da Independência ao lado do cheque de premiação e do troféu do certame

  Na grande decisão, o adversário dos "Galos Vermelhos" foi o surpreendente Shepherds United. A equipe dos "pastores", que atualmente disputa a Vanuatu Premia Divisen, chegou à sua primeira final nacional ao bater, após disputa de prorrogação, o poderoso Tafea por 2-1. O ataque fulminante dos "polvos", comandado por George Ratu e Alista Kalip, chegou a abrir o placar, mas Danny Michel empatou a partida para os valentes "alvinegros". No tempo extra, Pascal Chabod fez o tento que garantiu a vaga inédita para o United.


Jogadores do Shepherds United (branco) celebram o gol de Pascal Chabod (centro), que garantiu a equipe alvinegra na grande decisão

  A vaga do Amicale para a grande decisão também foi obtida com dificuldades: enfrentando o bom time do Erakor Golden Star, os "Red Roosters" tiveram de segurar as descidas ofensivas do rival lideradas por Tony Kaltak e Jack Niko. Porém, a efetividade do vice-campeão do Campeonato Nacional foi decisiva para a conquista da vitória: na primeira boa chance de gol dos "vermelhos" na etapa complementar, Dominique Fred não perdoou e estufou as redes de Ernest Bong, selando a classificação de sua equipe.


Dominique Fred (25, centro) foi o autor do gol que garantiu a vitória do Amicale (vermelho) sobre o Erakor Golden Star (amarelo) em uma das semifinais

  A grande decisão da Copa da Independência foi precedida pela disputa de 3º lugar, na qual o Tafea bateu o Erakor Golden Star por 3-0, gols de Ratu, Edu e Napt. Para o aguardado duelo entre "Galos Vermelhos" e "Pastores", mais de 4 mil pessoas foram ao Port Vila Stadium aproveitar o feriado nacional assistindo a uma emocionante partida de futebol. Os que não puderam estar presentes nas arquibancadas tiveram a chance de ouvir a peleja pelo rádio, veículo de comunicação que é o carro-chefe das transmissões futebolísticas na Oceania.


François Sakama (foto) foi o autor do gol do título do Amicale

  Com a bola rolando, o Amicale foi eficiente para superar a retranca do aguerrido time do Shepherds United: aos 30 minutos, François Sakama fez o único gol do duelo, selando a vitória dos "Red Roosters" pela contagem mínima. Além do troféu, a conquista garante à equipe vermelha um prêmio de 250 mil vatus; já ao time do Shepherds United e aos seus torcedores resta a esperança de superar a campanha de 2013 e conquistar a Copa da Independência numa próxima oportunidade.

  Fonte das Imagens: Vanuafoot

Nenhum comentário:

Postar um comentário