sábado, 22 de junho de 2013

Taiti se despede da Copa das Confederações medindo forças com o Uruguai

  Por Gustavo Curvelo

  Na tarde do próximo domingo 23, o Taiti fará sua última partida nesta edição da Copa das Confederações. O adversário é o Uruguai, que almeja classificação e poderá se garantir com uma simples vitória. O embate inicia-se às 16 horas (horário de Brasília).


Jogadores e comissão técnica taitiana (camisas floridas) despedem-se dos funcionários do hotel em que ficaram hospedados no Rio de Janeiro. Foto: Globo Esporte.com

   Quando obteve a classificação para a Copa das Confederações, o Taiti iniciou um momento único na história da seleção. Como se isso não fosse suficiente, ainda quebrou a hegemonia imposta por Nova Zelândia e Austrália (hoje filiada à AFC; portanto, atua pelo continente asiático), que até então eram as únicas campeãs da Copa das Nações da Oceania.


Jogadores taitianos (branco) celebram a conquista da OFC Nations Cup. Foto: Globo Esporte.com

   Passados 372 dias, finalmente chegava o dia da "recompensa" taitiana: a estreia na Copa das Confederações diante da Nigéria mostrou não apenas o apoio do torcedor brasileiro pela seleção oceânica, mas proporcionou ainda mais emoção para os “To’a Aito”, em especial quando Jonathan Tehau marcou o primeiro gol da história da seleção em uma competição organizada pela FIFA.


Jonathan Tehau (foto) celebra o histórico gol do Taiti na partida contra a Nigéria. Foto: Super Sport

   Na partida seguinte, a derrota para a Espanha foi o de menos. O placar adverso de 10-0 mostrou a diferença técnica entre duas seleções, mas também deixou evidente o amor dos “To’a Aito” em jogar futebol. Agora, os "Guerreiros de Ferro" querem se despedir em grande estilo, e nada melhor do que enfrentar uma grande seleção como o Uruguai para provar o avanço da seleção.


O goleiro Mikaël Roche (direita) é recepcionado em Recife pelo lendário centro-avante do Íbis, Mauro Shampoo. Foto: Diário de Pernambuco

   Para a partida, o técnico Eddy Etaeta não terá qualquer desfalque por conta de lesões ou acúmulo de cartões, mas promoverá o goleiro Gilbert Meriel entre os titulares. O problema, porém, é que o arqueiro do Central Sport será uma incógnita, visto que o mesmo não atuou em partida alguma da Copa das Nações da Oceania.


O contador Gilbert Meriel (foto) será o goleiro escolhido por Eddy Etaeta para começar a partida contra o Uruguai. Foto: Esporte Interativo

   Além desta, Etaeta poderá efetuar outras mudanças, muito em razão da filosofia imposta por ele, cujo objetivo é dar oportunidades para um número considerável de atletas. Entre estas mudanças, o treinador optará por sacar o avançado Alvin Tehau para a utilização de Leumas Hnanyine, que é considerado uma promessa no arquipélago.


O promissor Leumas Hnanyine (foto) terá uma chance de mostrar porque é considerado uma das promessas do futebol taitiano. Foto: FTF

   Outra possível mudança que poderá ser processada pelo treinador é a entrada do zagueiro Tamatoa Wagemann, que ainda não atuou pela seleção no torneio. Todavia, caso Etaeta opte por isto, terá a difícil missão de ter que sacar Vallar, Faatiarau ou Ludivion.


O personal trainer Tamatoa Wagemann (foto) é outro atleta taitiano que poderá ganhar a chance de atuar no duelo contra o Uruguai. Foto: Esporte Interativo

   Por outro lado, o Uruguai chega com objetivos totalmente distintos. Almejando a classificação, a ‘’Celeste Olímpica’’ torce por um tropeço da Nigéria diante da Espanha. Caso isto ocorra, a equipe comandada por Óscar Tabarez necessitará apenas de um simples triunfo diante do Taiti. Porém, caso as “Super Águias” vençam, caberá à seleção platina ter que reverter um saldo de, ao menos, 5 gols em relação aos nigerianos (considerando uma vitória do selecionado africano por um tento de diferença). Portanto, a missão é golear o Taiti, e caso, a vitória seja uruguaia, independentemente do resultado da outra partida, por 9 gols ou mais de diferença, a “Celeste” estará automaticamente classificada.


Diego Lugano (esquerda) é o único desfalque confirmado na "Celeste Olímpica" para o duelo contra o Taiti. Foto: FIFA


   O único desfalque da seleção será o zagueiro Diego Lugano, suspenso pelo segundo cartão amarelo, obtido na partida diante da Nigéria. Para o seu lugar, o provável substituto deverá ser Sebastian Coates, que formará dupla de zaga com Diego Godin.

  Ficha técnica

  TaitiMeriel; Ludivion (Wagemann), Vallar e Jonathan Tehau; Simon, Bourebare, Caroine, Lemaire (Aitamai), Vahirua (Lorenzo Tehau) e Chong-Hue; Hnanyine. Téc.: Eddy Etaeta.
  Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Coates, Godin e Cáceres; Gargano, Pérez, Forlán e Rodríguez; Suárez e Cavani. Téc.: Óscar Tabarez
  Data, hora e local: 23 de Junho de 2013, às 16 horas (horário de Brasília), na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário