quinta-feira, 20 de junho de 2013

Taiti faz partida histórica no Maracanã, é goleado pela Espanha, mas conquista o carinho de mais de 70 mil torcedores

  Por João Victor Gonçalves

  Nesta tarde, a Seleção Taitiana realizou a partida mais importante de sua história: em duelo válido pela 2ª Rodada do Grupo B da Copa das Confederações, os "To'a Aito", campeões da Oceania, encararam a Espanha, atual campeã do Mundo e bicampeã europeia. Após 93 minutos históricos, os taitianos foram goleados, mas conquistaram o respeito e admiração de mais de 70 mil torcedores que foram ao Maracanã.


Vahirua (branco, Taiti) despacha a bola logo após a saída de bola

  Durante boa parte da primeira etapa, a equipe de Eddy Etaeta deu mostras de que poderia sair de campo sem sofrer uma goleada tão acachapante, suportando 32 minutos com uma vantagem de apenas 1-0, construída no gol anotado por Torres, aos 5 minutos de partida. Antes do intervalo, a meta do esforçado Mickaël Roche foi vazada por mais três vezes, nos gols de David Villa, David Silva e Torres, novamente.


Disputa de bola entre Jonathan Tehau (branco, Taiti), autor do histórico gol taitiano contra a Nigéria, e David Villa (vermelho, Espanha)

  Na segunda etapa, o desgaste físico dos polinésios e a entrada de jogadores menos experientes promovida pelo técnico Eddy Etaeta, numa clara mostra de sua solidariedade com o grupo, fizeram com que a Espanha tivesse maiores oportunidades para aumentar o placar. Dominando as ações, "La Roja" chegou às redes taitianas mais sete vezes, com Torres (2), que ainda desperdiçou uma penalidade, David Villa (2), David Silva e Mata.


Roche (verde, Taiti) sai bem e evita mais um gol de Fernando Torres (9, vermelho, Espanha)

  A análise tática dos "To'a Aito" mostra que a linha de impedimento armada por Etaeta funcionou relativamente bem: sete jogadas da "Fúria" foram flagradas em off-side. A equipe conseguiu cumprir a meta estabelecida pelo seu treinador (o qual afirmou que ficaria satisfeito se os polinésios tivessem, ao menos, 18% de posse de bola), mantendo a esférica sob seus pés em 38% do tempo da partida.


Chong Hue (branco, Taiti) tenta conduzir os "To'a Aito" ao campo de ataque

  Os taitianos cometeram apenas 8 faltas, seguindo firmes na briga pelo Troféu Fair Play. Em termos ofensivos, conseguiram armar algumas boas jogadas pelo setor direito, principalmente por intermédio de Vahirua. Porém, os "Guerreiros de Aço" finalizaram apenas em uma oportunidade, não levando perigo à meta de Reina.


Alvin Tehau (2, branco, Taiti) mostra disposição ao pressionar Sergio Ramos (15, vermelho, Espanha) no campo defensivo de "La Roja"

  Porém, o carinho visto nas arquibancadas com os polinésios deu a eles o sentimento da vitória que não veio no placar: os mais de 71 mil pagantes que foram ao Maracanã entoaram "Taiti, Taiti!" desde a entrada da equipe até o apito final do argelino Djamel Haimoudi, gritando "Olé!" quando os comandados de Etaeta conseguiam trocar alguns passes certos. Os gols espanhóis eram vaiados, enquanto as poucas descidas dos "To'a Aito" eram ovacionadas com muito entusiasmo. Após a partida, uma salva interminável de palmas foi o prêmio para os "Guerreiros de Aço".


Henri Caroine (6, branco, Taiti) não teme a dividida com Fabregas (10, vermelho, Espanha)

  A simpatia também foi uma marca da passagem do Taiti pelo Rio de Janeiro: os jogadores do Pacífico distribuíram o colar de concha, símbolo máximo do respeito e hospitalidade do povo taitiano a jornalistas, jogadores e comissão técnica rivais. Após a partida.


Assista aos gols do encontro entre Espanha e Taiti

  Ao término do duelo, o emocionado técnico Eddy Etaeta declarou: "Foi uma enorme surpresa o que aconteceu conosco no Brasil. Apesar da quantidade de gols, tivemos um enorme apoio de todo público que estava no Maracanã. No final fomos ovacionados com todos de pé. Queríamos alcançar o coração do povo brasileiro. Do fundo do meu coração, muito obrigado. Nossa vitória foi conquistar o coração do povo brasileiro".


Jogadores taitianos (foto) são ovacionados pela torcida brasileira ao término da partida

  Os taitianos despedem-se da Copa das Confederações no próximo domingo, quando encaram a Celeste Olímpica no Castelão, em Fortaleza, às 16 horas (Horário de Brasília). Ciente do nível de sua equipe, Etaeta declarou: "Vamos perder para o Uruguai domingo". Porém, o comandante dos "To'a Aito" pode ter a certeza de que, apesar dos resultados, o Taiti é o grande vencedor da Copa das Confederações até aqui!

  Fonte das Imagens: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário