terça-feira, 11 de junho de 2013

É Campeão: Hekari United conquista pela sétima vez consecutiva o Campeonato Papuásio; Northern Crusaders fica com a taça no Feminino

  Por João Victor Gonçalves

  No último final de semana, foram definidos os campeões nacionais nas categorias masculina e feminina do futebol de Papua Nova Guiné. Confirmando seu favoritismo, o Hekari United venceu o FC Port Moresby no "Clássico da Capital" e conquistou a Telikom National Soccer League pela sétima vez consecutiva em sua história; já as meninas do Northern Crusaders não deram chance às rivais do Poro FC e trouxeram a taça da Liga Feminina de volta à capital após duas temporadas.


Jogadores do Hekari United (foto) comemoram a conquista da Telikom National Soccer League pela sétima vez consecutiva

  O caminho dos campeões oceânicos de 2010 até a decisão foi relativamente tranquilo: líder da Fase Classificatória, com 38 pontos conquistados em 14 jogos (12 vitórias e 2 empates), o Hekari United enfrentou nas semifinais o Gigira Laitepo Morobe (antigo Blue Kumuls). Superiores do início ao término dos 90 minutos, os "petroleiros" não deram chance aos "Asa Sumba", batendo a representação de Lae por 3-0, graças ao hat-trick de Raymond Gunemba.


O capitão do Gigira Laitepo Morobe, Eliud Fugre (branco) tenta parar Nigel Dabinyaba (9, vermelho, Hekari United)

  Na outra semifinal, o FC Port Moresby, 3º colocado na Classificatória, conseguiu chegar à decisão pela primeira vez em sua história ao bater o favorito Besta PNG United, vice-líder durante a fase de pontos corridos, por 2-0. Desta forma, estava definida a sexta final entre equipes de Port Moresby na história da Liga Nacional Papuásia, situação que só não se repetiu em 2009/10, quando o Hekari foi campeão ao bater o Gigira Laitepo Morobe, de Lae.



Confira alguns lances do duelo semifinal entre Hekari United e Gigira Laitepo Morobe

  O duelo decisivo, disputado frente um ótimo público no Sir John Guise Stadium, começou com um domínio das ações por parte dos "Reds": dono do melhor ataque do certame até então, com 52 gols, os comandados de Jerry Allen deram trabalho ao bom sistema defensivo do "POM", composto pelo arqueiro Godfrey Baniau e pelos zagueiros Daniel Joe, Taniela Waqa, Pita Bolaitoga e Koriak Upaiga.



Um dos dois empates obtidos pelo Hekari United na Fase Classificatória foi contra o FC Port Moresby; confira acima lances desta partida

  Porém, a ofensividade dos "petroleiros" foi premiada ainda na primeira etapa: aproveitando o vacilo da defensiva do Port Moresby, Nigel Dabinyaba bateu firme, para abrir o placar para o Hekari; antes do intervalo, o "matador" Raymond Gunemba foi derrubado dentro da área por Cyril Muta, gerando a penalidade convertida por Erickson Komeng. 2-0 no marcador e o único time papuásio campeão continental estava bem próximo de confirmar seu domínio nas competições domésticas.



O outro empate dos "Reds" nos 14 jogos iniciais foi contra o Besta PNG; veja acima alguns detalhes deste confronto

  Na segunda etapa, os "Reds" aproveitaram as jogadas de contra-golpe, as quais foram armadas na maior parte das vezes pelo experiente e habilidoso capitão David Muta. Numa dessas jogadas, o infalível Gunemba confirmou sua ótima temporada, deixando sua marca na grande decisão e ampliando a vantagem do Hekari. Após a entrada de Felix Bondaluk, destaque da Seleção Papuásia Sub-20, o Port Moresby chegou com maior perigo ao ataque, mas as oportunidades que poderiam lhe render o empate foram desperdiçadas por Max Sengum e Niel Hans.



Assista aos melhores momentos da decisão entre Hekari United e FC Port Moresby

  Com o término da partida, o Hekari United pôde comemorar a conquista de mais uma taça e confirmar sua hegemonia no futebol de Papua Nova Guiné: desde que a Telikom National Soccer League foi criada, em 2006, os "petroleiros" triunfaram em todas as sete edições (2006/07, 2007/08, 2008/09, 2009/10, 2010/11, 2011/12 e 2013). De quebra, o time de Jerry Allen garantiu sua presença na OFC Champions League 2014.


Esther Kurabi (direita) foi o grande destaque da campanha vitoriosa do Northern Crusaders

  Já na decisão da Ox & Palm Women's National Soccer League, o Northern Crusaders superou o Poro FC, de Lae, e trouxe à taça da principal competição do futebol feminino papuásio de volta à Port Moresby após dois anos de conquistas de outra equipe de Lae, o Bara FC.


Meninas do Northern Crusaders posam para foto ao lado da taça da Ox & Palm Women's National Soccer League

  Já na primeira etapa, o quadro capitalino abriu 3-0 de vantagem, graças aos gols de Esther Kurabi (2) e Miriam Lanta. Antes do intervalo, Egar Teddy descontou para a representação de Lae. No segundo tempo, as meninas do Poro conseguiram equilibrar as ações ofensivas, principalmente após as saídas das rivais Elaine Lema e Bertha Yapi, lesionadas, e chegaram ao segundo gol por meio de Zonuwg Atia. Porém, as atletas do Poro não conseguiram chegar ao empate e viram as meninas do Northern Crusaders ficarem com a taça da Liga Papuásia, segundo campeonato feminino mais forte das associações filiadas à OFC, perdendo apenas para o certame neozelandês.

  Fonte das Imagens: PNG Football e EMTV 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário