sexta-feira, 31 de maio de 2013

Taiti, de Papeete para o Mundo #2: Encantando com a bola nos pés!

  Por Rodrigo Augusto

  Que o Futebol é o esporte mais popular do mundo, todos nós já sabemos; agora, o amor de um pequeno arquipélago do Pacífico pela modalidade merece destaque por não ser do conhecimento do grande público. Essa é a situação do Taiti, que a cada dia vai se identificando mais com a modalidade.


Eis o Estádio Pater Te Hono Nui, casa da Seleção Taitiana e uma das melhores instalações poliesportivas do Pacífico. Foto: ZeroZero

  Na segunda matéria da série “Taiti: de Papeete para o Mundo”, mostraremos os principais feitos alcançados pela Seleção Taitiana nas três principais modalidades do esporte-rei: Futebol, Futsal e Futebol de Areia, com o objetivo de descrever a nova paixão do povo polinésio.


O capitão Nicolas Vallar levanta a taça de campeão da OFC Nations Cup, para delírio de jogadores, comissão técnica e torcedores taitianos. Foto: OFC

  Começamos nosso giro falando sobre o Futsal do país. A seleção local nunca foi considerada uma potência no continente, dominado por Fiji e Ilhas Salomão após a saída da Austrália da OFC (vale lembrar que a Nova Zelândia ainda não formou times competitivos e tradicionais para competir com fijianos e salomônicos pelo título da Oceania).



Relembre a decisão do Campeonato Oceânico de Futsal 2011 entre Ilhas Salomão e Taiti

  Com este cenário, o único resultado expressivo da Seleção ocorreu nas Eliminatórias da OFC para o Mundial de 2008, nas quais os “To’a Aito” conseguiram uma inédita e inesperada segunda colocação, perdendo o título para as Ilhas Salomão: a campanha foi de 4 vitórias, um empate e uma derrota, com destaque para a impressionante goleada de 9-2 sobre a tradicional Seleção de Fiji. De lá pra cá, a seleção não conseguiu resultados mais exitosos, mas a prática do esporte nas quadras da Polinésia já não é algo tão anormal como em outros tempos.


Jogadores de Beach Soccer do Taiti realizam a tradicional performance do "Haka". Foto: FIFA

  Deixando as quadras de lado, rumamos as Areias, onde encontramos o maior orgulho dos polinésios: a Seleção de Beach Soccer. Contando com jogadores de talento, os polinésios vêm montando bons times para a disputa da modalidade, rivalizando com a forte seleção das Ilhas Salomão, tricampeã das Eliminatórias locais. Jogadores como Mikael Roche e Angelo Tchen, que atuam pela seleção nacional de futebol, já disputaram competições de Beach Soccer, fato que mostra a qualidade técnica dos taitianos nas areias.


Os "Tiki Toa" (apelido dos jogadores da Seleção Taitiana de Beach Soccer) terão a honra de disputar o próximo Mundial da categoria em casa. Foto: BeachSoccer.com

  Em 2009, além do vice-campeonato nas Eliminatórias da OFC, o país foi brindado com o direito de sediar a edição de 2013 da Copa do Mundo de Beach Soccer. Desde então, a equipe vem se preparado intensamente com uma série de amistosos e torneios ao redor do mundo, nos quais obteve vitórias significativas contra seleções como França e Holanda.


Reveja os melhores momentos de Taiti x Venezuela, partida válida pelo Mundial de Beach Soccer 2011

  Voltando nossas atenções para o futebol de campo, vemos que a seleção taitiana conseguia impor seu domínio sobre seus rivais do Pacífico, obtendo a medalha de ouro nos Jogos do Pacífico em cinco oportunidades (1966, 1975, 1979, 1983 e 1995). Porém, o arquipélago de quase 300 mil habitantes não conseguia rivalizar com as fortes seleções de Austrália e Nova Zelândia no cenário continental. A partir de 2008, porém, a história dos “To’a Aito” começou a tomar outros rumos.


Assista ao VT da partida entre Austrália e Taiti, disputada em 1992 e válida pelas Eliminatórias para a Copa de 1994; esta foi a primeira participação dos "To'a Aito" num qualificatório para o Mundial

  Com a saída da Austrália rumo à AFC, o título de “potência” da Oceania ficou somente com a Nova Zelândia, o que abriu espaço para o “galopar” de zebras no continente.


Lorenzo Tehau (foto) foi um dos bons nomes mostrados pela Seleção Taitiana no Oceânico Sub-20 2008. Foto: OFC

  No ano de 2008, contrariando todas as expectativas, o futebol do Taiti conquistou pela primeira vez um título continental: o Oceânico Sub-20 Masculino, que dá ao campeão uma vaga no Mundial da categoria. O certame foi disputado por quatro nações e a campanha dos “To’a Aito” contou com duas vitórias e um empate, sendo um dos triunfos sobre a favorita Nova Zelândia (2-1). À época, já começavam a se destacar atletas como Lorenzo Tehau, Alvin Tehau e Steevy Chong Hue, que brilhariam quatro anos mais tarde na Copa das Nações da OFC.


Steevy Chong Hue (vermelho) foi o autor do gol mais importante da história do futebol taitiano. Foto: Zimbio

  Na referida competição, Steevy Chong Hue foi o responsável pelo maior feito da história do futebol no país: o gol do título na decisão contra a Nova Caledônia, que garantiu aos polinésios o direito de disputar a Copa das Confederações 2013. A campanha vitoriosa dos taitianos no certame começou três vitórias na Fase de Grupos: 10-1 contra Samoa, 4-1 contra Vanuatu e 4-3 contra Nova Caledônia.



Relembre a goleada taitiana sobre a frágil seleção da Samoa na OFC Nations Cup 2012

  Nas semifinais, a vítima dos “To’a Aito” foi a seleção anfitriã, as Ilhas Salomão, derrotada pelo placar mínimo. Na outra semifinal, a Nova Zelândia pagou o preço por escalar um time considerado reserva no certame, sendo eliminada ao perder para a Nova Caledônia por 2-0.



Reveja os melhores lances da vitória dos "To'a Aito" contra a seleção anfitriã das Ilhas Salomão na OFC Nations Cup 2012

  Dessa forma, foi disputada uma inédita final entre Taiti e Nova Caledônia, num dos jogos de maior rivalidade do futebol do Pacífico. Antes da disputa do “Derby Francófono” mais importante da história, havia um ligeiro favoritismo para os “Cagous”, que haviam eliminado os temidos “All Whites”. Porém, o gol solitário de Chong Hue definiu o Taiti como o grande monarca do futebol da Oceania.



Confira os melhores momentos do histórico "Derby Francófono" entre Taiti e Nova Caledônia


  O sonho dos comandados de Eddy Etaeta virou realidade: com a Vaga na Copa das Confederações, a equipe enfrentará potências e craques que sempre figuraram no imaginário dos atletas taitianos. O sucesso no futebol inspira os jovens taitianos a praticarem a modalidade, além de estimular o desenvolvimento do Futsal e do Beach Soccer no país. Mais do que uma glória pontual, a conquista da OFC Nations Cup e a disputa da Copa das Confederações são feitos obtidos pelos “To’a Aito” que trarão bons frutos às futuras gerações futebolísticas de todo o Taiti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário