segunda-feira, 6 de maio de 2013

Auckland City goleia Ba FC e praticamente assegura vaga na decisão da OFC Champions League 2013

  Por João Victor Gonçalves

  O Auckland City abriu uma importante vantagem na série semifinal da OFC Champions League. Atuando em Kiwitea Street, os "Blues" encontraram dificuldades durante a primeira etapa, mas, após duas expulsões do quadro do Ba FC, de Fiji, construíram uma goleada que lhes permite perder até por 4 gols de diferença na partida de volta, a ser disputada no próximo final de semana no Govind Park.


Adam Dickinson (14, branco, Auckland City) conduz bola sob o olhar atento de Mavileko Nakama (10, preto, Ba) e da torcida fijiana, que lotou as dependências de Kiwitea Street

  Durante os dez primeiros minutos, a equipe local manteve o domínio sobre a posse de bola, mas manteve-se tímida em relação às jogadas ofensivas, levando perigo à meta de Ralulu apenas em cobrança de falta desperdiçada por Chris Bale; a resposta do Ba veio somente aos 22 minutos, numa série de remates defendida com certa tranquilidade por Williams.


Um excelente público, o qual contava com muitos fijianos que residem na Nova Zelândia, compareceu ao Estádio de Kiwitea Street para acompanhar Auckland City x Ba

  Melhor em campo, o City chegou à abertura de contagem aos 31 minutos: aproveitando as brechas da ala esquerda da equipe fijiana, Chris Bale teve espaço para progredir e cruzou uma bola à meia altura para Manel Exposito que, num lindo voleio, mandou a bola no ângulo do arqueiro Ralulu, para felicidade da torcida azul.


Disputa de bola entre Mavileko Nakama (10, preto, Ba) e Manel Exposito (9, branco, Auckland City)

  Porém, a alegria dos neozelandeses durou pouco: aos 34 minutos, Sanni Issa aproveitou vacilo da defensiva "kiwi" e cruzou a bola na medida para Tuimasi Manuca que, sem marcação, só teve o trabalho de empurrar o esférico para o fundo das redes de Williams. 1-1 no placar, com os "Homens de Preto" provando ao bom número de seus apoiadores que se fizeram presentes na Kiwitea Street que não estavam invictos até então na OFC Champions League por acaso.


Tuimasi Manuca (foto) celebra o gol de empate do Ba

  Antes do intervalo, o árbitro taitiano Norbert Hauata começou a chamar as atenções da partida para si: num lance discutível, o polinésio deu o segundo cartão amarelo a Avinesh Suwamy, deixando o quadro fijiano com um homem a menos em campo. Em desvantagem numérica, o Ba foi para o intervalo segurando os ímpetos ofensivos do City e o empate por 1-1.


Daniel Koprivcic (branco, Auckland City) toma a bola de Ronil Kumar (5, preto, Ba)

  No segundo tempo, ao contrário do que se poderia imaginar, o Ba voltou pressionando o Auckland City, tentando compensar sua inferioridade numérica com a manutenção da posse de bola e muita disposição na marcação. Porém, o melhor condicionamento físico do atual campeão oceânico prevaleceu: aos 18 minutos, o cruzamento de Iwata foi forte demais para Exposito alcançar, mas Emiliano Tade apareceu na pequena área para, com um desvio sutil, recolocar o City à frente do placar.


Emiliano Tade (20, branco, Auckland City) comemora seu gol frente um público composto majoritariamente por fijianos

  Dois minutos depois, o campeão fijiano sofreria mais uma baixa: num lance de extrema infelicidade, Meli Codro deu um pisão intencional sobre Manel Exposito; atento ao lance, Norbert Hauata não exitou e expulsou o camisa 3 do quadro fijiano, que ficou reduzido a nove homens e completamente exposto às investidas ofensivas do Auckland City.


Jogadores do Auckland City (foto) celebram um gol; a cena se repetiu seis vezes durante o último domingo em Kiwitea Street

  A vantagem numérica resultou num domínio absoluto das ações por parte dos neozelandeses: aos 28 minutos, Emiliano Tade recebeu livre, avançou e tocou na medida para Manel Exposito fazer seu segundo tento no encontro; aos 35, o chute de Tade parou na trave, mas Darren White, no rebote, fez o quarto do City; aos 39, Mario Bilen recebeu livre, na marca penal, e fuzilou o goleiro Ralulu; por fim, aos 44, Darren White completou com precisão o cruzamento vindo da esquerda e decretou o placar final de 6-1 favorável ao Auckland City.



Assista aos melhores momentos da goleada do Auckland City sobre o Ba FC

  Após a partida, Tuimasi Manuca reconheceu a superioridade do time vencedor: "O Auckland City chegou ao título por três vezes (nos últimos cinco anos), então temos que tirar o chapéu para eles ". Porém, o artilheiro fijiano fez questão de ressaltar o esforço de sua equipe: "Acho que jogamos bem, considerando as condições da partida. Tivemos dois jogadores expulsos e não poderíamos fazer muito mais do que fizemos". 



Confira o VT do triunfo do Auckland City sobre o Ba no jogo de ida das semifinais da OFC Champions League

  Pelo lado vencedor, Tribulietx reconheceu que a missão de sua equipe ficou mais fácil após as expulsões: "Apesar de termos dominado as ações durante a primeira etapa, a partida ficou difícil para o Ba durante a segunda etapa. Sabíamos que eles eram muito bons e fortes fisicamente", completou, reconhecendo a qualidade dos fijianos. O segundo jogo da série ocorre no próximo dia 11 de Maio, no Govind Park, com os neozelandeses podendo perder por até quatro gols de diferença para ficar com a vaga na grande decisão.

  Fonte das Imagens: OFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário