domingo, 14 de abril de 2013

A Austrália conhecerá seu novo campeão em uma final inédita: Western Sydney Wanderers e Central Coast Mariners decidirão a A-League 2012/13!

  Por João Victor Gonçalves

  O futebol da Austrália terá um novo campeão: duas equipes que jamais levantaram o título máximo do esporte-rei na "Terra dos Cangurus", Western Sydney Wanderers e Central Coast Mariners, confirmaram seu favoritismo e, jogando as semifinais em seus estádios, carimbaram o passaporte rumo à Grand Final, que ocorre no próximo dia 21.


Jogadores do Brisbane Roar (foto) fazem uma última corrente antes da partida que poderia lhes garantir uma vaga na Grand Final pela terceira vez consecutiva

  Na primeira partida semifinal, o Western Sydney Wanderers recebeu o atual bi-campeão Brisbane Roar em seus domínios com a possibilidade de fazer história, ao se transformar na primeira franquia novata a chegar à decisão do futebol australiano. Porém, o desafio dos rubro-negros era de grande estirpe: o Brisbane Roar, atual bi-campeão da A-League e equipe de maior destaque do país nas últimas temporadas.


Mark Bridge (vermelho, Western Sydney Wanderers) "decola" após disputa de bola

  A expectativa das torcidas de Parramatta e Brisbane era grande, tanto que 19.389 torcedores compareceram ao Parramatta Stadium para acompanhar o prestigiado duelo. Com a vantagem de atuar em casa, os comandados de Tony Popovic mostraram-se mais à vontade durante os primeiros minutos, mantendo maior posse de bola. O prêmio para a tranquilidade e ofensividade do WSW veio rapidamente: aos 15 minutos, Dino Kresinger, com um magistral toque de letra, completou o cruzamento vindo da esquerda e tirou o zero do placar no lado dos mandantes.


Shinji Ono (direita) celebra o tento da vitória do Western Sydney Wanderers

  Em desvantagem, o Brisbane Roar partiu ao ataque; porém, o efeito surtido não foi o esperado pelos "Leões": ao atacar de maneira desorganizada, os comandados de Mike Mulvey abriram espaços em seu sistema defensiva, o que proporcionou aos locais a efetuação de boas jogadas de contra-golpe, seu ponto forte durante todo o certame. Com isso, o Wanderers levou perigo à meta de Michael Theo em pelo menos três oportunidades antes do intervalo.


Jogadores do Western Sydney Wanderers (foto) celebram a passagem à Grand Final ao lado do troféu da Temporada Regular

  No início da segunda etapa, o WSW continuou dominando as ações ofensivas, exigindo boas atuações de Theo; por sua vez, o Brisbane Roar mantinha a posse de bola, mas não conseguia criar boas situações. Sempre que solicitado, o arqueiro rubro-negro Ante Covic mostrou segurança e evitou o tento laranja. Melhor em campo, o golpe de misericórdia do Wanderers nos bi-campeões australianos veio aos 25 minutos: após boa trama, Shinji Ono acertou um belíssimo chute, com tanto efeito que a intervenção de Theo tornou-se impossível: 2-0 escritos no placar do Parramatta Stadium, o qual não se alteraria até o apito final de A. Milliner. 


Assista aos melhores momentos do encontro entre Western Sydney Wanderers e Brisbane Roar

  Apesar das celebrações pela vitória, o WSW terá um importante desfalque na decisão: Youssouf Hersi, destaque da equipe na temporada, acabou expulso após receber o segundo cartão amarelo e não enfrentará o Central Coast Mariners. Os auri-azuis, por sua vez, tiveram uma missão mais difícil que a dos rubro-negros para garantir seu posto na partida mais importante do futebol australiano na Temporada 2012/13.


O "artilheiro da camisa 2", Daniel McBreen (amarelo, Central Coast Mariners) tenta se desvencilhar da marcação de Broxham (azul, 6, Melbourne Victory)

  Contando com o apoio de pouco mais de 10 mil torcedores, o Mariners buscou o gol com maior incisividade que o Melbourne Victory, seu rival na partida semifinal, desde o início do duelo. Porém, a boa equipe de Graham Arnold esbarrava no forte sistema de marcação montado por Ange Postecoglou, treinador bi-campeão da A-League no comando do Brisbane Roar.


Nabbout (azul) tenta levar o Melbourne Victory ao ataque

  Com as melhores oportunidades dos auri-azuis anuladas pela defesa azul ou pelo arqueiro Nathan Coe, tudo indicava que a partida iria ao descanso com o placar em branco. Porém, aos 41 minutos, após uma jogada de habilidade e vontade de Bernie Ibini-Isei, Daniel McBreen acertou um belíssimo disparo da entrada da área, inalcançável para o arqueiro victoriano. O tento, comemorado de maneira efusiva pela torcida e jogadores auri-azuis, foi o 17º de McBreen na A-League 2012/13, o que faz com o que o atacante do CCM se isole na artilharia da competição, com um gol a mais que Jeremy Brockie, do Wellington Phoenix.


McBreen (centro) corre para a alegria após marcar o tento da vitória do Mariners

  Na segunda etapa, mesmo estando atrás do placar, o Victory não ousou efetuar uma blitz no sistema defensivo do Mariners, disparando apenas 5 vezes em todo o duelo contra o arco de Ryan. Porém, ao contrário do que ocorreu no duelo contra o Perth Glory, a falta de ofensividade dos victorianos não foi premiada com o gol. Ao final da partida, o placar apontava 1-0 a favor dos locais e selava mais uma frustrante eliminação dos "azuis" nos Play-offs da A-League.


Confira o gol de McBreen que garantiu o Central Coast Mariners na Grand Final 2012/13

  Pelo lado dos auri-azuis, a comemoração por chegar na Grand Final era visível nos rostos dos jogadores. Porém, um "velho fantasma" assombra o time de Gosford: desde a chegada de Graham Arnold ao comando do Mariners, a equipe sempre chegou aos Play-offs como líder ou vice-líder da Temporada Regular, mas não ficou com a taça, sendo vice-campeão em 2010/11, quando perdeu a Final para o Brisbane Roar na disputa de pênaltis. Além desta ocasião, o time da Costa Central foi vice-campeão em mais duas oportunidades: 2005/06, quando perdeu a decisão para o Sydney FC, e 2007/08, quando foi batido pelos "aviadores" do Newcastle Jets.


Eis o ansiado troféu da A-League 2012/13. Em qual galeria ele ficará: na do Western Sydney Wanderers ou na do Central Coast Mariners?

  Já a equipe de Parramatta chega à decisão em sua primeira participação na A-League, feito inédito para uma franquia estreante. Os comandados de Tony Popovic esperam bater mais um recorde e conquistar a competição máxima do futebol australiano, mantendo sua série invicta que já dura 13 jogos. Para onde vai o título da A-League 2012/13: Parramatta ou Gosford? Façam suas apostas e conheçam a resposta no próximo dia 21, quando a Grand Final será disputa no gramado do Allianz Stadium, em Sydney.

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League  

Nenhum comentário:

Postar um comentário