segunda-feira, 11 de março de 2013

Sydney FC vence Central Coast Mariners e entra para o Top Six; caçula aproveita tropeço dos auri-azuis e abre vantagem na liderança

  Por João Victor Gonçalves

  A três rodadas do fim da Temporada Regular, a A-League 2012/13 mantém uma característica que foi tônica durante todo o seu desenvolvimento: a emoção. Nos cinco jogos da rodada, o destaque fica por conta de Perth Glory e Sydney FC, que venceram e entraram definitivamente na briga por um posto no Top Six, Adelaide United, que assegurou seu posto na próxima fase, e Western Sydney Wanderers, que aumentou sua vantagem na liderança.


Brillante (Newcastle Jets, azul) tenta tirar a bola de Córdoba (branco), autor do primeiro gol do Glory

  Na abertura da rodada, o Perth Glory conseguiu um importante triunfo. Atuando em Newcastle, o quadro violeta conseguiu uma vitória emocionante, obtida apenas nos descontos da etapa complementar. Atuando em casa, os "Jets" começaram melhor a partida, pressionando o arqueiro Danny Vukovic. Porém, explorando as jogadas de contra-golpe, o Glory chegou ao primeiro tento aos 23 minutos, com Matías Jesús Córdoba.


Confira os melhores momentos da vitória do Perth Glory sobre o Newcastle Jets

  Antes do intervalo, um velho ditado foi confirmado no gramado do Hunter Stadium: "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". A pressão do Newcastle Jets foi premiada com um gol aos 44 minutos, obra de Adam Taggart. Na segunda etapa, o cenário não foi alterado, com os azuis-grenás criando as melhores chances. Porém, nos minutos finais, o Glory partiu ao ataque e obteve um escanteio aos 46 minutos. Na cobrança, a bola sofreu três desvios antes de cair nos pés de Michael Thwaite, que estufou as redes dos locais com um chute colocado. Os três pontos levam o Glory aos 28, na 8ª colocação, a apenas dois do Newcastle Jets, 6º colocado.


McBreen (amarelo, Central Coast Mariners) perde oportunidade incrível após estar cara a cara com o bom arqueiro Janjetovic (Sydney FC)

  No sábado, o Sydney FC recebeu o Central Coast Mariners em um duelo vital para os "Sky Blues": a vitória em casa significaria a manutenção da disputa por um dos postos no Top Six. Cientes disso, os comandados de Frank Farina entraram em campo decididos a conquistar os três pontos. Do outro lado, porém, havia o Mariners, que visava a recuperação após o revés sofrido para o Western Sydney Wanderers na última rodada.


Assista aos melhores momentos de mais uma vitória dos "Sky Blues" na A-League

  Num jogo franco, com boas chances para as duas equipes, os "Sky Blues" tiveram melhor pontaria e conseguiram sair vitoriosos do duelo. Aos 24 minutos, o remate de Sebastian Ryall desviou na defensiva do Mariners e tirou as possibilidades de defesa do arqueiro Ryan, naquele que foi o primeiro tento da partida. Na segunda etapa, aos 27 minutos, Joel Chianese recebeu bom passe em profundidade e, com um chute rasteiro no canto direito de Ryan, marcou o gol que definiu o placar. A vitória por 2-0 recoloca o Sydney FC no Top Six: a equipe da Baía ocupa a 5ª colocação, com 30 pontos. O Mariners é o vice-líder, com 45.


Ivan Franjic (centro) comemora o gol de empate do Brisbane Roar ante o Melbourne Victory

  Ainda no sábado, Brisbane Roar e Melbourne Victory protagonizaram o único duelo que terminou igualado na rodada. Cientes de que uma vitória diminuiria a distância aos dois primeiros colocados, os victorianos começaram o jogo pressionando e abriram o placar logo aos 10 minutos, com Leigh Broxham. Na segunda etapa, porém, os "leões" voltaram dispostos a reverter o placar e conseguiram o empate aos 13 minutos, com Ivan Franjic. O empate, que não agradou a nenhuma das equipes, manteve o Victory no terceiro posto, com 40 unidades; o Brisbane Roar, atual bi-campeão, está momentaneamente fora do Top Six, em 7º, com 29.


Veja os gols de Brisbane Roar 1-1 Melbourne Victory

  No único jogo do domingo, o líder Western Sydney Wanderers conseguiu sua nona vitória consecutiva, superando o antigo recorde do Melbourne Victory (oito vitórias consecutivas). Contando com o carinho de 15.809 torcedores que foram ao Parramatta Stadium, o rubro-negro não deu chances ao lanterna Wellington Phoenix e venceu o duelo de opostos. Comprovando o bom momento vivido, o WSW abriu o placar logo aos 5 minutos: após pênalti cometido por Lochhead sobre sobre Youssouf Hersi, Shinji Ono não titubeou na cobrança e estufou as redes neozelandesas. Os auri-negros, porém, não se entregaram e chegaram ao empate ainda no primeiro tempo, aos 21 minutos, com Jeremy Brockie. 


Shinji Ono (21, WSW), cobrando penalidade, balança as redes do Phoenix para delírio da torcida de Parramatta

  Na volta para o intervalo, o Phoenix tomou um balde de água fria quando, logo no primeiro tempo, Vince Lia colocou a mão na bola dentro da grande área, proporcionando o segundo pênalti da partida ao WSW. Na cobrança, Mark Bridge fez o segundo dos rubro-negros, para delírio da torcida. Após o apito final, a colocação das equipes não foi alterada: o Wanderers segue na liderança, com 45, cinco a mais que o vice-líder Mariners; já o Wellington Phoenix continua segurando a lanterna, com 24 pontos e remotas chances de classificação.


Assista aos lances da vitória do Wanderers sobre o Phoenix
  
  Nesta segunda, no fechamento da rodada, o Adelaide United encaminhou sua classificação aos Play-offs ao conseguir um importante triunfo longe de seus domínios. Jogando em Melbourne, os "Reds" (que jogaram de branco) conseguiram ser mais eficientes em suas jogadas ofensivas e bateram o Heart por 2-0. O primeiro gol do time de Adelaide veio aos 40 minutos da primeira parte, com Dario Vidosic convertendo um pênalti duvidoso assinalado pelo árbitro C. Bealth.


Assista aos gols da vitória do Adelaide United sobre o Melbourne Heart
  
  O segundo tento da equipe do "Celeiro Agrícola" da Austrália veio aos 7 minutos da etapa complementar, com Iain Ramsay desferindo um forte chute no ângulo esquerdo de Andrew Redmayne, que nada pôde fazer. A vitória fez com que o United chegasse aos com 39 pontos, não podendo mais ser alcançado pelo Brisbane Roar, sétimo colocado, que possui 29 unidades, garantindo, assim, um posto nos Play-offs. Já o Heart viu suas chances de qualificação diminuírem: o alvirrubro de Melbourne é o vice-lanterna, com 27 pontos.

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
    
Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
Sydney Wanderers
50
2
6
2
Central Coast
45
6
5
3
Melbourne Victory
40
4
8
4
Adelaide United
39
3
9
5
Sydney FC
30
9
3
6
Newcastle Jets
30
8
6
7
Brisbane Roar
29
8
5
8
Perth Glory
28
8
4
9
Melbourne Heart
27
8
3
10
Wellington Phoenix
24
6
6

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League  

Nenhum comentário:

Postar um comentário