sexta-feira, 29 de março de 2013

Nova Zelândia se despede das Eliminatórias da OFC com vitória; Nova Caledônia vence "Derby Francófono"

  Por João Victor Gonçalves

  Na última terça-feira, chegaram ao fim as Eliminatórias da OFC. Após três estágios de disputa, as quatro seleções finalistas chegaram à última rodada do Quadrangular Final com a vaga já decidida a favor dos "All Whites". Porém, os embates entre Ilhas Salomão e Nova Zelândia, Nova Caledônia e Taiti nada tiveram de amistosos: visando proporcionar a festa do futebol para suas torcidas, os selecionados mostraram o máximo de sua qualidade técnica dentro das quatro linhas, o que resultou em partidas com um nível técnico considerável.


Mesmo contando com o apoio de sua fanática torcida, os "Bonitos" das Ilhas Salomão (foto) não foram páreo para os "All Whites"

  Jogando em Honiara, a renovada seleção salomônica recebeu os neozelandeses visando conquistar a confiança de sua torcida para os próximos desafios. O técnico Jacob Moli escalou um time recheado de jovens promessas, tendo como pontos de referência os experientes Henry Fa'arodo e Benjamin Totori; do lado neozelandês, Ricki Herbert preferiu dar chance a atletas com menor rodagem internacional, colocando no time titular nomes como Jacob Spoonley, Luke Rowe, Aaron Clapham e Andrew Durante.


O craque salomônico Totori (foto) não conseguiu conduzir sua equipe à vitória contra o forte time neozelandês

  Logo no começo de jogo, a melhor postura em campo dos "All Whites" foi premiada: aos dois minutos, Tim Payne tirou a bola do alcance do arqueiro Samsom Koti e abriu o placar para os visitantes. Apoiados pela torcida, os "Bonitos" até tentaram ensaiar uma reação na primeira etapa, mas a partida foi para o intervalo com a vantagem favorável aos "Kiwis".


Tim Payne (22, branco), com dois gols, foi o destaque da Nova Zelândia no encontro. Foto: NZ Football

  No segundo tempo, o cenário do primeiro tempo não foi alterado: os locais mantinham maior posse de bola, tentavam chegar ao ataque, mas suas jogadas ofensivas não levavam perigo à meta de Spoonley. Com isso, o caminho para os neozelandeses ampliarem sua vantagem nas jogadas de contra-golpe estava aberto: a dois minutos do fim, Payne, novamente, apareceu bem colocado para rematar às redes salomônicas após rebote do arqueiro Koti no chute de Barbarouse, selando o placar final de 2-0. A vitória coroa uma campanha impecável dos "All Whites", que somaram 18 pontos em 6 jogos, garantindo a vaga na Repescagem e se recuperando do fiasco na Copa das Nações da OFC. Já os "Bonitos" terminaram o Quadrangular Final em 4º, com 3 unidades.


Taitianos (branco) e caledonianos (vermelho) mostraram disposição no último Derby Francófono das Eliminatórias para a Copa de 2014

  No outro jogo da rodada, a Nova Caledônia recebeu o Taiti no Estádio Numa Daly buscando confirmar o seu crescimento no futebol oceânico. Com o simbólico vice-campeonato das Eliminatórias garantido, os "Cagous" queriam confirmar contra seus maiores rivais o crescente que vivem desde 2011, quando conquistaram a medalha de ouro nos Jogos do Pacífico.


O treinador Eddy Etaeta (foto) terá trabalho para melhorar o ataque taitiano visando a Copa das Confederações. Foto: Radio 1

  Após um primeiro tempo muito equilibrado, em que os atuais campeões continentais mostraram-se empenhados no sistema defensivo, o técnico Alain Moizan tentou renovar os ânimos de seu quadro com as entradas de Geroges Bearune, Kalaje Gnipate e Miguel Kayara. O resultado veio pouco antes do apito final: aos 40 minutos, após boa trama do ataque local, Cesar Lolohea finalizou a jogada com um lindo voleio, estufando as redes do experiente arqueiro Xavier Samin. O placar mínimo favorável aos caledonianos permaneceria até o apito final do fijiano Rakesh Varman. Com a vitória, a Nova Caledônia alcançou 12 pontos, ficando com a certeza de que um desempenho melhor nas duas partidas contra os "All Whites" poderia manter vivo o sonho dos "Cagous" de irem à Copa do Mundo pela primeira vez.

  Confira a Classificação Final do Quadrangular Final das Eliminatórias da OFC:


Seleção
V
E
D
GP
GC
SG
PG

Nova Zelândia
6
0
0
17
2
15
18
Nova Caledônia
4
0
2
17
6
11
12
Taiti
1
0
5
2
12
-10
3
Ilhas Salomão
1
0
5
5
21
-16
3

  Fonte das demais Imagens: OFC

2 comentários:

  1. Agora é pensar no próximo estágio. Será que a Nova Zelândia tem condições de classificar para a Copa de 2014 vencendo o 4º da CONCACAF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que dependerá muito do adversário que os "All Whites" terão pela frente. De qualquer forma, o time não foi tão bem nos testes amistosos contra El Salvador e Jamaica. Vamos aguardar!

      Excluir