segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Taiti se despede da Austrália com duas derrotas em partidas amistosas contra equipes locais

  Por Rodrigo Augusto


  Após uma semana de treinos e a realização de dois amistosos, a Seleção do Taiti está de volta ao seu país. Apesar dos resultados ruins, o treinador da equipe, Eddy Etaeta, apoiou o “tour” pela “Terra dos Cangurus”, ressaltando que este pode proporcionar vantagens à equipe. Porém, fez questão de lembrar que o time precisa de alguns aprimoramentos: "Os jogadores pecaram em alguns pontos, principalmente em termos de desenvolvimento de ações entre os últimos 30 e 40 metros do campo. Nós praticamente não finalizamos neste jogo", disse o comandante, em referência à atuação contra o Mounties Wanderers.


A preparação física é um dos focos da mini-temporada taitiana. Segundo o treinador Etaeta, "há certos jogadores que tem muito trabalho a fazer em termos de condicionamento"

  A equipe ficou durante seis dias em território australiano com o intuito de uma melhor preparação física rumo à sequência das Eliminatórias em março. Porém, a classificação para a Copa do Mundo já não é mais possível para os polinésios, cujas partidas na Fase Final do Qualificatório servirão como preparação para a Copa das Confederações, no Brasil em Junho. Nesta última competição, o Taiti enfrentará Espanha, Nigéria e Uruguai.


Apesar das derrotas, o treinador taitiano Eddy Etaeta (foto), aprovou a série de amistosos disputados na Austrália

  Ao não marcar amistosos contra outras seleções na última Data FIFA, a seleção taitiana optou pela realização de um jogo-treino contra o Sydney FC, na última quarta-feira. Pelo lado dos “Sky Blues”, o grande desfalque era a ausência do craque Alessandro Del Piero, que foi poupado. Apesar de o italiano não entrar em campo, os taitianos não conseguiram fazer uma boa atuação, mostrando que ainda precisam de ajustes para as futuras competições.


Confira os melhores momentos do amistoso entre Taiti e Sydney FC

  O Sydney FC goleou, sem dificuldades, por 4-0. Os gols do quadro australiano foram anotados por Joel Chianese, Joel Griffiths, Alec Urosevski e Stanley Atani. A equipe do Treinador Frank Farina entrou em campo com uma escalação descaracterizada, já que muitos atletas foram poupados, em virtude da proximidade de jogos oficiais pela A-League e do risco de lesões que pudessem atrapalhar seu planejamento para o decorrer da temporada.


Frank Farina (foto), treinador do Sydney FC, declarou que a seleção taitiana necessita realizar mais partidas contra oponentes qualificados

  Apesar da derrota, o treinador taitiano garantiu que o que importa nesta fase de preparação, acima de quaisquer resultados, é avaliar a parte física e técnica da equipe. Porém, os lances da partida deixam claro que o esquema 5-4-1 utilizado pelo treinador minou o poderio ofensivo da equipe. Até mesmo o forte esquema defensivo, com jogadas de ataque baseadas no contra-golpe, utilizado na OFC Nations Cup, não se mostrou tão conservador quanto o que foi visto no jogo-treino. Ajustes serão necessários para que o “ferrolho polinésio” surta algum efeito nos próximos jogos oficiais da equipe.


Além de realizarem boas atuações, os jogadores taitianos terão de suar a camisa nos treinamentos voltados ao aprimoramento do condicionamento físico para conquistar um lugar no time titular de Eddy Etaeta

  Na última sexta, a equipe voltou a campo para se despedir da Austrália, com a realização de um jogo-treino contra uma equipe semi-profissional da Austrália, o Mounties Wanderers, que atua nos escalões inferiores do futebol australiano.


Mounties Wanderers (amarelo) e Taiti (vermelho) perfilam-se antes do início da partida amistosa

  Porém, embora o resultado final não seja visto com tanta importância pela comissão técnica polinésia, mais uma vez o selecionado taitiano deixou a desejar. Os alvirrubros saíram de campos derrotados pelo placar mínimo, que selou a satisfação dos auri-negros australianos e uma despedida modesta dos “Toa Aito”.


Alvin Tehau (centro) é uma das esperanças da Seleção Taitiana para as partidas das Eliminatórias e da Copa das Confederações

  Agora as atenções da equipe se voltam para suas próximas atuações oficiais, que ocorrem nos dias 22 e 25 de Março, quando serão disputadas as duas últimas rodadas das Eliminatórias Oceânicas para o Mundial de 2014. O Taiti, já eliminado, se despede de sua torcida contra as Ilhas Salomão e das Eliminatórias contra a Nova Caledônia, em Nouméa.

  Fonte das Imagens: OFC e FTF

Nenhum comentário:

Postar um comentário