quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Taiti começa a colher os frutos do sucesso no futebol da Oceania

  Por Rodrigo Augusto

  O Taiti está em estado de graça, e dois fatores contribuem para essa situação: o primeiro é a crescente evolução futebolística da Seleção Taitiana; o segundo é a própria celebração da população, que está em pleno êxtase com a oportunidade de ver seus jogadores em campo na Copa das Confederações, ao lado das principais estrelas do futebol mundial.


Seleção taitiana (vermelho) está realizando um período de treinamentos na Austrália; a foto acima retrata o jogo-treino contra o Sydney FC (azul). Foto: FTF


  A Liga Nacional também tem sido influenciada diretamente com o sucesso da Seleção, que trouxe para o arquipélago a atenção e os olhares de todo mundo.


O AS Dragon não está bem representado somente dentro de campo; acima, foto das candidatas durante o concurso que escolheu a "Miss Dragon". Foto: AS Dragon

  O atual campeão do certame é a equipe do AS Dragon, que irá representar o país na próxima edição da OFC Champions League, que tem seu início agendado para o último dia de março. A equipe da comunidade chinesa de Papeete mostrou seu poderio desde a primeira fase do torneio, vencendo 9 de 10 partidas disputadas, ou seja, tendo o domínio total da disputa.


Equipe do AS Dragon (foto) conquistou pela primeira vez a Liga Taitiana na Temporada 2011/12. Foto: La Dépêche de Tahiti

  Na segunda fase, ocorreu o chamado “Grupo dos Campeões” da Liga Taitiana, com as cinco melhores equipes da primeira fase disputando um pentagonal, o qual também pela equipe tricolor, garantido assim o primeiro seu primeiro título nacional. A jovem equipe já havia faturado a Copa do Taiti em três oportunidades (1997, 2001 e 2004).


O treinador taitiano Eddy Etaeta (terceiro, agachado) entra em campo durante ação promocional da Copa das Confederações. Foto: FTF

  Além da atenção sobre os “dragões”, a população local mostra toda sua simpatia sobre a Seleção. Os comandados de Eddy Etaeta prometem mostrar muita disposição durante a disputa da Copa das Confederações. O selecionado polinésio sabe que entrará como “azarão” no Grupo que conta com Espanha, Uruguai e o Campeão Africano (Burkina Faso ou Nigéria). Além disso, a superioridade técnica é física dos adversários é notória. Porém, Etaeta aposta na motivação de estar ao lado dessas grandes nações para fazer um papel digno e aproveitar ao máximo a oportunidade de jogar no Brasil.


Taitianos visam melhorar seu condicionamento físico para a disputa das Eliminatórias e da Copa das Confederações. Foto: FTF

  Porém, o treinador quer que a equipe não crie muitas expectativas para o torneio no Brasil para que o foco sobre as Eliminatórias da Oceania não seja perdido. Apesar de não ter mais chances de classificação para o Mundial de 2014, as partidas contra Ilhas Salomão e Nova Caledônia, válidas pelo qualificatório, servirão como grande teste para a Copa das Confederações, permitindo a Etaeta fazer os ajustes necessários para que a equipe mostre todo seu potencial em terras tupiniquins.


Taitianos (vermelho) em ação durante jogo-treino contra o Sydney FC (azul). Foto: FTF

  Além disso, a preparação taitiana inclui uma excursão à Austrália, a qual está em andamento durante esta semana. Nela, os taitianos acabaram derrotados pelo Sydney FC por 4-0, numa partida em que o conservador 5-4-1 adotado por Eddy Etaeta não funcionou corretamente; na próxima sexta, o desafio dos polinésios será o Mounties Wanderers, outro time da Austrália.


Seleção taitiana (foto) espera se despedir das Eliminatórias com resultados positivos. Foto: FTF

  A excursão à Austrália e os jogos amistosos foram aprovados pelo treinador taitiano: “É muito bom disputar essa mini pré-temporada na Austrália. Vai ser importante para os atletas. Quero que eles se sintam bem para poder render e mostrar alegria dentro de campo. Queremos vencer nossas duas últimas partidas nas Eliminatórias para dar alegria ao nosso povo, que sempre tem nos apoiado e que espera que lutemos por eles”, finalizou o comandante polinésio. O Taiti volta a campo para uma partida oficial no próximo dia 22 de Março, quando recebe as Ilhas Salomão no Estádio Pater Te Hono Nui, em Pirae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário