quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Samoa Americana volta a ter uma Liga Nacional de Futsal Masculina

  Por Rodrigo Augusto

  Depois de duas temporadas sem nenhuma disputa oficial de Futsal no território da Samoa Americana, a Federação de Futebol da Samoa Americana resolveu investir num audacioso projeto, cuja principal realização é o estabelecimento de uma nova Liga Nacional de Futsal, mais estruturada, e que tem como principal meta a evolução da seleção nacional da modalidade no cenário oceânico.


O arqueiro Tevita Taliaoli (vermelho, Vaiala Tongan) salva milagrosamente o remate de Mikey Unasa (amarelo, Vaitogi United)


  Algumas mudanças foram adotadas pela FFAS visando dar maior ênfase ao futsal no país. Dentre as novidades, há a disputa de jogos no Ginásio da Samoana High School, em Utulei, que sofreu adaptações para sediar o evento. O lado positivo é que o número de equipes aumentou: 17 agremiações estão na disputa; o lado negativo é que a competição feminina não será realizada.


O presidente da FFAS, Tavita Taumua (foto) comentou as mudanças nas diretrizes do futsal da Samoa Americana

  O Presidente da Football Federation of American Samoa, Tavita Taumua, comentou as mudanças ocorridas no torneio: “em 2010 tivemos as disputas no masculino e no feminino; desta vez, nosso departamento técnico decidiu focar apenas no masculino para a competição não se arrastar por muito tempo e para que a quadra do Ginásio não sofra um desgaste muito grande. Além disso, temos como meta a disputa das Eliminatórias de Futsal da OFC ainda este ano, competição da qual não participamos anteriormente por falta de preparo”.


O time do Black Roses foi o grande campeão da Liga Nacional de Futsal em 2010, tanto no masculino (foto) quanto no feminino

  Recentemente, dirigentes e atletas dos clubes se encontraram para discutir o regulamento, o formato e as premiações do certame.  Ficou acertada a divisão das equipes em duas chaves, com a primeira contando com 8 equipes e a segunda com 9. As equipes jogam em turno único, com os dois primeiros colocados de cada chave classificando-se às semifinais. O grande favorito para a conquista é o Black Roses, equipe de tradição tanto no futebol quanto no futsal local e que foi a última a sagrar-se campeã da Liga de Futsal, nas categorias masculina e feminina, em 2010.

  Confira os grupos da Liga Nacional de Futsal de Samoa Americana:

  Grupo A: Utulei Youth, Tafuna Jets B, Vaitogi United, Taputimu Youth, PanSa, Vaiala Tongan, Green Bay e Lion Heart B.
  Grupo B: Minks Cool Air FC SKBC, Atu'u Broncos, Ilaoa & To'omata, Lion Heart A, Black Roses, Pago Youth B, Kiwi Soccers, Tafuna Jets A e Pago Youth A.

  Confira os resultados da 1ª Rodada da Liga Nacional de Futsal de Samoa Americana:
  
  Utulei Youth 7-1 Lion Heart B
  Tafuna Jets B 2-2 Green Bay
  Vaitogi United 4-1 Vaiala Tongan
  Taputimu Youth 4-2 PanSa
  Minks Cool Air FC SKBC 2-1 Tafuna Jets A
  Pago Youth B 4-3 Ilaoa & To'omata
  Atu'u Broncos 5-1 Kiwi Soccers
  Lion Heart A 9-3 Black Roses

  Fonte das Imagens: Football Federation of Samoa Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário