terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Central Coast Mariners vence mais uma, conta com tropeço de Victory, e abre vantagem na liderança da A-League; caçula triunfa e já é vice-líder

  Por João Victor Gonçalves

  No último final de semana, cinco jogos disputados em território australiano compuseram a 20ª Rodada da A-League, competição cuja Temporada Regular, composta de 27 jornadas, entra em sua reta final neste verão. Até agora, o principal torneio do futebol da Austrália tem dois grandes destaques: o Central Coast Mariners, equipe tradicional no cenário local, que tenta afastar a fama de vice-campeão (já terminou a A-League por três vezes nessa condição) e conquistar sua primeira "Grand Final", e o Western Sydney Wanderers que, logo em sua primeira participação no certame, ocupa a surpreendente vice-liderança.


Ibini-Isei (esquerda) e Daniel McBreen (direita): o artilheiro da noite e o artilheiro da A-League são duas das principais armas do Central Coast Mariners para conquistar a Liga

  Disposto a terminar a Temporada Regular na liderança, o Central Coast Mariners recebeu o Wellington Phoenix na última quinta-feira com um único objetivo: conquistar sua 12ª vitória na competição. Tal missão foi alcançada sem maiores esforços dos auri-azuis: pressionando desde os primeiros minutos, o Mariners chegou ao primeiro gol aos 29 minutos, por intermédio de Bernie Ibini-Isei.


Confira os melhores momentos de mais uma vitória do líder da A-League

  A vantagem mínima prevaleceu até o término da primeira etapa. Na segunda parte, os locais continuaram com sua blitz ofensiva. Porém, o resultado foi bem mais satisfatório que o do tempo anterior: John Hutchinson, Daniel McBreen, Bernie Ibini-Isei e Mitchell Duke deixaram suas marcas, garantindo o placar final de 5-0 favorável à equipe de Gosford. O Phoenix, por sua vez, viu suas chances de classificação diminuírem, permanecendo na incômoda 9ª colocação, com 20 pontos.


A torcida do novato Western Sydney Wanderers (foto) fez sua parte e compareceu em peso ao Campbelltown Stadium

  Quem aparece atrás do Mariners na tabela é o outro destaque da A-League nesta Temporada 2012/13: o Western Sydney Wanderers. Sensação do futebol australiano, o quadro rubro-negro atraiu 10.589 pagantes para o Campbelltown Stadium, que serviu como moradia alternativa à representação de Parramatta. O bom público que foi apoiar os "caçulas" não se decepcionou: explorando habilmente as jogadas de contra-golpe, os comandados de Tony Popovic não deram chances ao Newcastle Jets, vencendo os rivais por 2-1.


Mark Bridge (esquerda, vermelho) deixou sua marca em mais um triunfo do WSW

  Após um primeiro tempo equilibrado, no qual Emile Heskey foi um dos homens mais atuantes no setor ofensivo dos "Jets", o Western Sydney Wanderers chegou ao seu primeiro gol quando a partida já se encaminhava para o intervalo: aos 45 minutos, o oportunista Youssouf Hersi aproveitou a sobra após cobrança de falta e contou com a sorte, já que a bola abafada pelo arqueiro Birighitti encontrou o caminho das redes.


Assista aos melhores lances de mais uma vitória do caçula da A-League

  Na segunda etapa, o WSW voltou com uma postura mais ofensiva, dominando as ações da partida; o fruto dessa tomada de atitude dos rubro-negros veio aos 38 minutos, quando, após jogada em velocidade, Mark Bridge fuzilou o arqueiro Birighitti. O Jets chegou a descontar aos 45 minutos, com Ruben Zadkovich, num chute rasteiro; porém, o time de Newcastle não ameaçou os rubro-negros, que, com mais três pontos, chegam aos 38. O Newcastle Jets, por sua vez, termina a 20ª Rodada fora do Top Six, em 7º, com 23 pontos.


Jogadores do Melbourne Heart celebram o belo gol de Kalmar (centro, 22)

  Quem também encontrou o caminho da vitória nesta jornada foi o Melbourne Heart. Jogando no AAMI Park, os alvirrubros enfrentaram o abalado Perth Glory e, após 90 minutos nos quais demonstraram uma evidente superioridade em relação ao quadro violeta, chegaram ao triunfo pelo placar de 2-0. Nick Kalmar, numa magistral cobrança de falta, e Eli Babalj marcaram os tentos da equipe de Melbourne, que conquista a 5ª colocação, com 24 pontos. O Glory segue com sua fraca campanha, segurando a lanterna da A-League, com 19 unidades.


Assista aos gols da vitória do Melbourne Heart sobre o Perth Glory

  Logo atrás dos alvirrubros na tábua de classificação, fechando o Top Six, aparece o Sydney FC. Após um início conturbado de competição, os comandados de Frank Farina demonstram, enfim, ter encontrado seu estilo ideal de jogo. Contando com o apoio de 14.589 torcedores que se deslocaram ao Allianz Stadium, os "Sky Blues" receberam o Brisbane Roar e abriram o placar logo aos 6 minutos de jogo: após bela jogada individual, o craque italiano Alessandro Del Piero fez a torcida soltar o grito de gol com um forte chute no canto direito de Michael Theo. 1-0 no placar e delírio da torcida azul.


Após deixar dois zagueiros (preto, Brisbane Roar) na saudade, Del Piero (branco, esquerda) desfere o chute que resultaria no primeiro gol do Sydney FC

  Antes que o primeiro tempo chegasse ao fim, o Brisbane Roar chegou ao empate: após pênalti discutível em Stefan Nijland, Besart Berisha bateu forte, sem chances para o arqueiro Janjetovic. A igualdade no placar permaneceu até os 23 minutos da etapa complementar, quando Peter Triantis, com um forte chute rasteiro da entrada da grande área, selou a vitória do quadro de Sydney FC, que garantiu a 6ª colocação ao término da jornada. Com a derrota, o Brisbane Roar estaciona no 8º posto, com 21 pontos.


Veja os melhores momentos de mais uma boa atuação de Del Piero, que foi decisivo no triunfo do Sydney FC sobre o Brisbane Roar

  Para terminar nosso resumo semanal da A-League, destacamos a partida mais importante da 20ª Rodada: visando a classificação direta às semifinais, Adelaide United e Melbourne Victory se encontraram no Hindmarsh Stadium vindo de situações diferentes: enquanto o quadro azul de Melbourne estava embalado após três vitórias consecutivas, os "Reds" vinham abalados por três derrotas seguidas.


Jeronimo Neumann (foto) não se contém após marcar para o Adelaide United

  Quem poderia imaginar que, por essa situação, o Melbourne Victory conquistaria os três pontos mesmo jogando em Adelaide se enganou. Numa partida marcada por lances ríspidos de disputa de bola, o quadro local chegou ao gol da merecida vitória aos 41 minutos da primeira etapa, quando, após cruzamento vindo da direita, o arqueiro Nathan Coe saiu mal e Jeronimo Neumann, com uma cabeçada certeira, balançou as redes victorianas.


Veja os melhores momentos da vitória dos "Reds" sobre o Victory

  Apesar da vitória, o United continua na 4ª colocação, pagando o preço das três derrotas acumuladas recentemente, com 35 pontos. O Victory, com um ponto a mais, ocupa a 3ª posição, mas, devido à vitória do WSW, não se classificaria diretamente às semifinais se a A-League terminasse hoje. Na próxima rodada, o quadro azul de Melbourne enfrenta os rubro-negros no duelo mais aguardado do final de semana. Completam a 21ª jornada: Newcastle Jets x Melbourne Heart, Sydney FC x Adelaide United, Perth Glory x Central Coast Mariners e Brisbane Roar x Wellington Phoenix.

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  
Equipe
PG
J
V
E
D
GP
GC
1
Central Coast
42
6
2
2
Sydney Wanderers
38
2
6
3
Melbourne Victory
36
3
6
4
Adelaide United
35
2
7
5
Melbourne Heart
24
7
3
6
Sydney FC
24
7
3
7
Newcastle Jets
23
6
5
9
8
Brisbane Roar
21
6
3
9
Wellington Phoenix
20
5
5
10
Perth Glory
19
5
4

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League

Nenhum comentário:

Postar um comentário