terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Canterbury surpreende e tira invencibilidade do Waitakere na Temporada Regular da ASB Premiership; Team Wellington e Waikato se despedem com vitória

  Por João Victor Gonçalves

  A 14ª e última rodada da Temporada Regular da ASB Premiership foi disputada neste final de semana. Com os quatro classificados já definidos, a jornada serviu para os semifinalistas definirem suas formações ideais para a disputa da fase decisiva; já pelo lado dos eliminados, realizar uma boa atuação no último compromisso da temporada era uma questão de honra. Nosso giro semanal pelo futebol neozelandês começa pela capital, Wellington.


Hamish Watson (foto) foi o grande nome do Team Wellington na vitória sobre o Hawke's Bay United. Foto: Site Oficial do Team Wellington

  Lá, o Team Wellington, atual vice-campeão do certame, despediu-se da Edição 2012/13 da ASB Premiership com uma expressiva vitória sobre o classificado Hawke's Bay United. Provando que tinha elenco para alcançar as semifinais, os auri-negros não deram chances aos "kiwis", triunfando por 4-2. Com um início arrasador, o Team Welly abriu 3-0 nos primeiros 35 minutos, com gols de Luis Corrales, Hamish Watson e Adam McGeorge. Porém, a exemplo do que ocorreu em alguns jogos do campeonato, o time sofreu um "apagão", sofrendo dois gols antes do intervalo, anotados por Stephen Hoyle e Dakota Lucas.


Assista aos melhores momentos de Team Wellington x Hawke's Bay United

  Na etapa complementar, o treinador Matt Calcott conseguiu acalmar sua equipe, que voltou melhor para a segunda etapa e chegou ao quarto gol logo aos 2 minutos, novamente com Hamish Watson. Com dois gols de vantagem, o quadro capitalino passou a administrar a partida, que serviu como alento aos 222 torcedores, em sua maioria auri-negros, presentes no David Farrington Park. Os três pontos levaram o Team Wellington aos 21, na 5ª posição, três a menos que o Hawke's Bay United, 4º colocado.


O Waitakere United vinha embalado após uma vitória sobre o Hawke's Bay United (veja os gols acima). Porém, o líder da ASB Premiership não foi páreo para o Canterbury United

  No segundo jogo da rodada, a invencibilidade de 13 jogos do Waitakere United na atual temporada da competição doméstica foi encerrada com uma surpreendente derrota para o Canterbury United. Desfalcado do craque Roy Krishna, o quadro alvirrubro não conseguiu utilizar o fato de jogar no Fred Taylor Park a seu favor, sofrendo o primeiro tento logo aos 8 minutos, quando o bom Aaron Clapham, cobrando pênalti, abriu o placar para os "Dragões". Poucos antes do intervalo, o líder da ASB Premiership chegou ao empate, com Milos Nikolic.


Aaron Clapham (8, Canterbury United) deixou mais uma vez sua marca no 9º triunfo dos "Dragões" na ASB Premiership 2012/13

  No segundo tempo, porém, o domínio do Canterbury United ficou mais evidente: os "Dragões" pressionaram desde o primeiro minuto e chegaram ao segundo gol aos 6 minutos, com Russell Kamo. O próprio Kamo selou a vitória do time de Christchurch aos 46 minutos, para decepção do público local. Antes do apito final de Nick Waldron, o Waitakere chegou a descontar num gol contra, mas não pôde evitar a primeira derrota na Temporada 2012/13 da ASB Premiership. Apesar do revés, o Waitakere manteve a liderança, com 37 pontos. O Canterbury terminou a Temporada Regular em 3º, com 28.


Russell Kamo (foto), com dois gols, foi o grande nome do Canterbury United no triunfo sobre o líder Waitakere United

  No duelo válido pela parte baixa da tabela, o Waikato FC conquistou a 6ª colocação final ao bater o Otago United por 3-0, no Centennial Park, em Ngaruawahia. Contando com o apoio de sua torcida, o quadro tricolor teve Gurjeep Singh, autor de dois gols, como grande destaque da partida. Caroama Varela, na segunda etapa, decretou o terceiro triunfo do Waikato na temporada. O Otago United, com a derrota, finaliza o certame na 7ª posição, com 6 unidades.


Rory Turner (9, amarelo) leva o Waikato FC ao ataque na partida contra o Otago United (azul)

  Fechando a Temporada Regular, o YoungHeart Manawatu recebeu o Auckland City no Memorial Park, em Palmerston North. Os "verdes" queriam sair de campo com um resultado positivo naquele que seria seu último jogo na temporada, enquanto os "Blues", com um time mesclado de jovens talentos e jogadores consagrados, visavam apenas uma vitória antes da disputa das semifinais.


Daniel Saric (19, Auckland City) recebe os cumprimentos de seus companheiros após marcar o quarto gol do Auckland City sobre o YoungHeart Manawatu (verde)

  Com mais ímpeto, os locais abriram o placar logo aos 4 minutos, com Dale Higham. O gol renovou as esperanças dos 150 torcedores que foram assistir à despedida do YHM. Porém, a superioridade técnica e física do atual campeão continental se fez presente e o Auckland City chegou a vitória com gols de Emiliano Tade (2), Manel Exposito e Daniel Saric. Os três pontos levaram o City aos 33, na vice-liderança; já o YoungHeart Manawatu, apesar dos esforços de seus jogadores nas últimas rodadas, terminou a Edição 2012/13 da ASB Premiership na lanterna, com apenas 6 pontos.


Apesar dos esforços de Nathan Cooksley (foto), o YoungHeart Manawatu perdeu para o Auckland City e terminou a ASB Premiership 2012/13 em último. Foto: Stuff

  Os jogos de ida das semifinais estão marcados para o próximo domingo: às 14hs (horário neozelandês), o Canterbury United recebe o Auckland City no ASB Football Park, em Christchurch; no mesmo horário, o Hawke's Bay United duela contra o Waitakere United, no Bluewater Stadium, em Napier.

  Confira a classificação final da Temporada Regular da ASB Premiership 2012/13:

TIMEJVEDGPGCSGPG
Waitakere United14121148123637
Auckland City14103144182633
Canterbury United1491434191528
Hawke's Bay United147342921824
Team Wellington147072721621
Waikato FC1430111848-309
Otago United1420121440-266
YoungHeart Manawatu1420121550-356

  Fonte das demais imagens: Site Oficial da ASB Premiership

Nenhum comentário:

Postar um comentário