segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Caçula vence mais uma, aproveita tropeço do Central Coast Mariners, e fica mais perto da liderança da A-League

  Por João Victor Gonçalves

  A 21ª Rodada da A-League "apimentou" ainda mais a disputa pelas vagas nos Play-offs e trouxe um postulante à liderança do certame. Na briga pelo Top Six, o destaque fica por conta do Newcastle Jets, que conquistou uma importante vitória no confronto direto contra o Melbourne Heart. Já na ponta da tabela, o Central Coast Mariners tropeçou no ex-lanterna Perth Glory e viu o caçula Western Sydney Wanderers se aproximar.


Taylor Regan (azul, Newcastle Jets) tenta parar Eli Babalj (branco, Melbourne Heart) com um puxão

  A jornada foi aberta na sexta-feira com o duelo entre Newcastle Jets e Melbourne Heart, equipes que almejam um posto entre os seis primeiros colocados que se qualificam aos Play-offs. Decidido a não desperdiçar a oportunidade de faturar três pontos em casa, o Newcastle Jets partiu ao ataque desde os primeiros minutos e chegou ao seu tento inicial logo aos 9 minutos, com um forte chute do interminável Emile Heskey. Atrás no placar, o time de Melbourne passou a pressionar os locais, mas não conseguiu a mesma eficiência do artilheiro inglês e a partida foi para o intervalo mesmo com a vantagem parcial dos "Jets".


O experiente atacante inglês Emile Heskey (direita) marcou em mais uma vitória do Newcastle Jets

  Na segunda etapa, o Newcaste Jets conseguiu equilibrar as ações e, pouco antes do término da partida, foi premiado com seu segundo gol: aos 35 minutos, Ryan Griffiths recebeu livre, cara a cara com o arqueiro Redmayne; com um toque magistral, o bom atacante tirou o esférico do alcance do goleiro do Heart e selou a vitória dos locais. Os três pontos fazem com que o Newcastle Jets volte ao Top Six, ocupando o 6º posto, com 26 pontos. Já o Heart é o 8º, com 24 unidades.


Assista aos melhores momentos de Newcastle Jets x Melbourne Heart

  No sábado, o Sydney FC recebeu o Adelaide United tendo o objetivo de permanecer entre os seis melhores times da A-League. Após 90 minutos de pressão quase que constante sobre o quadro visitante, os "Sky Blues" conseguiram converter seu domínio territorial em gols e saíram com três pontos do Allianz Stadium.


A torcida do Sydney FC (foto) deu mais uma mostra de confiança no trabalho de Frank Farina e compareceu em bom número ao Allianz Stadium

  Apesar da pressão dos locais, o primeiro tempo do embate terminou sem abertura de contagem. Após o intervalo, o Sydney FC manteve seu bom ritmo ofensivo e chegou ao primeiro gol logo aos 3 minutos, graças ao chute de Terry Antonis, que enganou o goleiro Galekovic. Aos 20 minutos, o time de Sydney ampliou com Blake Powell, num lance em que o atacante mostrou seu oportunismo ao aproveitar um cruzamento vindo da direita. Antes do apito final, os "Reds" diminuíram após belo chute de Tomi Juric. Porém, o placar final foi favorável aos "Sky Blues".

Veja os melhores lances do triunfo do Sydney FC sobre o Adelaide United

  Com a vitória, o Sydney FC chega aos 27 pontos, na 5ª colocação, três a mais que o Brisbane Roar, primeiro time fora do Top Six. Já o Adelaide United permanece em 4º, com 35, seis a menos que o Western Sydney Wanderers, vice-líder e que, momentaneamente, garante, ao lado do Mariners, uma vaga direta nas semifinais. Apesar de ainda ocupar o segundo posto, o WSW conseguiu mais uma vitória nesta rodada e, contando com o tropeço do CCM, aproximou-se da ponta da tabela.


Leigh Broxham (azul, Melbourne Victory) tem Youssouf Hersi (vermelho, WSW) como "sombra" ao conduzir a bola

  Os 21.638 pagantes que foram ao AAMI Park assistiram a um dos melhores duelos desta temporada. Num jogo aberto, Melbourne Victory e Western Sydney Wanderers buscaram o ataque com incisividade, com os primeiros buscando chegar à meta rival mantendo a posse de bola, enquanto os visitantes apostavam nas jogadas de contra-golpe para triunfar.


Foto mostra La Rocca (18, centro) pouco antes de marcar o primeiro do Western Sydney Wanderers

  Nesse aspecto, os visitantes foram mais bem sucedidos: aos 10 minutos, Iacopo La Rocca aproveitou a sobra após cobrança de falta e fez o primeiro do Wanderers, para delírio da torcida rubro-negra, que compareceu em bom número ao estádio. Na segunda etapa, os visitantes souberam lidar bem com a pressão dos locais e conseguiram ameaçar o gol de Nathan Coe por meio das bolas alçadas na área victoriana.


Confira os gols de mais uma surpreendente vitória do caçulinha da A-League

  Todavia, o segundo gol do WSW saiu mesmo pelo chão: após boa jogada pela direita, Hersi chutou e o goleiro Nathan Coe espalmou; no rebote, o japonês artilheiro Shinji Ono, com um chute colocado, balançou as redes do Victory, fazendo a festa da galera rubro-negra. Como prêmio pelos esforços dos comandados de Ange Postecoglou, Connor Pain diminuiu o placar com um forte chute cruzado após receber um bom lançamento em profundidade. Mas o tento de Pain foi mesmo o de honra dos "azuis", que não conseguiram igualar. Com a derrota, o Victory permanece em 3º, mas agora está a cinco pontos do vice-líder Wanderers.


Artilheiro da A-League com 15 gols, Daniel McBreen (foto, Central Coast Mariners) lamenta chance perdida

  Ao contrário do time de Parramatta, o Central Coast Mariners não conseguiu vencer longe de seus domínios: jogando em Perth, os auri-azuis entraram em campo com a condição de favoritos contra o então lanterna Glory. Mas, numa prova de que o favoritismo fica de fora das quatro linhas, o quadro violeta mostrou um incrível poder de reação e, após sair perdendo, conseguiu a virada e deixou a incômoda última colocação.


Alistair Edwards (foto), treinador do Perth Glory, observa atentamente a atuação de sua equipe

  Aos 12 minutos, o Mariners conseguiu transformar seu bom início de partida em gol: após falha da zaga, a bola sobrou para Michael McGlinchey que, com um toque sutil, deixou Bernie Ibini-Isei na cara do gol. Com um leve toque, o nigeriano tirou a bola do alcance de Vukovic e inaugurou a contagem a favor dos visitantes. 14 minutos depois, na primeira chegada de perigo do Glory, Travis Dodd recebeu livre na grande área e empatou a partida.


Assista aos melhores lances da vitória do Perth Glory sobre o Central Coast Mariners

  Na segunda etapa, o Glory voltou melhor e chegou ao gol da virada aos 17 minutos: mostrando seu faro de gol, o artilheiro Shane Smeltz completou um cruzamento vindo da direita com uma potente cabeçada, a qual chegou a ser desviada pelo arqueiro Ryan, mas, mesmo assim, encontrou o caminho do gol. O marcador não foi mais movimentado, decretando a 6ª vitória do time de Perth na competição, que deixa a lanterna, subindo para a 9ª colocação, com 21 pontos; já o líder Mariners estaciona nos 42 pontos.


Besart Berisha (7, direita) mais uma vez fez a diferença para o Brisbane Roar

  No único jogo do domingo, Brisbane Roar e Wellington Phoenix fizeram o "duelo dos desesperados" da rodada. Visando manter vivas as chances de classificação, o atual bi-campeão da A-League enfrentou o representante neozelandês do certame sob o olhar de um público condizente com a campanha dos locais: apenas 9.282 pagantes compareceram ao Suncorp Stadium, um número pequeno quando comparado a outros jogos do Roar.


Confira os melhores momentos da vitória do Roar sobre o Phoenix no "duelo dos desesperados"

  Logo aos 7 minutos, a torcida do Roar ficou em alerta após um gol anulado dos visitantes. O susto surtiu o efeito desejado nos "leões", que abriram o placar aos 32 minutos, com Lustica. No segundo tempo, a vitória dos "laranjas" foi confirmada com o gol do artilheiro albanês Besart Berisha, logo aos 3 minutos. O triunfo de 2-0 leva o Roar aos 24 pontos, na sétima colocação. Já o Phoenix volta à lanterna, com apenas 20 unidades.

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  
Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
Central Coast
42
6
3
2
Sydney Wanderers
41
2
6
3
Melbourne Victory
36
3
7
4
Adelaide United
35
2
8
5
Sydney FC
27
8
3
6
Newcastle Jets
26
7
5
9
7
Brisbane Roar
24
7
3
8
Melbourne Heart
24
7
3
9
Perth Glory
22
6
4
10
Wellington Phoenix
20
5
5

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League  

Nenhum comentário:

Postar um comentário