terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Victory bate Glory e se aproxima dos líderes; Mariners apenas empata, mas segue na ponta

  Por João Victor Gonçalves

  No último sábado, nosso Blog já adiantou o que aconteceu num dos duelos da 17ª Rodada da A-League, o qual envolveu Sydney FC e Wellington Phoenix e contou com uma atuação de gala do craque Alessandro Del Piero, autor de 4 dos 7 gols da vitória dos Sky Blues sobre o Phoenix (7-1). Porém, mais quatro jogos agitaram os gramados australianos, promovendo alterações por toda a tabela de classificação.


Relembre a atuação de gala de Del Piero na goleada do Sydney FC sobre o Wellington Phoenix

  O nosso giro semanal começa começa na cidade de Melbourne, onde o Heart recebeu o Adelaide United. Fora de campo, as situações das equipes eram opostas: os "Hearts" visavam consolidar sua posição dentro do Top Six, enquanto os "Reds", vice-líderes da A-League, buscavam a manutenção de sua condição. Porém, dentro das quatro linhas, qualquer favoritismo por parte dos visitantes foi rechaçado por uma digna atuação do "caçula" de Melbourne.


David Williams (Melbourne Heart) domina a bola, buscando o passe certeiro a um companheiro

  Numa partida muito equilibrada, os locais levaram vantagem ao fazer uma blitz ofensiva nos primeiros minutos do encontro, chegando ao primeiro tento logo aos 4 minutos, através da cabeçada certeira de Josip Tadic. Atrás no placar, os "Reds" passaram a pressionar o Heart, mas não era o dia de Vidosic e seus companheiros, que não conseguiram acertar a pontaria. Como castigo ao time de Adelaide, aos 3 minutos da etapa complementar, Richard Garcia recebeu um bom passe de Matt Thompson e só teve o trabalho de superar o arqueiro Galekovic e marcar seu primeiro gol na temporada.


O experiente arqueiro Galekovic (Adelaide United) rechaça a bola para o campo de ataque

  Durante o resto do segundo tempo, o Adelaide United tentou pressionar os locais, mas não conseguiu a efetividade necessária sequer para descontar. O placar final de 2-0 leva o Heart à 5ª colocação, consolidando a equipe na luta por uma vaga nos Play-offs, com 21 pontos; já o Adelaide segue em segundo, com 32.


Assista aos melhores momentos da vitória do Heart sobre o Adelaide United

  Porém, a posição dos "Reds" na tabela já não é tão segura como antes. Isso se deve à ascensão do Melbourne Victory, time comandado pelo vitorioso Ange Postecoglou, que alcançou sua nona vitória na competição ao derrotar o Perth Glory pela contagem mínima, no Nib Stadium. Usando o contra-golpe como principal arma, os "azuis" de Melbourne viram os "violetas" dominar a posse de bola durante os 90 minutos, mas, para tristeza da maioria dos mais de 7 mil torcedores que foram ao estádio, estes últimos não conseguiram sair com os três pontos.


Jimmy Jeggo (Melbourne Victory, verde) tenta tirar a bola de Jacob Burns (Perth Glory, violeta e branco)

  Isso porque, aos 24 minutos, Scott Jamieson tentou cortar o cruzamento vindo da esquerda de Marco Rojas e mandou o esférico contra o próprio patrimônio. Apesar dos esforços do ataque local, comandado por Shane Smeltz, o Glory não conseguiu chegar ao empate e viu uma invencibilidade de três anos em jogos contra o Victory em casa ser destruída. A vitória manteve os comandados de Postecoglou no terceiro posto; porém, agora os victorianos estão a apenas 2 pontos do Adelaide United, vice-líder; já o Perth Glory está momentaneamente fora da Zona dos Play-offs, ocupando o oitavo posto, com 19 pontos.


Veja os melhores momentos da vitória do Central Coast Mariners sobre o Perth Glory

  O líder da competição, Central Coast Mariners, teve uma atuação discreta nesta jornada. Jogando no Bluetongue Stadium, os auri-azuis não passaram de uma igualdade sem gols com o Newcastle Jets, numa partida que teve os arqueiros Mathew Ryan (CCM) e Mark Birighitti (NJ) como grandes destaques. Com isso, o Mariners manteve seu posto, somando agora 35 pontos; já os "Jets" fecham a Zona dos Play-offs, em sexto, com 21.


Jets e Mariners não saíram do empate por 0-0; confira os melhores momentos dessa partida no vídeo acima

  No fechamento da rodada, a sensação desta edição da A-League, o Western Sydney Wanderers, aprontou mais uma "travessura": dessa vez, a vítima foi o atual bi-campeão do certame, o Brisbane Roar. Pela segunda vez na temporada, os "leões" não foram páreo para os rubro-negros e, mesmo jogando em seu recinto, acabaram batidos pelos comandados de Tony Popovic, que segue fazendo um belo trabalho à frente da equipe de Parramatta.


Jogadores do Roar reclamam com o árbitro após a confirmação do gol de Hersi, alegando um suposto impedimento

  No primeiro tempo, a sorte sorriu para os locais, que buscaram o gol com maior incisividade. Tanto que, aos 21 minutos, Mitch Nichols aproveitou a sobra e fez o primeiro para os atuais bi-campeões da A-League; porém, no segundo tempo, a postura dos visitantes foi outra: lutando por um tento, o Wanderers passou a pressionar os locais. A "blitz" dos rapazes de Parramatta foi premiada aos 18 minutos, quando Mark Bridge, num chute colocado da entrada da área, empatou a partida. A virada viria quatro minutos depois, quando, após uma jogada de velocidade do ataque visitante, Youssouf Hersi estufou as redes do Roar.


Assista aos gols do triunfo do WSW sobre o Brisbane Roar

  Os três pontos colocam o WSW com reais chances de obter a classificação aos Play-offs, deixando o time na 4ª colocação, com 29 pontos; já o Brisbane Roar segue numa campanha que pode resultar na precoce eliminação da equipe, ocupando a vice-lanterna, com apenas 17 pontos. As emoções da A-League continuam na próxima sexta, quando o esperado duelo entre Central Coast Mariners e Adelaide United abre a jornada. No sábado, mais três jogos: Melbourne Victory x Sydney FC, Western Sydney Wanderers x Melbourne Heart e Perth Glory x Brisbane Roar; no domingo, o jogo entre Wellington Phoenix e Newcastle Jets fecha a 18ª rodada.

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  


Equipe
PG
J
V
E
D
GP
GC
1
Central Coast
35
5
2
2
Adelaide United
32
2
5
3
Melbourne Victory
30
9
3
5
4
Sydney Wanderers
29
9
2
6
5
Melbourne Heart
21
6
3
8
6
Newcastle Jets
21
6
3
8
7
Sydney FC
20
6
2
9
8
Perth Glory
19
5
4
8
9
Brisbane Roar
17
5
2
10
Wellington Phoenix
16
4
4
9

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League

Nenhum comentário:

Postar um comentário