quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Líderes vencem e briga pela ponta continua acirrada na Austrália

  Por João Victor Gonçalves

  A primeira postagem do ano começa falando da competição do futebol da Oceania que segue a todo vapor neste início de 2013: a A-League. A virada de ano, porém, não trouxe grandes alterações no cenário da disputa. Central Coast Mariners e Adelaide United, os dois primeiros colocados do certame, continuaram em sua senda de vitórias, isolando-se ainda mais na luta pelas posições que dão vaga direta nas semifinais.

Ibini (centro) celebra o gol que garantiu mais uma vitória ao Central Coast Mariners

  A 14ª Rodada da Temporada 2012/13 do futebol australiano começou no ano passado. No dia 31, dois jogos agitaram os gramados da "Terra dos Cangurus". Na abertura da jornada, Central Coast Mariners e Perth Glory fizeram um dos duelos mais aguardados, que poderia recolocar os "violetas" na briga pelas primeiras posições. Os líderes da competição, porém, não estavam dispostos a facilitar a vida dos companheiros de Smeltz e, contando com o apoio de sua torcida no Bluetongue Stadium, chegaram a mais uma vitória.

Sterjovski (Central Coast Mariners, 21) domina a bola pelo meio de campo

  Numa partida equilibrada, em que as equipes criaram poucas chances de gol, o Mariners chegou à vitória graças ao tento de Bernie Ibini-Isei, aos 22 minutos da etapa complementar. Com mais três pontos, os auri-azuis chegaram aos 30 pontos, mantendo-se firmes na ponta; já o Glory, apesar da derrota, permanece na Zona dos Play-offs, em 5º lugar, com 18 pontos.

Assista ao gol que garantiu a última vitória ao Mariners em 2012

  Quem também garantiu um bom começo de ano para sua torcida foi o Adelaide United. Vindo de uma sequência negativa, o esquadrão dos "Reds" teve como oponente o Sydney FC, que vinha animado após a vitória obtida na última rodada. Dentro das quatro linhas, porém, a equipe do "celeiro agrícola" da Austrália não deu chance de triunfo aos "Sky Blues", vencendo com tranquilidade.

A alegria dos jogadores do Adelaide United (vermelho) contrasta com a decepção dos atletas do Sydney FC (azul) na última partida do futebol australiano em 2012. Foto: Fox Sports

  Logo aos 17 minutos, Dario Vidosic confirmou seu faro de artilheiro e abriu o placar para o United; 11 minutos depois, o próprio Vidosic, cobrando penalidade máxima, aumentou para os mandantes. Na segunda etapa, aproveitando os espaços abertos pelo SFC, que se lançava ao ataque desesperadamente, o Adelaide sacramentou a vitória com Iain Ramsay. O triunfo garantiu à equipe sul australiano a vice-liderança, com 28 pontos.

Assista aos melhores momentos da última partida da A-League em 2012

  A situação dos "Sky Blues" segue desesperadora: após a 9ª derrota na competição, o time de Del Piero voltou a ocupar a lanterna, com apenas 13 pontos. Certamente, o treinador Frank Farina terá muito trabalho para conseguir a classificação e evitar um vexame histórico, definição para a precoce eliminação de uma das franquias mais ricas e badaladas da A-League.

O arqueiro Redmayne (Melbourne Heart) derruba Griffiths (Newcastle United) dentro da grande área: é pênalti!

  No primeiro jogo do ano, coube ao eritreu Golgol Mebrahtu (nome sugestivo) a honra de ter sido o primeiro jogador a marcar numa partida oficial em 2013. Aos 5 minutos do encontro entre o seu Melbourne Heart e o Newcastle Jets, o jovem atacante de 22 anos tocou rasteiro, na saída de Birighitti e saiu comemorando o seu feito da melhor forma possível: fazendo um coração para a torcida mais "apaixonada" do futebol australiano.

Confira os gols de Heart e Jets, incluindo o tento histórico de Mebrathu, o primeiro de 2013

  O gol do avante eritreu ajudou sua equipe a bater os "aviadores" por 2-1. Ryan Griffiths chegou a empatar a partida, cobrando pênalti, mas Josip Tadic, em outra penalidade, deu a vitória ao time de Melbourne. A vitória levou o Heart à 9ª posição, com 15 pontos; o Newcastle está uma posição acima, com uma unidade a mais.

Shinji Ono (centro) foi o grande destaque da vitória do WSW sobre o Victory, marcando dois gols

  No segundo jogo da A-League em 2013, o Western Sydney Wanderers, equipe caçula e sensação da competição, venceu um confronto direto contra o Melbourne Victory e assegurou a inédita 3ª colocação. Contando com o apoio de sua recente, mas fanática torcida, a representação de Parramatta adotou sua tradicional postura defensiva, explorando eficientemente os contra-golpes, e chegou ao primeiro gol aos 41 minutos do primeiro tempo, por intermédio do japonês Ono.

Assista aos dois gols de Ono, que garantiram mais uma vitória do WSW

  Shinji Ono foi, sem sombra dúvida, o grande destaque da 14ª rodada. Na segunda etapa, quando o Victory ameaçava a equipe da periferia de Sydney, coube ao "samurai" anotar seu segundo gol na partida, logo após Dilevski ter empatado para os visitantes. A belíssima atuação de Ono e do sistema defensivo do WSW colocam a posição no terceiro posto, com 23 pontos; com a mesma pontuação, aparece o Victory, ficando atrás dos rivais rubro-negros pelos critérios de desempate.

Halloran (esquerda) comemora o seu gol, o qual garantiu o triunfo dos "Leões" sobre o Phoenix. Foto: The Australian

  No fechamento da rodada, o Brisbane Roar conseguiu, enfim, alcançar a Zona dos Play-offs. Jogando no Suncorp Stadium, os atuais bi-campeões da A-League fizeram uma partida equilibrada contra o Wellington Phoenix. Porém, na decisão do resultado final, pesou a péssima pontaria dos auri-negros, que erraram 9 de seus 13 remates a gol. Por outro lado, apesar do revés, Mark Paston foi o melhor jogador dos neozelandeses, salvando sua equipe em nove oportunidades.

Veja os gols da vitória que recolocou os "leões" na Zona dos Play-offs

  Aos 14 minutos, Besart Berisha transpôs pela primeira vez o "paredão" neozelandês, abrindo o placar para os "Leões". Criando boas chances, o Phoenix chegou ao empate aos 35 minutos, com Jeremy Brockie, que, com o gol, alcançou McBreen, do Mariners, na artilharia da A-League, estando ambos com 10 gols. Porém, na segunda etapa, Ben Halloran marcou para os "laranjas" logo aos 12 minutos, dando números finais ao encontro, que garantiu a 6ª posição do certame para o time de Brisbane, a última dentro da Zona dos Play-offs. O Phoenix é o 7º, com 16.

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  
Equipe
P
J
V
E
D
GP
GC
1
Central Coast
30
9
3
2
2
Adelaide United
28
9
1
4
3
Sydney Wanderers
23
7
2
5
4
Melbourne Victory
23
7
2
5
5
Perth Glory
18
5
3
6
6
Brisbane Roar
17
5
2
7
7
Wellington Phoenix
16
4
4
6
8
Newcastle Jets
16
5
1
8
9
Melbourne Heart
15
4
3
7
10
Sydney FC
13
4
1
9

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League  

Nenhum comentário:

Postar um comentário