segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Após 8 rodadas, Waitakere United lidera ASB Premiership e está muito próximo da classificação; Team Wellington é a grande decepção na "Terra dos Kiwis"

  Por Rodrigo Augusto


  A ASB Premiership 2012/13 vai sendo disputada em ritmo alucinante: com oito rodadas disputadas, a principal competição da Nova Zelândia mostra em sua tabela de classificação situações já esperadas, como a briga de Waitakere United e Auckland City pela ponta, e outras nem tanto, como a má campanha do Team Wellington, atual vice-campeão do certame.


Wellbourn (16, Canterbury United) tenta alcançar a bola, mas jogada de ataque acaba sendo neutralizada pelo arqueiro Williams (Auckland City)

  O Auckland City, equipe neozelandesa de destaque no cenário internacional, teve de lidar, nas primeiras jornadas do certame, com a preparação e disputa do Mundial de Clubes da FIFA. Com isso, a equipe perdeu um pouco do foco na competição, vendo seu maior rival, o Waitakere United, abrir 5 pontos na liderança. A vantagem dos alvirrubros, porém, pode ser descontada, já que o City tem um jogo a menos que o seu concorrente.


Koprivcic (foto), com dois gols, foi um dos destaques do Auckland City na partida contra o Waikato FC

  Nas duas partidas válidas pela Liga Neozelandesa que disputou em 2013, o City deu mostras de que deve brigar acirradamente pela liderança da Temporada Regular (que garante uma vaga na O-League 2013/14). Em partida adiada devido à sua viagem ao Japão, os “Blues” despacharam o Waikato FC no Centennial Park, em Ngaruawahia, por 4-1. Koprivcic e Exposito, duas vezes cada, marcaram para o time de Auckland, enquanto Sam Margetts descontou para os locais.


Assista aos melhores momentos da vitória do Auckland City sobre o Waikato FC

  A outra vítima dos “Blues” no atual ano de 2013 foi o Canterbury United. Num duelo muito aguardado pela torcida e imprensa locais, os “Dragões” não suportaram a pressão dos atuais campeões continentais e acabaram batidos por 3-1, de virada. Barton marcou para o Canterbury, mas Feneridis, Koprivcic e Tade viraram para o City, numa partida que foi acompanhada por um belo público de 600 pessoas no ASB Football Park, em Christchurch.


Confira os melhores lances do duelo entre Canterbury United e Auckland City

  Por sua vez, o Waitakere United deu mostras, na última rodada, que não deve facilitar as vidas do rival azul nesta segunda metade da Temporada Regular. Atuando na capital neozelandesa, os alvirrubros bateram o Team Wellington por 3-1, em partida que reeditou a final da Edição 2011/12 da Liga. Shelley e Krishna (2) anotaram os tentos dos visitantes, enquanto Cheriton fez o gol dos locais.


Roy Krishna (12, Waitakere United) sofre com a forte marcação de atleta do Team Wellington

  Em comparação à última temporada, a situação dos aurinegros merece destaque: com apenas 6 pontos conquistados, os atuais vice-campeões da ASB Premiership estão a 9 da zona de classificação, não figurando entre os “protagonistas” do certame. Uma causa para tal quadro pode ser a baixa idade dos atletas do Team Welly, que, embora tecnicamente estejam à frente de boa parte das equipes da Liga Neozelandesa, não possuem a maturidade suficiente para lidar com os desafios que o Campeonato Neozelandês lhes proporciona.


A situação de Henry Fa'arodo (10, esquerda) e seus companheiros do Team Wellington na ASB Premiership não é das melhores: após 7 jogos, a equipe da capital soma apenas 6 pontos

  Com a ausência do quadro capitalino das primeiras posições e o distanciamento das equipes de Auckland na briga pela ponta, outras duas equipes aparecem com boas chances de classificação. São elas: o Hawke's Bay United, que aparece em 3º, com 16 pontos, e o Canterbury United, que vem logo atrás, com 15.


Smith (foto) é um dos grandes destaques do setor ofensivo do Hawke's Bay United nesta ASB Premiership

    O time alvinegro é, sem dúvida, a grande surpresa do torneio. Contando com a segurança do arqueiro Gillespie no sistema defensivo, um dos menos vazados da ASB Premiership com apenas 10 gols sofridos, e o talento de jovens como Dakota Lucas e Sean Lovemore, o time de Napier vem conquistando pontos preciosos contra os concorrentes diretos pela vaga nas semifinais, o que pode garantir a inédita classificação da equipe a esse estágio da Liga. Em sua última partida, os alvinegros presentearam os 413 pagantes que compareceram ao Bluewater Stadium com uma incontestável vitória de 4-0 sobre o Waikato FC. O destaque da vitória foi o experiente Jarrod Smith, autor de dois gols. Tinnion e Lovemore completaram o marcador.


Assista aos gols da vitória do Hawke's Bay United sobre o Waikato FC

  Na parte baixa da tabela, três das quatro equipes estão empatadas com seis pontos; são elas: Team Wellington, Waikato e Otago United. O último destes conseguiu chegar às seis unidades numa vitória sobre o YoungHeart Manawatu por 4-1, em Palmerston North. Burgess e Coldicott, duas vezes cada, marcaram para os “azuis”, enquanto Soromon descontou para os locais. O grande destaque da partida foi o elevado número de expulsões: cinco. Mosquera, Higham e Rufer foram pra o vestiário dos “Hearts” mais cedo, enquanto Thomas Connor e Matt Joy não terminaram o encontro em campo por parte do United. 


O clima esquentou na partida entre Otago United (azul) e YoungHeart Manawatu (verde)

  O confronto entre essas equipes, aliás, marcou a única vitória do YoungHeart na competição, em novembro, ainda válido pelo 1º Turno. 3-0 para o time verde, que de lá pra cá não sabe o que é vitória na ASB Premiership. Por incrível que pareça, a inocência parece ser o principal problema da equipe do treinador Stu Jacobs, que é uma verdadeira “legião estrangeira”, contando com dois ingleses, um americano e um estadunidense no seu elenco. Esperamos que o YHM possa se despedir de forma honrosa da competição, superando a campanha da última temporada, quando terminou a ASB Premiership na última colocação, com 3 pontos (3 empates em 14 jogos).


Tom Mosquera (11, YoungHeart Manawatu) é expulso no duelo contra o Otago United (azul). Ao todo, o confronto teve cinco cartões vermelhos mostrados pelo árbitro Nick Waldron

  Quem será o grande campeão da temporada 2012/13 do futebol neozelandês? Será que o Waitakere United manterá sua coroa na “Terra dos Kiwis” ou o Auckland City conseguirá repetir na liga doméstica o sucesso que possui no cenário continental. Ou ainda, Canterbury United, Hawke’s Bay ou Team Wellington conseguirão surpreender os principais rivais e ficar com a taça? Siga acompanhando nosso Blog e descubra a resposta para esses enigmas nos próximos “capítulos” da ASB Premiership!

  Confira a classificação da ASB Premiership 2012/13:
  
TIMEJVEDGPGCSGPG
Waitakere United87102351822
Auckland City75202171417
Hawke's Bay United85121710716
Canterbury United85031812615
Team Wellington7205813-56
Waikato FC82061123-126
Otago United8206921-126
YoungHeart Manawatu8107925-163


  Fonte das Imagens: Site Oficial da ASB Premiership

Nenhum comentário:

Postar um comentário