segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Wanderers dá "presente de grego" ao Adelaide United neste Natal e Central Coast amplia vantagem na liderança

  Por João Victor Gonçalves

  Na maioria dos países que adotam o calendário europeu, o futebol dá uma parada para as festividades de Natal e Ano Novo. Porém, a exemplo do que ocorre na Inglaterra, o Campeonato Australiano segue a todo vapor nos próximos dias. No último final de semana, cinco jogos agitaram os gramados da "Terra dos Cangurus", com destaque para Western Sydney Wanderers, Perth Glory, Newcastle Jets e Melbourne Victory, equipes que triunfaram na 12ª rodada.


O brasileiro Cássio (branco, Adelaide United) tenta ganhar disputa de bola com Polenz (vermelho e preto, Western Sydney Wanderers)

  No jogo de abertura da rodada, o Western Sydney Wanderers quebrou todos os prognósticos ao vencer o Adelaide United por 6-1 no Parramatta Stadium. Dispostos a alegrar os 9.056 torcedores que foram apoiar a equipe novata da A-League, os rubro-negros partiram com tudo pra cima dos "Reds" e nem eram sombra da equipe com o pior ataque da competição, que havia balançado as redes 8 vezes em 11 jogos.


Djite (branco, Adelaide United) tenta escapar da feroz marcação imposta pelo Western Sydney Wanderers

  O show do WSW começou logo aos 17 minutos, com Mark Bridge, o qual foi o destaque de sua equipe, anotando um hat-trick. Dino Kresinger, Shinji Ono e Joey Gibs completaram o placar para a equipe do subúrbio de Sydney, enquanto Dario Vidosic descontou para os "Reds". Cabe ressaltar que a goleada do time de Sydney se deu em circunstâncias normais: as duas equipes terminaram com 11 atletas em campo; o que mais chama a atenção é o fato de o Adelaide ter tido a maior posse de bola durante o confronto (52%, contra 48% dos locais), fato que confirma que a maior arma do Wanderers é o contra-ataque.


Confira os gols da surpreendente vitória do WSW sobre o Adelaide United

  Aliada à péssima atuação do arqueiro Eugene Galekovic, que viu metade dos chutes desferidos à sua meta encontrar as redes, as jogadas de contra-golpe do WSW contribuíram para o "presente de grego" dado pela equipe de Parramatta aos seus rivais de Adelaide neste Natal. Com a vitória, o Wanderers assume a 4ª colocação, com 19 pontos; já o United segue na vice-liderança, com 25 pontos.


Mostrando sua habilidade, Dani Sánchez (amarelo) leva o Phoenix ao ataque

  Quem se aproveitou do tropeço dos "Reds" para aumentar sua vantagem na liderança foi o Central Coast Mariners; porém, o resultado dos auri-azuis não foi o esperado por sua torcida: atuando contra o não tão forte time do Wellington Phoenix, o CCM não passou de um empate por 1-1.


Ben Sigmund (Wellington Phoenix, acima) "decola" em disputa de bola com McBreen (Central Coast Mariners, abaixo)

  Frente 5.961 pagantes que compareceram ao Westpac Stadium, na capital neozelandesa, o Mariners não se intimidou e abriu o placar no último minuto da primeira etapa, por intermédio de Daniel McBreen, que chegou ao seu décimo gol na competição. Porém, a apenas 6 minutos do término do tempo regulamentar, Dani Sánchez igualou a peleja, para alívio da torcida local. Com mais um ponto, o CCM chega aos 27, mantendo-se na liderança da A-League; por sua vez, o Phoenix continua fora da Zona dos Play-offs, na 7ª colocação, com 13 pontos.


Confira os tentos do empate entre Phoenix e Mariners

  Uma posição acima dos neozelandeses, o Newcastle Jets aumentou sua vantagem em relação aos concorrentes pela classificação ao bater o desesperado Sydney FC por 2-1. Pressionado desde o início, o time comandado por Frank Farina, que contou com Alessandro Del Piero em campo durante os 90 minutos, não suportou a pressão dos aviadores e sofreu o primeiro gol aos 13 minutos, por intermédio de Craig Goodwin.


Jogadores do Newcastle Jets celebram o gol de Goodwin

  14 minutos depois, brilhou a estrela de outro grande nome desta edição da A-League: o interminável Emile Heskey que, dando mostras de oportunismo e eficiência, aumentou a vantagem para os "Jets". O panamenho Yairo Yau até chegou a descontar para os "Sky Blues", mas não conseguiu evitar mais uma derrota de sua equipe, que amarga a última colocação do torneio, com míseros 10 pontos. O Newcastle aparece em 6º, com 16.


Assista aos gols de mais uma derrota do badalado Sydney FC

  Quem também não conseguiu encontrar o caminho das vitórias nesta edição é o Brisbane Roar. Jogando no Suncorp Stadium, o Roar reeditou a final da última edição da A-League no duelo ante o Perth Glory. Porém, desta vez, o destino da partida foi diferente: contando com uma péssima pontaria dos atletas laranjas, que desperdiçaram 15 chutes a gol, o Glory provou sua precisão ao vencer pela contagem mínima, graças ao gol de Steven McGarry aos 44 minutos da etapa inicial. Com o triunfo, os "violetas" mantêm-se na 5ª posição, com 17 pontos; já o Brisbane Roar é o 9º colocado, com 11 pontos, correndo sérios riscos de ficar fora dos Play-offs da A-League.


Confira o gol que garantiu a vitória do Glory na revanche da última final da A-League

  Para fechar a rodada, nada melhor que um clássico. Num duelo de equipes em situações bem diferentes na tabela, Victory e Heart entraram em campo objetivando mais do que a conquista dos três pontos: tratava-se de obter a hegemonia na cidade de Melbourne neste fim de ano. O clima de rivalidade mexeu com os torcedores, que totalizaram 26.457 pagantes nas arquibancadas do AAMI Park.


Archie Thompson (foto) "explode" após marcar o gol da vitória do Melbourne Victory

  Com a bola rolando, as equipes não mostraram um grande futebol na primeira parte: com um ferrenho sistema defensivo disposto em campo, o Victory evitou boa parte das jogadas ofensivas do Heart; por sua vez, os alvi-azuis tentavam chegar à meta de Bolton por meio de longos lançamentos, os quais visavam explorar a velocidade de Rojas. Porém, o sucesso não esteve ao lado de nenhum dos times de Melbourne, fazendo com que a partida fosse para o intervalo com o placar em branco.


Assista aos melhores momentos de mais uma edição do "Mel-Derby"

  No segundo tempo, porém, a história foi diferente: acionado durante toda a partida, Marco Rojas conseguiu o que a torcida azul tanto esperava, marcando o primeiro gol de sua equipe no "Mel-Derby". Aos 38 minutos, Fred igualou o marcador, para alegria da pequena, mas entusiasmada torcida alvirrubra. Todavia, as emoções estavam reservadas para o último minuto da peleja: num lance muito contestado pelos jogadores do Heart, que alegaram que a bola não transpôs totalmente a linha de gol, Archie Thompson decretou a vitória do Victory, num lance em que o árbitro A. Milliner e seu auxiliar agiram corretamente, confirmando o gol. Explosão da torcida do Victory, que, com os três pontos, segue na confortável 3ª posição, com 20 pontos; o Heart é apenas o 8º, com 12.

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  
Equipe
P
J
V
E
D
GM
GS
1
Central Coast
27
8
3
1
9
2
Adelaide United
25
8
1
3
3
Melbourne Victory
20
6
2
4
4
Sydney Wanderers
19
6
1
5
9
5
Perth Glory
17
5
2
5
6
Newcastle Jets
16
5
1
6
7
Wellington Phoenix
13
3
4
5
8
Melbourne Heart
12
3
3
6
9
Brisbane Roar
11
3
2
7
10
Sydney FC
10
3
1
8

  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League

Nenhum comentário:

Postar um comentário