terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Central Coast e Adelaide seguem na briga pela ponta da A-League; Sydney FC perde mais uma e continua em seu martírio

  Por João Victor Gonçalves

  Após a realização da 11ª Rodada da A-League, a situação de alguns clubes da competição pode ser comparada à dialética Céu-Inferno. Na parte de cima da tabela, vivendo o "Nirvana Futebolístico" do futebol australiano neste final de ano, Central Coast Mariners e Adelaide United vão se distanciando de seus concorrentes e caminham a passos largos rumo à vaga direta na semifinal. Na outra ponta da tábua de classificação, o badalado Sydney FC, de craques como Del Piero, segura a incômoda lanterna; uma posição acima e correndo sérios riscos de ficar de fora dos Play-offs aparece o Brisbane Roar, atual bi-campeão da competição.


Ibini (Central Coast Mariners, amarelo) disputa bola com jogador do Melbourne Heart

  No jogo de abertura da jornada de número 11, o Central Coast Mariners confirmou seu bom momento e, contando com o apoio de sua torcida, bateu o Melbourne Heart por 2-0, no Bluetongue Stadium. Numa equipe em que o esforço coletivo supera os talentos individuais, a atuação de Pedj Bojic na partida pode ser considerada uma exceção: autor dos dois gols de sua equipe, o zagueiro viveu seu dia de glória na temporada.


Bojic (direita, Central Coast Mariners) foi o grande destaque da partida; afinal, não é todo dia que um zagueiro faz dois gols

  A zaga, aliás, é o ponto forte dos auri-azuis na competição: com apenas 8 gols sofridos, é, ao lado da defensiva do Western Sydney Wanderers, a menos vazada da competição. Com esse mérito, não é de se estranhar que o time ocupe a liderança do certame, com 26 pontos e apenas uma derrota em 11 jogos; o Melbourne Heart, por sua vez, é apenas o 8º colocado, com 12 pontos.


Assista aos dois gols de Bojic na vitória que garantiu a liderança ao Central Coast Mariners

  No outro jogo da sexta-feira, o Perth Glory confirmou sua condição como candidato à classificação. Atuando na "Cidade Luz" australiana, os violetas não tiveram dificuldades para passar pelo Newcastle Jets por 3-0. Travis Dodd, com dois gols, foi o principal nome do Glory na partida, dando mostras da excelente temporada que está realizando. O artilheiro neozelandês Shane Smeltz, cobrando pênalti, liquidou a fatura para os locais. Com os três pontos, o Glory chega à 5ª posição, com 14 pontos, um a mais que os "Jets", que vêm logo atrás, em 6º, fechando a Zona dos Play-offs.


Confira os gols da importante vitória do Perth Glory sobre o Newcastle Jets

  O terceiro jogo do final da semana marcou a única igualdade da rodada: no reencontro de Ange Postecoglou com o Brisbane Roar, clube que o consagrou como treinador, igualdade entre o Victory e os "leões". Aos 24 minutos de jogo, Ben Halloran abriu o placar para os visitantes, dando esperanças à torcida laranja; porém, aos 3 minutos da etapa complementar, Mark Milligan decretou a igualdade, garantindo um ponto que, se não era o pretendido pelos mais de 17 mil pagantes que foram apoiar o Victory no AAMI Park, garante a 3ª posição aos azuis após o término da jornada.


Confira os tentos do empate entre Victory e Roar

  A unidade somada, porém, não muda o cenário desolador no Roar: com apenas 11 pontos, a equipe ocupa a 9ª colocação e, caso não consiga uma recuperação na segunda metade do certame, poderá amargar uma precoce eliminação. Ao que tudo indica, os "decanos" da A-League sofrem com a perda de seu comandante, Ange Postecoglou, que, num pequeno período de treinamento com o Victory, transformou os alvi-azuis em um time competitivo, que deve brigar até o fim por uma vaga nos Play-offs, situação bem diferente da última temporada, quando a equipe foi eliminada após a Temporada Regular. Com isso, o comandante campeão da A-League 2011/12 dá mostras de sua competência e poder de liderança, sendo um nome cotado para assumir a Seleção Australiana numa futura oportunidade.


Thomas Broich (Brisbane Roar, laranja) sofre com a marcação de dois jogadores do Melbourne Victory

  O quarto duelo do final de semana foi, sem dúvida, o mais aguardado pela torcida australiana: mais que o clima de rivalidade existente entre as duas equipes, o "Harbour City Derby" pôs, frente a frente, o Western Sydney Wanderers, buscando sua consolidação como um dos candidatos à classificação, e o Sydney FC, que depositava suas esperanças de vitória numa boa atuação de seu comandante, Frank Farina.


Clássico é clássico em qualquer lugar do planeta: na imagem, o arqueiro Ante Covic (Western Sydney Wanderers) entrega um sinalizador ao policial que supostamente teria sido dirigido a ele pela torcida do Sydney FC

  Porém, nem o comandante, nem seus comandados conseguiram mostrar um futebol convincente. Dominando o setor de meio-campo e ameaçando constantemente seus rivais com suas consistentes jogadas ofensivas, o Western Sydney Wanderers não dava mostras de que possuía o pior ataque da A-League, com apenas seis gols marcados até a ocasião. Prova disso foi que, aos 24 minutos, Youssouf Hersi abriu o placar para os rubro-negros, calando os mais de 26 mil "celestes" que foram ao Allianz Stadium.


Assista aos gols da vitória do WSW sobre o Sydney FC no "Derby de Sydney"

  No segundo tempo, o ex-jogador do Sydney FC, Michael Beauchamp deu o golpe de misericórdia nos "Sky Blues", decretando a sétima derrota do time celeste no torneio e a primeira vitoria do WSW no Derby de Sydney. Os três pontos garantiram aos rubro-negros a 4ª colocação, com 16 pontos. Já o Sydney, de Farina e Del Piero, segue na última posição, com 10 pontos.


Veja os melhores momentos da vitória do Adelaide United sobre o Wellington Phoenix

  Fechando a rodada, o Adelaide United manteve a escolta ao líder com uma incontestável vitória sobre o Wellington Phoenix: 3-1. Jogando no "celeiro agrícola" australiano, os "Reds" contaram com dois gols do argentino Marcelo Carrusca num intervalo de cinco minutos para colocar-se à frente do placar. Antes do intervalo, o português Fábio Ferreira aumentou a vantagem dos locais. No seguindo tempo, Dani Sánchez chegou a descontar para os neozelandeses, mas não conseguiu evitar a quinta derrota do time de Ricki Herbert na competição. Com o triunfo, o United segue em 2º, com 25 pontos; já o Phoenix é o 7º, com 12.

  Confira a classificação da A-League 2012/13:
  
Equipe
PG
J
V
E
D
GP
GC
1
Central Coast
26
8
2
1
8
2
Adelaide United
25
8
1
2
3
Melbourne Victory
17
5
2
4
4
Sydney Wanderers
16
5
1
5
8
8
5
Perth Glory
14
4
2
5
6
Newcastle Jets
13
4
1
6
7
Wellington Phoenix
12
3
3
5
8
Melbourne Heart
12
3
3
5
9
Brisbane Roar
11
3
2
6
10
Sydney FC
10
3
1
7


  Fonte das Imagens: Site Oficial da A-League

Nenhum comentário:

Postar um comentário