quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"Kurukurus" são batidos pela Colômbia e estão eliminados do Mundial de Futsal 2012; Austrália também voltará pra casa

  Por João Victor Gonçalves

  No último dia 6, a Seleção das Ilhas Salomão entrou em campo pela segunda vez neste Mundial de Futsal 2012. Os "Kurukurus" teriam pela frente os "cafeteros" da Colômbia em um desafio de vital importância para a permanência da equipe do Pacífico no torneio. Apesar dos esforços ofensivos dos comandados de Dickinson Kadau, a melhor qualidade técnica dos sul-americanos prevaleceu, com o placar final apontando 11-3 para os latinos.


Moffatt Sikwa'ae (branco, Ilhas Salomão) tenta escapar da forte marcação colombiana. Foto: Ian Walton - FIFA

  Num começo de partida equilibrado, os colombianos chegaram ao primeiro tento com Toro, após sete minutos de brava resistência da defensiva salomônica. Um minuto depois, Quiroz aumentou para os sul-americanos, dando indícios de que mais uma goleada estava sendo desenhada. Porém, o poder de reação dos "Kurukurus" foi visto seis minutos depois: em lances praticamente seguidos, Ragomo e Osifelo empataram a peleja, animando os pouco mais de 1200 presentes no Estádio Nimibutr, em Bangcoc.


Osifelo (branco, Ilhas Salomão) marca atleta colombiano individualmente, seguindo a estratégia adotada pelo treinador Kadau. Foto: AFP

  Antes do intervalo, mais dois gols animaram o público local: no minuto final, Jhonathan Toro recolocou os colombianos à frente do placar; porém, antes que a sirene soasse, Leaalafa, cobrando penalidade, empatou para os salomônicos. A animação com o empate era visível nos rostos dos atletas oceânicos; todavia, uma decisão autoritária do árbitro esloveno Borut Sivic no início da segunda etapa mudaria completamente o cenário da partida.


Alejandro Serna (11, Colômbia) mostra todo seu amor ao comemorar gol. Foto: Vavel

  Logo no início da etapa complementar, a bola tocou na mão do arqueiro salomônico Paul Huia quando este se encontrava fora da área, num lance passível de interpretação. Convicto, o esloveno expulsou Huia, alegando que este havia impedido intencionalmente o gol colombiano com seu gesto. Com isso, o jovem Anthony Talo, de apenas 16 anos, foi para a meta salomônica, tendo pela frente a ingrata missão de defender sua equipe em desvantagem numérica.


Colombianos celebram um dos 11 gols marcados sobre as Ilhas Salomão. Foto: Prensa Libre

  A expulsão do goleiro abalou psicologicamente os salomônicos, que se desorganizaram em campo e permitiram oito tentos da Colômbia: Toro, Reyes (2), Duque, Abril, Caro, Fonnegra e Prado, cobrando penalidade, marcaram para a Seleção "Cafetera", que segue com chances de classificação no torneio. Com a derrota, as Ilhas Salomão se despedem do certame já que, mesmo vencendo seu último encontro ante a Guatemala, não teria um saldo de gols suficiente para brigar com os outros terceiros colocados pelos quatro postos destinados a esses times nas Oitavas-de-Final.



Assista aos melhores momentos da vitória colombiana sobre as Ilhas Salomão

  Após a partida, o treinador Dickinson Kadau fez uma boa leitura da apresentação de seu time: "É óbvio que estou muito satisfeito com o primeiro tempo e muito insatisfeito com o segundo. Nós perdemos a concentração e paramos de executar nosso plano de jogo, que era pressioná-los por meio da marcação mano-a-mano". Apenas para cumprir tabela, os "Kurukurus" voltam à quadra amanhã, quando encaram a Guatemala.


Assista aos gols da vitória australiana sobre o México

  A Austrália, outra seleção da Oceania no torneio, também está eliminada. Os "Futroos" até chegaram a bater o México em sua segunda apresentação no torneio, numa empolgante vitória por 3-1, de virada. Seeto, Cimitile e Giovenali marcaram para os australianos, enquanto Quiroz anotou o tento de honra dos mexicanos.


O destaque negativo da partida entre Austrália e Argentina fica por conta da lesão do argentino Lucuix. Veja o lance acima

  Porém, na partida decisiva, os jovens australianos não foram páreo para o forte selecionado argentino, que venceu o encontro por 7-1. Borruto (2), Cuzzolino, Lucuix, Vaporaki, Garcías e Amas fizeram para os  "albicelestes"; Seeto descontou para a Austrália, que encerrou sua participação no Mundial na 3ª posição do Grupo D, com 3 pontos e um saldo de -12 gols, insuficiente para obter a classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário