domingo, 4 de novembro de 2012

Ilhas Salomão e Austrália são goleadas em estreia no Mundial de Futsal

  Por João Victor Gonçalves

  A estreia das Ilhas Salomão no Mundial de Futsal 2012 seguiu a tendência das últimas participações dos "Kurukurus" em competições internacionais: veio com goleada adversária sobre o quadro oceânico. Dessa vez, porém, o time salomônico apresentou evoluções em relação a 2008, quando sofreu 31 gols da Rússia na maior goleada da história dos Mundiais. Contra o mesmo adversário da ocasião, a taxa de gols sofridos caiu quase 50%, numa singela, mas honrosa, demonstração de esforço dos homens do Pacífico.

Seleção das Ilhas Salomão posa para foto antes de partida histórica contra a Rússia. Foto: SIFF

  No primeiro tempo, a Rússia contou com o apoio de sua "legião brasileira" para construir o placar de 8-0 sobre os "Kurukurus". As boas jogadas de Robinho e as finalizações certeiras de Élder Lima, autor de sete gols no encontro, desmantelaram a defensiva salomônica, que pecava na marcação individual. O melhor momento da equipe do Pacífico na partida ocorreu entre os 10 e 15 minutos de jogo, quando a boa disposição defensiva dos comandados de Dickson Kadau garantiu a manutenção do placar de "apenas" 4-0 para os russos.

Élder Lima (8, vermelho) foi o grande destaque da partida ao marcar 7 gols. Foto: RIA Novosti

  No segundo tempo, a falta de condicionamento físico e o desânimo pela desvantagem no placar abateram-se sobre os "Kurukurus". Falhas de marcação e falta de sorte foram fatores decisivos para que o placar final apontasse 16-0 favoráveis aos russos. Além de Élder Lima, merecem destaque pelo lado tricolor Servgeev e Fukin, que marcaram duas vezes cada. Do lado salomônico, Ragomo teve a melhor chance a três minutos do fim da partida, mas uma conclusão precipitada acabou com as chances de gol dos oceânicos em sua estreia no Mundial.

Assista aos melhores momentos do triunfo russo sobre as Ilhas Salomão

  Após a partida, o comandante salomônico Dickson Kadau mostrou-se satisfeito com o desempenho de sua equipe: "Estou orgulhoso dos garotos porque eles não desistiram. Os russos eram uma equipe muito superior, mas o espírito de luta fez com que não nos entregássemos até o fim. O resultado não está a nosso favor, mas já sabíamos que seria difícil". Além de ressaltar a garra de seu time, Kadau destacou as lições que a derrota deixa aos salomônicos: "As lições aprendidas hoje serão vitais se nós quisermos ganhar os jogos restantes. Tanto a nível individual quanto a nível tático, precisamos corrigir nossos erros e seguir em frente com nossos objetivos e determinação renovados".

Confira os melhores momentos da estreia da Austrália no Mundial de Futsal

  O próximo desafio dos "Kurukurus" no Mundial de Futsal ocorrerá no próximo dia 6, quando encaram a Colômbia; no dia 9, os salomônicos terão pela frente a Guatemala. A outra seleção da Oceania que disputa o Mundial, a Austrália, qualificada para a disputa pela AFC, também estreou com derrota: 9-1 para os italianos. Os "Futroos" voltam à quadra amanhã, quando encaram o México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário