domingo, 11 de novembro de 2012

Em sua despedida do Mundial de Futsal, Ilhas Salomão bate Guatemala numa partida histórica

  Por João Victor Gonçalves

  O que muitos achavam impossível, aconteceu. A Seleção das Ilhas Salomão, desacreditada antes de sua participação no Mundial e com feitos no currículo como uma derrota por 31-2 para a Rússia no Mundial de 2008 conseguiu uma vitória numa partida válida pela competição mais importante do Futsal mundial. 


Visão de um lance de ataque durante a partida entre Ilhas Salomão (verde) e Guatemala (branco). Foto: Prensa Libre

  A vítima dos "Kurukurus" foi a Seleção Guatemalteca. Ao contrário do que poderia se pensar ao acompanhar o duelo, a seleção centro-americana dependia de uma simples vitória contra os salomônicos para obter a classificação às quartas-de-final, já que havia batido a Colômbia em sua partida de estreia. Os rapazes do Pacífico, já sem chances de classificação, jogavam para defender a honra de seu país e sonhavam com um resultado positivo.


Lea'alafa (9, Ilhas Salomão) domina bola sob o olhar atento de Edgar Macal (14, Guatemala). Foto: Prensa Libre

  Quem assistiu ao início da partida teve a certeza de que esta certamente terminaria em mais uma derrota dos "Kurukurus": aos 8 minutos de jogo, De León colocou os centro-americanos em vantagem, para desânimo da equipe auri-verde. Porém, as esperanças dos salomônicos foram renovadas logo depois, quando George Stevenson recebeu um belo passe de Egeta e, com um chute certeiro, bateu o arqueiro guatemalteco, decretando o empate.


O capitão Ragomo (3) e Jeffery Bule (8) comemoram um dos gols da vitória salomônica. Foto: Starmedia

  Dois minutos depois, o que parecia impossível aconteceu: após bela assistência de Ragomo, Jeffery Bule completou para o fundo da meta guatemalteca. Estava determinada a virada dos "Kurukurus". Porém, o término do primeiro tempo com a vantagem salomônica dava apenas uma pequena mostra das fortes emoções que seriam vistas na etapa complementar.


Lea'alafa (9, Ilhas Salomão) se emociona após gol salomônico. Foto: Getty Images

  Melhor em campo, a seleção guatemalteca chegou ao empate logo aos 2 minutos, com Alan Aguilar. Com o placar igual e dominando as ações ofensivas, a seleção celeste tinha tudo para conseguir a vitória e a classificação. Porém, os latinos não contavam com uma arma dos "Kurukurus": o contra-ataque. Em uma jogada de extrema velocidade, Micah Lea'alafa recebeu do "garçom" Egeta e bateu o arqueiro rival com um chute rasteiro.


Jogadores salomônicos celebram a primeira vitória do país numa competição mundial organizada pela FIFA. Foto: Globovision

  Atrás do placar, a Guatemala passou a usar a estratégia do goleiro-linha nos minutos finais, tentando conseguir o empate, o que possibilitou o lance de maior emoção no confronto: aproveitando a bobeada do sistema defensivo celeste, o jovem arqueiro salomônico Anthony Talo, de apenas 16 anos, desferiu um chute de sua própria meta, o qual encontrou as redes guatemaltecas. 4-2 no placar e a vitória para os salomônicos já era uma condição próxima.


Bule (8) e Talo (1) comemoram o gol da histórica vitória salomônica. Foto: SIFF

  Antes que a sirene soasse, a Guatemala chegou a descontar com Walter Enriquez, o que transformou os segundos finais em um verdadeiro teste para os nervos da torcida salomônica. Porém, quando o cronômetro zerou, a festa era visível nos rostos de atletas e comissão técnica salomônicos. O treinador Dickinson Kadau ressaltou o trabalho de sua equipe: "Estou muito feliz com essa vitória, pois ela mostra que estamos indo na direção certa, mesmo estando fora da Copa do Mundo. Os garotos jogaram com inteligência hoje, controlando seu nervosismo. Estavam unidos e o nosso plano de jogo funcionou".


Assista aos gols da histórica vitória das Ilhas Salomão sobre a Guatemala

  Um dos mais assediados após o triunfo era o arqueiro Talo. Com apenas 16 anos, o jogador ainda não se acostumou com o rótulo de "herói nacional". Porém, mostrou-se emocionado e declarou: "Quero dedicar o meu gol a todos que estavam nos apoiando - nossos torcedores e nossas famílias. Eu não posso descrever como estou me sentindo agora", finalizou o "goleiro artilheiro". O resultado fez com que as duas seleções fossem eliminadas do torneio; Colômbia e Rússia obtiveram a classificação na chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário