quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Beach Soccer taitiano disputa Copa Intercontinental visando Mundial de 2013

  Por Rodrigo Augusto


  No final do último mês, a Seleção de Beach Soccer do Taiti esteve em Dubai para a disputa da segunda edição da Copa Intercontinental, torneio que é uma espécie de “Mini Copa do Mundo”, reunindo 8 nações de todos os continentes num período "entre Mundiais".


Assista aos gols da Final que garantiu o título de Campeão da Oceania ao Taiti

  A nação Polinésia esteve em um grupo de nível mediano, que contava com a presença da favorita e atual campeã, Rússia, além dos anfitriões, Emirados Árabes, e a regular seleção estadunidense.


Os "Tiki Toa", como são conhecidos os jogadores da Seleção Taitiana de Beach Soccer, obtiveram o título máximo do Beach Soccer da Oceania em 2011. Foto: OFC

  A equipe estreou no torneio na terça-feira (29), no jogo de fundo do dia, diante dos anfitriões árabes. Após 36 minutos de disputa, os comandados de Teva Zaveroni mostraram garra e habilidade, mas não foram páreo para os donos da casa, que venceram por 3-2, num embate emocionante.


Disputa de bola na partida entre Emirados Árabes (branco) e Taiti (vermelho). Foto: BSW

  Zaveroni, que também é jogador do selecionado polinésio, abriu o marcador para os oceânicos, mas o empate não demorou a vir, com Ali Karim. A partida, que tinha na disputa física a sua principal característica, teve a nação oceânica novamente a frente do placar, graças ao gol de Raimana Li. Porém, o cansaço taitiano e as boas jogadas de ataque árabes fizeram com que os visitantes sucumbissem, sofrendo a virada com gols de Rami e Abdil, anotados já no término da partida.


Zaveroni (foto) acumula os cargos de jogador e técnico da Seleção Taitiana de Beach Soccer. Foto: FIFA

  Com isso, a equipe via na soma de pontos na partida contra a Rússia a única possibilidade de classificação; missão complicada, mas não impossível. Foi na quarta-feira (30), que os russos impuseram seu futebol e superioridade técnica sobre os taitianos, vencendo pelo placar de 4-2. O lado positivo fica pela evolução dos taitianos em relação à primeira partida, mostrando o que a equipe pode apresentar no Mundial de 2013, o qual será disputado em terras polinésias, naquela que promete ser a maior festa da modalidade no país.


Rússia (vermelho) e Emirados Árabes Unidos (branco) estiveram presentes no Grupo do Taiti na Copa Intercontinental de Beach Soccer, disputada em Dubai. Foto: BSW

  Na quinta-feira (31), a sorte mudou para o Taiti: sem chances de classificação para nenhum dos times, Taiti e Estados Unidos protagonizariam um amistoso de luxo em terras árabes; porém, o clima amistoso ficou fora da quadra, já que os oceânicos viam no embate a possibilidade de obter uma almejada vitória.


Taiarui (Taiti, vermelho) tenta lance de efeito em partida contra os Emirados Árabes. Foto: Gulf News

  Apesar da expulsão de um atleta no início da partida, os taitianos mostraram seu poder de reação e obtiveram uma honrosa vitória sobre a equipe da "Terra do Tio Sam": 4-3, com direito ao tradicional "Haka" no início do jogo.


Outro lance de Heimanu Taiarui (vermelho, Taiti) na partida contra os Emirados Árabes Unidos. Foto: BSW

  O que se pode tirar de proveito da Copa Intercontinental foi a experiência adquirida pelos "Tiki Toa" em jogos contra a Russia, que se sagrou campeã do torneio, e outros bons times, como o dos Emirados Árabes, que terminaram o certame na 3ª colocação. Mostrando um Beach Soccer de elevado nível, tanto técnica quanto taticamente, os polinésios podem realizar uma excelente campanha no Mundial de 2013, que possibilitará mais uma manifestação festiva do esporte para o povo taitiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário